Shampoos para cabelos loiros

Shampoos para cabelos loiros – Qual escolher?

Além de hidratações, reconstruções, nutrições e restaurações, os cabelos loiros precisam de cuidados especiais na hora da lavagem também. O ato de lavar o cabelo é extremamente importante, pois ele é feito com muito mais frequência do que os tratamentos capilares. Há quem lave os cabelos nos 7 dias da semana, há quem lave 5, 3, em dias alternados, etc. O que importa é saber o seu tipo de cabelo loiro e o shampoo ideal para você. Fique ligada em algumas dicas de shampoo adequados para cada tipo de cabelo loiro ou descolorido.

Shampoos matizadores

Os shampoos violetas ou matizadores são os mais famosos entra as donas de cabelos loiros, e provavelmente são também os mais usados por elas. Esse tipo de shampoo que pode ser azulado, acinzentado, ou violeta, ajusta o tom do cabelo loiro, deixando-o com um aspecto de cor mais natural, neutralizando os tons amarelados e alaranjados dos fios. Eles são mais indicados para as loiras que possuem os cabelos descoloridos, pois este tipo de cabelo tende a amarelar ou alaranjar mais. Hoje em dia existem muitos tipos de shampoos matizadores que além de agirem como um neutralizador da cor, também tratam e hidratam os fios dos cabelos.

Uma dica de shampoo: Loreal Expert Silver Shampoo 250ml

loreal.expert.silver.shampoo - Shampoos para cabelos loiros

Loreal Expert Silver Shampoo

Shampoos com agentes naturais clareadores

Esses shampoos são mais indicados para as donas de madeixas naturais. Eles contém ativos como a camomila e o mel, que conseguem clarear naturalmente os fios já loiros. Eles possuem uma eficácia bastante sutil, porém notável, e consegue dar alguns reflexos aos cabelos com um aspecto bastante natural, deixando o cabelo mais brilhoso e bonito. Mas lembrando, esse tipo de shampoo não clareia cabelos castanhos ou pretos, e não costuma ter muita eficácia nos cabelos loiros tingidos. O mais recomendado para cabelos tingidos ou descoloridos são os shampoos matizadores, os reconstrutores, ou shampoos com um ingrediente hidratante e condicionante.

Shampoos reconstrutores

Esse tipo de shampoo também é bastante recomendado para as donas de madeixas tingidas ou descoloridas. Esse tipo de shampoo vai ajudar a repor as proteínas e nutrientes que os fios perderam ao longo do processo de descoloração, além de tratar os fios e deixa-los mais fortes. As donas de cabelos loiros naturais também podem usar esses shampoos, porém com alguma cautela, e com menos frequência que as loiras de cabelos tingidos, pois esse tipo de shampoo, como é rico em queratina e outros proteínas, pode deixar os cabelos virgens duros e pesados, sem brilho e sem vida.

Um bom shampoo reconstrutor: Joico K Pak Shampoo to Repair Demage 300ml

Joico K Pak Shampoo to Repair Demage - Shampoos para cabelos loiros

Joico K Pak Shampoo to Repair Demage

Shampoos para cabelos tingidos

Esses shampoos também são incríveis para os cabelos loiros descoloridos. Eles possuem agentes condicionantes, hidratantes e restauradores, que ajudam o cabelo a se recuperar do dano. Porém, muitos deles possuem o diferencial de possuírem algum fator de proteção contra danos externos como cloro, poeira, e principalmente o sol. Muitos deles shampoos possuem um fato de proteção térmica e um fator de proteção solar, além de terem um PH ajustado para o cabelo tingido, que deve ser baixo (mais ácido) para que as escamas dos fios abertas pela descoloração e pela tintura possam ser fechadas.

Um bom shampoo para cabelos tingidos: Loreal Expert Vitamino Color Shampoo 250ml

Loreal Expert Vitamino Color Shampoo - Shampoos para cabelos loiros

Loreal Expert Vitamino Color Shampoo

Shampoos sem sulfatos

Esse tipo de shampoo é uma febre nova, que é bastante conhecida principalmente pelas donas de madeixas cacheadas. São shampoos que em sua fórmula não possuem o surfactante laurel éter sulfato de sódio, dentre outros surfactantes que funcionam como detergentes e retiram as proteínas, a oleosidade natural dos fios, e os nutrientes dos cabelos. Cabelos tingidos e descoloridos já estão suficientemente danificados para passarem por um processo de danificação e ressecamento constante com o uso de shampoos surfactantes. Portanto, esses shampoos possuem um agente de limpeza mais suave, muitas vezes derivado do coco, que possui uma ação menos detergente e danifica muito menos os fios que os shampoos com sulfatos, além do que muitos eles possuem ingredientes hidratantes. Existem shampoos sem sulfato no mercado por um preço relativamente barato, e que possuem diversas funções. Existem shampoos específicos para cabelos tingidos, ressecados, oleosos, e até shampoos sem sulfato que possuem uma coloração violeta ou azul, com uma ação matizadora. Ele custa um pouco mais caro, mas vale a pena o investimento. Se você quer manter seus fios longe dos danos e do ressecamento, todo o cuidado é pouco.

Shampoos à seco

Esse tipo de shampoo também é uma febre nova, e vem fazendo a cabeça das donas de madeixas loiras. Ele são essenciais para quem possui cabelos tingidos pois conseguem segurar a oleosidade e dar um aspecto de limpeza aos fios, sem que estes precisem ser lavados. Logo, são shampoos que não danificam os fios, pois não possuem agentes de detergentes que atuam tirando os nutrientes e ressecando os fios. Esses shampoos são uma boa opção para quem não deseja lavar os cabelos com tanta frequência e preservar a cor e o tom dos fios tingidos ou recentemente matizados, ou mesmo preservar aquela reconstrução capilar que foi feita recentemente.

Um dos melhores shampoos à seco: Kerastase Couture Styling Powder Bluff Shampoo Seco 200ml

Kerastase Couture Styling Powder Bluff Shampoo Seco 200ml - Shampoos para cabelos loiros

Kerastase Couture Styling

 

Você também pode combinar o uso desses três shampoos, alternando-os. Use uma vez por semana um shampoo violeta matizador, e em dias alternados você pode usar um shampoo para cabelos tingidos. Ou você pode alternar um shampoo para cabelos tingidos com um reconstrutor, e uma vez na semana utilizar um shampoo matizador. Porém, quando seus cabelos estiverem muito danificados, opte pela utilização de um shampoo sem sulfato, especialmente se você possui os cabelos crespos ou cacheados.

Shampoos para cabelos loiros
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.