Decapagem X Descoloração

Muitas vezes usadas como sinônimos, a decapagem e descoloração são coisas diferentes, sabiam?

A descoloração retira os pigmentos de cor do fio virgem. Aqui,  através de um processo oxidativo, há a remoção de pigmentos e o clareamento dos fios. Como é feita em fios virgem, que abrem a cor mais rapidamente, a descoloração agride menos o cabelo.

Assim, deve usar a descoloração quem deseja abrir mais de quatro tons de uma só vez, ou quem deseja abrir luzes ou fazer mechas em tons mais claros.

A decapagem também age retirando o pigmento de cor do fio, só que ela é feita em cabelos que já contém tintura  de qualquer tipo. A diferença, portanto, é que enquanto a descoloração remove os pigmentos naturais, a  decapagem remove os pigmentos artificiais dos fios.

A decapagem limpa completamente os pigmentos depositados no cabelo e é mais agressiva que a descoloração.

Nos dois procedimentos há a utilização de pó descolorante e oxidante, cuja volumagem  vai depender do grau de clareamento que se quer atingir.

Na decapagem é preciso observar algumas regras básicas:

  • O tempo de ação da decapagem depende de dois fatores: reação de cada cabelo e cor desejada.
  • As cores mais escuras são as mais resistentes e, por isso, as mais difíceis de sair.
  • Antes de fazer a decapagem é obrigatório o teste da mecha, sobretudo se o cabelo está com henna ou passou por alisamentos, relaxamentos ou colorações recentes.

Apos qualquer desses procedimentos, é recomendado que o cabelo passe por uma reconstrução, pois eles fragilizam muito a fibra capilar, podendo provocar corte químico, quebra e queda do cabelo, além de ressecamento intenso e opacidade.

Outra coisa, a menos que vocês tenham MUITA experiência, jamais façam esse procedimento em casa, porque, quase sempre, o barato sai caro. Já vi muitossssssssssssssssssss casos de gente teimosa – eu inclusive- que inventou de descolorir o cabelo sozinha e acabou arrebentando os fios, o que acarretou um gasto infinitamente maior que se tivesse ido fazer o procedimento no salão.

Beijos

Ju

[email protected]

Facebookhttps://www.facebook.com/JuLopesPE

Decapagem X Descoloração
Vote no artigo

5 Comments

  1. Priscylla Silvestre

    28 de maio de 2012 at 13:09

    Oi Ju, amei esse post e coloquei no meu blog. Mas falei de quem eram, os créditos.

  2. Natalia

    16 de maio de 2012 at 18:05

    Vide dekap color, faz a decapagem sem utilizar pó descolorante e sem estragar os fios.

  3. ingrd samanta

    5 de maio de 2012 at 8:10

    se colocar um shampoo de ph 9 não prescisa da ox.decapagem é um processo de limpeza de coloração se colocar ox ele agride mais ainda. Me corrija se eu estiver errada.bjo

  4. Ângela Mendes

    17 de dezembro de 2011 at 9:20

    Ju,
    O que você acha do creme dekap color syste, da yama? è que me indicaram para tirar o tinta escura que venho pintado a algum tempo no meu cabelo para iniciar o processo de clareamento através de luzes. O produto diz não ter amonia e me disseram que não é agressivo pro cabelo e dá até pra aplicar em casa? è verdade aguardo resposta e obrigada

  5. Amanda Kreves

    16 de dezembro de 2011 at 17:07

    Depois da decapagem é muito bom fazer um procedimento de restauração e cauterização para a reconstrução profunda dos cabelos podem acabar extremamente danificados e enfraquecidos pelas químicas: A linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela possui extratos botânicos do miolo de bambu associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual e preciosos óleos minerais que alcalçam as partes mais profundas do cabelo, garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura: Os danos são reparados, a coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida e a superfície capilar é reforçada dando elasticidade e brilho. Com essa linha até os cabelos nas piores condiçoes retornam a um ótimo estado: fortes e brilhantes com resultados desde a primeira aplicação. #ficaadica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *