in

UALUAL AmeiAmei CUTCUT

Cabelo Relaxado/Alisado Pode Receber Coloração/Luzes?

Muitas meninas me mandam e-mail com essa pergunta e como é algo que interessa a muita gente resolvi fazer um post super esclarecedor para sanar as dúvidas de vocês.

Já falei algumas vezes aqui sobre compatibilidade química e o risco do corte químico e é nesse ponto que torno a bater ao responder essa pergunta. Alguns ativos  utilizados para alisar e relaxar os fios são incompatíveis com as tinturas mas isso vai depender, além dos ativos, do tipo de tintura.

Mesmo que o cabelo tenha sido relaxado ou alisado a muito tempo,é preciso levar isso em conta pois tanto o relaxamento quando o alisamento rompem a ponte de cistina e deixam pequenas crateras nos fios que facilitam a perda de massa capilar. Se a química é incompatível, as cutículas se abrem de tal forma que o resultado óbvio é o corte químico, que é quando o cabelo perde toda a elasticidade e se parte.

Como é complicado saber qual química foi usada anteriormente, é importante anotar para ter em mãos quando resolver pintar os fios.

Em todo caso, o teste da mecha e o teste de resistência são OBRIGATÓRIOS! Acho incrível como quase nenhum salão faz isso e como as pessoas não exigem, pois esse é o meio mais fácil de evitar um desastre, então, na dúvida, não corram risco, façam o teste da mecha!

Como regra geral, os hidróxidos, inclusive o de guanidina, não são compatíveis com os peróxidos, que estão presentes em inúmeras tinturas. Se o alisamento foia base de guanidina, só há compatibilidade com as tinturas SEM amônia.

Se o cabelo foi alisado/relaxado com hidróxido de sódio, ele NÃO aceita coloração.

O  tioglicolato de amônia  é um dos ativos mais tolerantes e na maioria das vezes aceita coloração, que NÂO deve ser aplicada imediatamente, devendo ser respeitado o tempo de pausa.

Em todo caso, há um lapso temporal a ser respeitado para não fragilizar ainda mais os fios, porque de nada adianta o cabelo estar liso, loiros e com textura de bagaço de laranja, né?

Beijos

Ju

27 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perguntas e Respostas Sobre os Cabelos no Verão – Parte 2

O Cabelo Ficou Escuro Demais, Como Clarear?