Dossiê da Coloração

São tantos os tipos de coloração existentes que a gente acaba se perdendo, não é mesmo? Pois resolvi fazer um post sobre isso para acabar logo com nossas dúvidas!

As colorações podem ser de três tipos:

As colorações vegetais são aquelas derivadas de pigmentos de plantas e agem recobrindo a cutículo do fio, penetrando superficialmente no córtex .

São exemplos de coloração vegetal a henna e a camomila, dentre outras.

A henna em forma de pó  é  uma mistura de folhas trituradas de um arbusto africano. Pode ser preparada diluída em água quente e age em aproximadamente 40 minutos, resultando em uma cor que varia do vermelho vivo até o acaju escuro.

A tintura de camomila deriva das folhas moídas de camomila e origina um tom dourado que pode ser obtido após várias aplicações.  Pode-se utilizar também o chá de camomila para obter reflexos dourados, mas as tinturas naturais de camomila apresentam um resultado melhor.

As tinturas vegetais são mais suaves, sobretudo a de camomila, pois não contem água oxigenada nem amônia.

As colorações metálicas ou progressivas são à base de sais metálicos, chumbo ou prata, e vão alcançando a cor desejada aos poucos. Sua ação deve-se a uma reação entre os sais metálicos e o enxofre do cabelo, obtendo um sulfeto metálico de cores mais escuras, que fixam externamente no fio do cabelo.

O tom obtido nessas colorações são sombreados e não uniformes, e o resultado é bem sutil.

No post de amanhã falo sobre as colorações sintéticas, certo?

Beijos

Ju

[email protected]

Facebookhttps://www.facebook.com/JuLopesPE

Vote no artigo

2 Comments

  1. Daniella

    28 de dezembro de 2011 at 20:24

    Ju estou adorando tudinho, aqui viu, to querendo muito ficar loira pq ja estou com muitos cabelinhos brancos, e pintar de escuro e o OOOO ne!!! entao liguei pra uma cabelereira aqui de Bsb que faz mechas platinadas linnndas… quando contei que usava essa Henna Surya ai de cima ela disse que nao posso descolorir o cabelo, fiquei muito triste nao sei se ela confundiu com o tal do hene,Vi que vc sabe muito deste assunto, gostaria de saber sua opiniao.. fiz uma califorliana a uns meses atraz e nao deu problerma, mas nao descoloriu muito ne! se nao for recomendado, me diga como posso tirar a Henna dos cabelos, ou que devo fazer! Me uma luz Flor, estou quase abrindo a na porta dos desesperados, kkkk minha rais branca ja deve estar com 5 cm kkkkkk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *