Diferenças Entre Tintura e Tonalizante

É fato que o tonalizante, apesar de também colorir o cabelo, estraga menos os fios do que a pintura e isso decorre da diferença básica entre essas duas químicas, que é a quantidade de pigmento e o fato de conter ou não amônia.

O tonalizante possui uma quantidade menor de pigmentos que a tintura e não tem amônia, de forma que a coloração é feita por meio de ativos oxidantes que depositam o pigmento entre a cutícula, mas sem abri-la.

Isso significa que o tonalizante colore superficialmente, exigindo uma freqüência maior de retoques, pois ele vai saindo dos fios, aos poucos e por igual, com a lavagem. A tintura, por sua vez,  se mantém mais integras, podendo desbotar, mas necessitando de retoques apenas na raiz.

Além disso, diferentemente da tintura, o tonalizante não clareia os fios e não proporciona a cobertura dos fios brancos como a tintura, pois ele cobre somente 50% dos fios brancos.

Possuem a vantagem de serem compatíveis com qualquer tipo de química e podem ser usados para dar mais brilho aos fios ou para neutralizar tonalidades indesejadas, como os tons alaranjados e amarelados. No mais, o tonalizante não costuma causar  reações alérgicas e nem irritações no couro cabeludo, ao contrário da tintura.

A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e os substitui pela cor desejada pois contém amônia e outros oxidantes, que faz com que o pigmento fixe por mais tempo nos fios. Para se fixar nos fios a tintura modifica a estrutura do cabelo, pois ela  a cutícula, elimina os pigmentos naturais dos fios e os substitui por outro com a cor desejada.

Ademais, a tintura tanto cobre os fios brancos completamente como clareia ou escurece os cabelos.

Por causa da química é preciso cuidado quando for fazer algum outro procedimento químico nos fios enquanto eles estiverem pintados, pois pode haver incompatibilidade de ativos.

Como tem uma composição química mais forte, a tintura pode ressecar os fios e deixá-los ásperos, coisa que não acontece com o uso de tonalizante.

Beijos

Ju

5 Comments

  1. Juliana

    19 de Abril de 2017 at 11:44

    Oi bm dia tinha luzes mais resolvi escurecer passei castanho claro só q ficou muito escuro aí usei o decap color e passei a 7.0 mas continua escuro estou desesperada quero clarear mais mais não quero danificar mais ainda preciso do uma dica

  2. Isabela

    28 de outubro de 2011 at 12:26

    Olá meninas!!! Alguém sabe me explicar qual a diferença entre os volumes das loções reveladoras?

  3. ANA MARIA

    29 de setembro de 2011 at 19:34

    gostaria de saber qual tinta eu uso para tonalizar digo dar banho de brilho em meu cabelo.
    eu pintei recente com o nutrisse 7.0 mais 7.11. gostaria de dar um brilho pois esta um pouco ressecado e queria um tom acinzentado, como devo proceder?
    Tenho um caamento proximo final de semana por favor me ajude.
    bjos anamaria

  4. Myrnya

    21 de setembro de 2011 at 23:50

    Oi, adoro as dicas deste site… Com que frequência posso fazer as tonalizações? Xeros!!!

    • Ju Lopes

      30 de setembro de 2011 at 1:55

      Flor, use a 7.1, ele fica um acinzentado e lindo.
      Beijos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *