Shampoo: Benefícios e Funções

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar dos benefícios e das funções trazidas aos nossos fios de cabelo através do uso de shampoos.

sham1 - Shampoo: Benefícios e Funções

Shampoo

O shampoo é um item de uso cosmético (considerado por muitos profissionais um tipo de remédio, por tratar da caspa e do couro cabeludo) que tem como função básica e principal a limpeza e higiene (remoção de sujeira e excessos de gordura)dos cabelos e também de tratamento (quem não lembra da famosa frase “O tratamento dos cabelos começa pelo shampoo.”?). Existem, como sabemos, variados tipos de shampoo, então o correto é adaptar-se ao tipo de shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Não exatamente ao tipo de cabelo que você tem naturalmente (a não ser que sejam naturais), mas sim ao estado em que seu cabelo se encontra naquele momento.

Levando-se em consideração que o pH natural do couro cabeludo é entre o 3.8 e o 5.5/5.6 (variável), é altamente recomendável o uso de um shampoo com pH entre o 5.0 a 7.0 para o uso diário, para uma boa higienização, sem ser muito ineficaz ou ser eficaz demais, que o o caso de um shampoo anti-resíduo, o que NÃO É recomendado para uso diário (já ouvi relatos de algumas pessoas que utilizavam o shampoo anti-resíduo um dia sim e um dia não, e outras que usavam até diariamente, e depois não sabiam porque os fios ficavam tão danificados).

O uso correto do shampoo anti-resíduo é de 15 em 15 dias, para remoção de resíduos cosméticos, ou sujeiras e gorduras mais “fortes”. O AR (anti-resíduo) é basicamente utilizado antes de tratamentos mais profundos dos fios, como reconstruções capilares, cauterizações, selagens, queratinizações, progressivas, inteligentes, entre outros, por se beneficiar e aproveitar-se do efeito altamente alcalino que este shampoo deixa nos fios, para trazer um benefício a partir disto. Pois já que os fios ficam bem “abertos”, está aí a boa oportunidade de uma injeção de ativos que geralmente são contidos nestes tratamentos, ativos estes que quanto mais as cutículas dos fios estiverem abertas, mais eles vão ser capazes de penetrar nos fios.

Já, se você tem um cabelo severamente ou não danificado, ou quimicamente tratado, o ideal é que o pH do seu shampoo de uso diário seja mais ácido, ou seja, menor! No geral entre o 4.0 e 5.5/6.0, para evitar mais danos aos fios. Pois o fio já danificado, com as cutículas mais abertas, já está propenso a perda de componentes dos fios como a queratina, diariamente, e o uso de shampoos mais fortes vai apenas favorecer a continuação prolongada deste tipo de problema.

O uso da água no banho também é de extrema importância. Não só o fato de ela ser o “solvente universal” e de umedecer os fios facilitando o espalhar do shampoo, mas também cabe ser analisado o estado em que a água utilizada sob os cabelos se encontra. Quanto mais filtrada, tratada, e pura a água estiver, melhor será para os fios de cabelo. Vocês sabiam? Pois a água também é um agente condutor (lembrem-se de algo bem simples da física “a água conduz a eletricidade”), e os sais minerais ou outros itens que possam conter nela, geralmente contém cargas elétricas que em reação com o cabelo, geram o temido frizz ou fios arrepiados (por isso quando secamos os fios e cai água neles, eles tendem a “armar”). Também porque por a água ser diluente, quanto menos tratada, mais bactérias, sujeira e poluição ela pode ter… Aí do que adianta o melhor shampoo se a água já vem suja?

Aqui no Brasil a água é, geralmente, tratada com cloro, o que possibilita um menor uso de detergentes nas fórmulas dos shampoos, em contraponto com países da Europa, que contém cerca de 2 ou 3 vezes mais quantidade de agentes de limpeza.
Para identificar um bom shampoo, seja de uso diário ou de tratamento:

#O shampoo deve limpar SEM agredir os fios ou o couro cabeludo (acabou essa de que pra limpar shampoo tem que ressecar e enrijecer os fios, já temos uma boa tecnologia cosmética atualmente: bons shampoos TÊM que limpar sem ressecar)

#Deixar brilho ou maciez no enxágue, pois isso é atualmente possível

#Ah quem diga que o shampoo deva ter espuma, mas espuma não é sinal de limpeza, é uma reação química

 

Abraços.

F.

Shampoo: Benefícios e Funções
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.