É difícil tornar um cabelo loiro (tingido) em preto?

Conteúdos Nesse Artigo:

como pintar o cabelo em casa 1 - É difícil tornar um cabelo loiro (tingido) em preto?

É difícil tornar um cabelo loiro (tingido) em preto?

É possível tornar um cabelo loiro (tingido) em preto?

É bastante incomum uma loira querer voltar a ter os fios castanhos ou pretos, mas isso acontece com alguma frequência. Normalmente, mulheres loiras que retornam à sua cor natural, o fazem pois enjoaram do cabelo, ou simplesmente não acham que a cor caiu bem para o seu tipo de pele ou tipo físico/étnico. Também é bastante comum loiras tingidas querem voltar a ter o cabelo escuro, pois como o processo de descoloração e tintura danifica os fios, elas acreditam que escurecendo-os, eles poderão voltar a ser menos danificados. Este pensamento não corresponde à realidade. Fios loiros danificados que forem tingidos de preto continuarão danificados, pois a estrutura dos fios nãos será alterada pela tintura, muito pelo contrário, a tintura causará mais danos á fibra já fragilizada. Portanto, se você acha que tingindo os cabelos de preto seus fios ficarão mais bem tratados, desista dessa ideia, e invista uma reconstrução ou hidratação capilar, ao invés de tingi-los de preto. Seja qual fora a sua razão para tornar os cabelos loiros escuros novamente, fique atente a algumas dicas para não errar na tintura.

Escolhendo a tinta

Temos que concordar que escurecer um cabelo loiro é muito mais fácil do que clarear um cabelo escuro. Porém, escurecer as madeixas loiras também exige alguns cuidados. A começar, principalmente pela escolha da tinta que será usada. Par começar, não e guie pela tonalidade indicada na caixa da tinta escolhida. Como seu cabelo está descolorido e bastante claro, com as escamas bem abertas, é comum que os fios após a tintura fiquem hiperpigmentados. Portanto, não ser que você queria ter um cabelo bastante preto, é importante que você sempre escolha uma cor que seja dois tons abaixo da cor que você almeja. Por exemplo, caso você queria uma cor mais voltada para o castanho médio. Não compre uma tinta de tom castanho médio, compre um castanho claro ou loiro escuro. Escolha sempre uma tonalidade abaixo da que você almeja, pois além da cor da tinta indicada na caixinha sempre tender para um tom mais escuro, seu cabelo estará mais sensível á pigmentação da tinta ou do tonalizante que você usar.

Neutralizando cores

Um cabelo loiro platinado precisa ter bastante cuidados na hora de escolher as cores que vão ser utilizadas para o seu escurecimento. Cabelos com fundo branco costumam pegar muita pigmentação, como já foi dito, e uma tinta com uma tonalidade colorida pode se tornar muito forte ou desagradável. Por exemplo. Se você quer escurecer seu cabelo até um tom de  castanho claro, e quer uma tonalidade natural, não compre uma tinta com um fundo azulado ou esverdeado, pois as chances de seu cabelo chumbar são grandes. Fique atenta também a tons de loiro amarelados ou alaranjados, que se misturados com uma tinta de fundo azul, podem chumbar o cabelo num tom esverdeado nada agradável.

A técnica da pré-pigmentação

Se eu cabelo é loiro platinado, você pode tentar usar a técnica da pré-pigmentação para ajudar seu cabelo a fechar 2 ou três tons antes da aplicação da tinta, para que você possa escurece-los com maior facilidade. É interessante fazer isso num profissional de cabelo ou colorista que vai te ajudar nesse procedimento e saber qual a melhor forma de fazê-lo, indicando a você a cor mais adequada para escurecer o seu tom de loiro. Esse tipo de procedimento é feito quando o cabelo se encontra muito claro e danificado, e tende a repelir os pigmentos. Ele cria uma base para que a nova cor seja aplicada. Ela consiste na aplicação de uma nuance de tonalidade quente (laranja, cobre ou vermelho) um tom antes do tom final desejado, juntamente com água oxigenada de 10 volumes ou água morna, apenas para que se crie uma base para se tingir o cabelo com o tom desejado, de forma a danificá-lo menos. Dependendo do tom do cabelo se utilizará uma cor base mais alaranjada, dourada, ou avermelhada, isso ficará a critério do seu colorista ou cabeleireiro profissional que deverá saber perfeitamente como neutralizar as cores durante o processo de tintura dos fios loiros para o castanho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.