Coloração: 5 Dúvidas Respondidas!

Como são muitas as dúvidas que vocês possuem sobre coloração, procurei uma cabeleireira para responder algumas dessas dúvidas. Qualquer outra dúvida que vocês tenham, me enviem um e-mail que aos poucos irei respondendo em forma de post, ta?

1-A tintura resseca os fios?

A tendência natural é que a tintura resseque os fios, já que altera as propriedades da fibra capilar. Entretanto, se usarmos um produto de boa qualidade e da forma correta, a probabilidade de ressecar é bem menor, vez que as tinturas mais modernas contêm ativos que tratam e condicionam as madeixas, vez que preservam ao máximo a integridade da queratina.

O maior vilão do ressecamento é uso inadequado da coloração, que geralmente ocorrer quando a gente deixa a tintura agir mais tempo do que deveria ou quando faz misturas caseiras com ingredientes não recomendados. Além de ressecar o cabelo, essas atitudes podem comprometer a elasticidade do fio e irritar o couro cabeludo.

Não respeitar o intervalo de coloração também ocasiona ressecamento, pois antes de retocar a cor é preciso dar tempo para que os fios se recuperem. Essa pausa depende exclusivamente das condições do fio, então pode ser que um cabelo necessite de apenas 20 dias e outro requeira mais tempo.

Além disso, a decapagem agride demais o cabelo, portanto jamais façam esse procedimento em casa. Procurem bons profissionais, já que se trata de um procedimento agressivo e que pode ressecar profundamente os cabelos.

2 – O que resseca mais: as luzes ou a tintura?

As luzes tendem a provocar um ressecamento bem mais intenso que a tintura já que utiliza descolorantes com amônia, que são mais agressivos que as tinturas comuns, que geralmente possuem ativos hidratantes para neutralizar a agressividade da química.

 3-Para clarear o cabelo preciso usar descolorante ou basta passar a tintura?

Depende. Primeiro é preciso levar em conta o fundo de clareamento, pois um cabelo muito escuro não vai clarear pro platinado apenas com coloração, vai ser preciso descolorir primeiro, retirando todo o pigmento dos fios, para depois aplicar a tinta.

A segunda coisa a ser observada é se o cabelo já contém alguma coloração, pois tinta não clareia tinta, aí vai ser preciso descolorir antes.

Um cabelo claro que é escurecido com tinta só volta a ficar claro com a decapagem, pois tinta não clareia tinta, mas se o cabelo é naturalmente escuro e depois de clareado deseja-se voltar a cor natural não  é necessário fazer uma decapagem , bastando a tintura, pois a coloração aqui será usada para escurecer.

4- Porque a cor do meu cabelo não ficou igual a da embalagem da coloração?

A cor resultante de um processo de coloração depende de inúmeros fatores, como a cor atual dos fios, a existência ou não de tintura nos cabelos e o fundo de clareamento, dentre outros.

Os cabelos mais claros ( que não tenham resíduos de tintura) e os que nunca passaram por nenhum processo de coloração são mais fáceis de chegar na cor desejada, já que a facilidade de cobrir é bem maior.

5- Porque o loiro mancha?

A tintura pode manchar por vários motivos, o mais comum é a aplicação incorreta, que comumente ocorre quando aplicamos a tintura em casa, já que quase nunca conseguimos aplicá-la por igual, o que resulta em uma cor não uniforme.

Ao retocarmos a tintura em casa, muitas vezes aplicamos a coloração da forma errada, começando pelo local errado ou aplicando onde não deveria ser aplicada, o que deixa o cabelo com cores variadas.

Quando o cabelo mancha o melhor é procurar um profissional para não correr o risco de aumentar o estrago, certo?

Beijos

Ju

8 Comments

  1. marta reinof de oliveira

    12 de novembro de 2013 at 14:12

    meu cabelo era preto fiz luzes em casa natouca e ficou cobre horrivel,quero luzes loira como faco deixo assim ou escureço.

  2. jessica

    6 de setembro de 2012 at 13:18

    fis progressiva a um mes ja pinto meu cabelo de loiro mas gostaria com efeito platinado gostaria de saber se posso

  3. keite soares

    30 de Março de 2012 at 10:41

    EU ESTAVA COM MECHAS E PINTEI OS CABELOS COM 5,35 E 6,53 E NÃO GOSTEI FICOU MUITO ESCURO,POSSO MUDAR PARA 6,35 E 7,35 QUE NÃO VAI MACHAR?

  4. SUZANA

    30 de Março de 2012 at 10:04

    Bom dia Ju!!

    Meu cabelo é num tom de castanho medio, pintei com a 10.1 e depois 01 da Loreal, a raiz ficou muito dourada, qual tonalidade que posso passar sem ter que descolorir para não ficar dourado, ou é so descolorindo?
    Queria que ele ficasse mais acinzentado.
    Se puder me ajudar eu agradeço.
    Obrigada!!!

  5. Bianca

    23 de dezembro de 2011 at 11:30

    Olá, tenho luzes loiro claro em meus cabelos, ele está praticamente todo loiro, porem eu gostaria de pinta-lo de loiro por completo com uma tinta mesmo. A cor natural dele é castanho. consigo deixar ele loiro com a tintura? e a raiz virgem ficará da mesma cor das pontas? E qual o jeito correto de retocar a raiz?

    Bjos

  6. Luana

    24 de outubro de 2011 at 21:11

    Eu usei ‘Evolution of The Color da Alfaparf’ e não gostei ! Não cobre os fios perfeitamente como a Loreal ou Koleston e o pouco que pintou, saiu em menos de 15 dias .

  7. Amanda Kreves

    9 de outubro de 2011 at 9:42

    Eu acho que com tintura não se brinca então é sempre bom procurar um profissional e usar boas colorações. A que uso é a Evolution of The Color da Alfaparf, ela possui máxima cobertura e máximo poder clareador, reflexos infinitamente mais brilhantes e luminosos, fiéis e naturais nuances excepcionalmente mais intensas e cores visivelmente mais duradouras. #ficaadica

  8. marilia

    5 de outubro de 2011 at 15:24

    oi Ju… meu cabelo é castanho medio, comecei a fazer mechas ha ums dois anos e pra não estragar tanto retoco so a cada seis meses. As minha mechas são lindas num tom de loiro claro cinza. Pra atenua as raizes escuras entre as mechas eu optei por pintar a raiz. Mas o problema é que esta muito dificil encontrar uma tinta no tom certo ( eu quero um tom loiro cinza claro) comecei com tintas de caixinha sempre 10.1 ou 10.11 e todas deixaram meu cabelo meio dourado. Agora quero tentar uma tinta profissional. Li aqui mesmo no blog que socolor beauty ultra blond da matrix deixa o cabelo bem cinza. Ela existe no tom 10.11? Ela seria a mais indicada para meu caso? Se não, vc podria me indicar alguma tinta numero 10 que tenha esse efeito, levando em conta que meu cabelo tente a puxar para o dourado? Não prentendo ficar loirissima platinada , queria um loiro cinza claro.

    beeeeeeijos mari…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *