Como escurecer o cabelo loiro?

Como escurecer o cabelo loiro?

iStock 86701857 SMALL - Como escurecer o cabelo loiro?

Como escurecer o cabelo loiro?

Normalmente, o sonho mais almejado das mulheres é ficar loira. Contudo, existe uma forte tendência em crescimento de escurecer o cabelo loiro. Claro que vai depender do estilo da pessoa, tonalidade dos fios e o objetivo que se pretende atingir. A loira natural pode estar com vontade de dar uma pequena mudada no look ou a mulher que constantemente vai descoloração, coloração, tratamentos, hidratação, entre outros, pode estar a fim de descansar um pouco de toda essa panóplia de procedimentos. Escurecer o cabelo loiro pode ser uma opção para quem vive a correria do dia-a-dia e quer dar um pequeno descanso a cuidados constantes de beleza.

No entanto, aquilo que pode parecer uma técnica simples, dependendo de químicas anteriores, colorações e tratamentos prévios, pode tornar-se um procedimento que requer cuidados especiais. O profissional deve assegurar que a cliente faz uma escolha acertada da nova tonalidade, bem como escolhe um método de coloração que não resulte em manchas indesejadas.

Confira já algumas dicas de como escurecer o cabelo loiro de forma segura e adquira uma tonalidade natural e sem erros!

É possível escurecer cabelo loiro com tonalizantes?

Você pretende escurecer o cabelo loiro de uma forma suave? Primeiramente você quer apenas avaliar se o escurecimento do cabelo loiro é para você, usando um processo que desaparece com relativa facilidade com lavagens e tempo? Se a resposta foi sim às duas questões anteriores, então escurecer o cabelo loiro com tonalizante é para você!

Os tonalizantes apresentam claras vantagens: têm uma formulação bem suave e livre de amônia, sendo compatíveis com procedimentos químicos anteriores; você pode fazer uma nova aplicação do produto em um curto espaço de tempo, sem perda de brilho ou perigo de ressecamento. Mas não se iluda: o tonalizante sai em algumas lavagens e o seu uso é efémero se a lavagem faz parte da sua rotina diária; a coberta dos cabelos brancos é bem ténue e menos de metade deles ficarão cobertos (mas atenua bastante o efeito de cabelo branco global!)

O tonalizante não tem uma fixação forte e, na verdade, ele permite dar uma prévia no look mais moreno. Contudo, se você pretende um resultado mais duradouro e, ainda assim, não muito agressivo para o cabelo, você pode procurar uma tintura sem amônia.

É possível escurecer cabelo loiro com tinturas semi-permanentes?

A resposta é sim: é possível escurecer o cabelo loiro com tinturas semi-permanentes. Vamos entender um pouco o que é uma tintura semi-permanentes para que entenda tudo o que ela pode fazer por você. Um dos exemplos mais conhecidos de uma tintura semi-permanente é o shampoo tonalizante.

Esse tipo de produto retira muito pouco da pigmentação natural do cabelo, mas deposita uma camada de cor na superfície do fio. Na realidade não ocorre uma alteração da estrutura capilar. Na sua composição podemos encontrar água oxigenada (mas em menor quantidade, quando comparado com coloração permanente), pigmentos artificias e agentes de tratamento. Tem vantagens relativamente ao tonalizante porque dura um pouco mais, mas também é um pouco mais agressivo, uma vez que tem uma pequena quantidade de amônia.

Para lavagens a cada dois dias, a tintura semi-permanente dura em média um mês. O perigo de reações alérgicas é também reduzido.

É possível escurecer cabelo loiro com tinturas permanentes?

Sim é possível escurecer o cabelo loiro usando uma tintura permanente. Ao contrário de tonalizantes e tinturas semi-permanentes, a coloração permanente atua em toda a estrutura do fio de cabelo e por isso a sua durabilidade é muito maior. Apesar de já existiram colorações permanentes sem amônia, os produtos mais comuns usados a nível profissional e também para aplicação em casa, possuem esse componente.

Em termos químicos, o que ocorre é uma substituição da tonalidade que os cabelos têm no momento, pela matiz da tintura. Dessa forma a cobertura dos cabelos brancos é total e é possível alcançar resultados com até dois tons de diferença. É necessário ter mais cuidados posteriores à utilização do processo, pois devido aos seus agentes modificadores da cutícula, o cabelo fica mais ressecado e é fundamental o cuidado especial com hidratação.

Outra questão é o retoque: apesar de não sair tão facilmente como o tonalizantes, as raízes ficam mais evidentes com o crescimento e uma manutenção a cada trinta dias é crucial para manter um aspecto saudável e acurado. Contudo, em caso de desagrado perante o resultado de escurecimento do cabelo loiro, você terá que aguardar sete dias para fazer a correção da cor permanente.

Qual o melhor tom para escurecer o cabelo loiro?

Muito cuidado na hora de escolher a nova tonalidade para o seu cabelo. Escurecer o cabelo loiro, não é apenas aplicar uma tinta de coloração escuro e pronta. Se o seu loiro é natural ou descolorido a quantidade de pigmentos é baixa ou ausente e, por isso, é necessário tomar cuidados especiais, caso contrário os seus fios podem ficar manchados.

O ideal é que você utilize a técnica da pré-pigmentação. O procedimento vai preparar o cabelo para receber a cor e dessa forma não surgirem efeitos indesejados. Uma pessoa que deseje passar de cor 9 para 5, ou seja, loiro claro para castanho claro, tem que proceder obrigatoriamente a uma pré-pigmentação, caso contrário a tão temida coloração laranja pode surgir.

Existem várias técnicas de pré-pigmentação. Consulte o seu profissional de beleza e veja qual delas é mais adequado ao seu tipo e cor de cabelo.

Como tratar a nova cor no meu cabelo?

A palavra é hidratação. Opte por produtos de qualidade e não economize neles. Shampoos, condicionadores e cremes protetores da cor são também essenciais para que a sua nova cor de mantenha resplandecente e não surjam problemas indesejados.

Posso voltar a ficar loira novamente? Em quanto tempo?

Claro que pode! O ideal é que você consulte o seu profissional e usufrua da sua coloração pelo maior tempo que conseguir. Tratamentos descolorantes e tinturas permanentes sucessivas são desaconselhadas, a menos que você consiga fazer uma manutenção hidratante constante e de qualidade. De qualquer forma, o ideal é tirar o máximo partido da sua nova cor. Se divirta!

Ainda ficou com alguma dúvida de como escurecer o cabelo loiro? Deixe o seu comentário!

2 Comments

  1. Pingback: Cabelo Loiro escurece? Saiba o que Fazer! - Cabelos Loiros

  2. Ana

    at

    Olá, matizei meu cabelo com matizafor prata mas algumas partes ficar vermelho, vc sabe pq isso aconteceu e como fazer para corrigir?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.