in

UALUAL

Qual a Diferença Entre Luzes e Reflexos?

Me perguntaram aqui no Cabelos Loiros qual era a diferença entre luzes, reflexos, mechas e balaiagem. Como o tema pode ficar muito extenso dividi o post em dois para que vocês entendam as diferenças entre cada uma dessas técnicas, ta?

As luzes são mechas fininhas feitas em todo o cabelo, abrangendo a parte superior, interior e interna, ou somente algumas partes das madeixas, isso depende do quanto a pessoa quer iluminar e clarear os fios.

Nessa técnica há uma descoloração de até 50% dos fios, que pode ser feita em uma tonalidade ou mesclada com até três cores diferentes.

A grande diferença, além da quantidade de fios descoloridos, fica por conta da  sutileza  das mechas que, por serem mais finas, se misturam à cor dos cabelos.

As luzes podem ser feitas com touca ou com papel. As de papel geralmente deixam mechas um pouco mais marcadas, já que o espaço entre claro e escuro não fica tão imperceptível quanto quando se faz luzes com touca. Ademais,  quando se utiliza o papel é possível pintar a raiz desde o começo, ao contrário da touca que não chega até a raiz. Com o papel também é bem mais fácil fazer o retoque de raiz e não dói tanto quanto às luzes de touca, onde os fios são puxados com uma agulha de crochê.

Existe a possibilidade, ainda, de fazer luzes inversas, que geralmente é utilizada quando o cabelo está muito claro, pintando com uma tinta da cor natural dos cabelos em vez de descolorir.

Eu acho mais fácil a técnica com touca, pois poucas vezes encontrei profissionais que acertaram fazer luzes com papel nos meus cabelos.

Vale lembrar que as luzes estragam mais os cabelos que a pintura, pois é usado um descolorante contendo amônia para abrir a cor dos fios, causando, assim, um ressecamento muito maior que a tintura, vez que a mesma possui agentes hidratantes que não agridem tanto os fios.

O reflexo possui a mesma finalidade das luzes: clarear os cabelos. A diferença entre os dois é que o reflexo clareia uma quantidade maior de fios, até 90%, e as mechas são, geralmente, mais largas e marcadas.

Eu não vejo muita diferença entre as duas técnicas não, mas acho que as luzes conferem um resultado mais natural e harmonioso, enquanto os reflexos deixam uma aparência mais artificial.

O certo é, antes de colorir, conversar com o seu cabeleireiro para especificar qual resultado você quer e só depois decidir qual técnica utilizar.

Beijos

Ju

11 Comments

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FRANJAS, FRANJAS E FRANJAS!

Qual a Diferença entre Balaiagem e Mechas?