in

Shampoo É Tudo Igual?

Até um pouco antes de começar a blogar eu acreditava que shampoo era tudo igual e que o resto era “conversa pra boi dormir“.

Mas não, shampoo não é tudo igual e muitos fazem uma diferença enorme no resultado final.

A função básica de todos os shampoos é higienizar os fios e, por isso, eles contém um tipo específico de detergente ou sabão que limpa  a sujeira e retira a oleosidade excessiva. Só que, como cada tipo de cabelo possui necessidades diferentes, os shampoos possuem níveis diversos de detergência.

Dessa forma, shampoo para cabelos oleosos são bem mais agressivos em termos de detergência, pois eles tendem a retirar muito mais as impurezas e a oleosidade do que os shampoos para cabelos secos ou normais.

Foto: Reprodução

Mas vários outros fatores fazem com que os shampoos sejam diferentes. Um exemplo disso é o pH. O pH do shampoo, para garantir a saúde e beleza dos fios, deve estar entre  5 e 7, aproximadamente. Se o shampoo tiver o pH maior que isso, o cabelo tende a ficar extremamente ressecado, como se observa, por exemplo, nos shampoos anti resíduos, que possuem um pH bem maior do que o indicado.

Existem shampoos hidratantes, reconstrutores, fortalecedores, e muitos outros. E, sim, eles funcionam. Observem que os shampoos hidratantes, que possuem substâncias que eliminam o ressecamento, não deixam os fios ásperos e embaraçados. Ao contrário, é notória sua função condicionante, já que ele possui substâncias, como silicones, que proporcionam esse resultado.

Um exemplo disso é o Shampoo Ultra Hidratante da Truss, pois quem já usou pode observar que ele é completamente diferente dos shampoos normais, pois realmente  deixa os fios macios e sem embaraço.

Os shampoos reconstrutores, que quase sempre contém queratina, ajudam a reconstruir a fibra capilar e é óbvio que eles são  muito diferentes de shampoos para cabelos oleosos, por exemplo.

Então, se você  precisa de hidratação e nutrição, escolha um shampoo mais hidratante, mais pesado. Caso seu cabelo precise de reconstrução, se jogue, mesmooo, nos shampoos reconstrutores, que podem não fazer milagres sozinhos, mas que são bons coadjuvantes.

Beijos

Ju

https://www.facebook.com/JuLopesPE

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um Pouquinho Mais de Violeta Genciana

Entendendo o pH dos Produtos Capilares