Oi, meninas!
A gente fica tão preocupada em hidratar sempre os cabelos, que acaba esquecendo que uma das causas do ressecamento pode ser o próprio shampoo!!
Eu, a não muito tempo atrás, usava shampoo de mercado achando que era tudo igual, até descobrir que um shampoo bom faz toda a diferença!

Sabe quando a gente passa o shampoo no cabelo, e não passa nem uma LINHA no meio dele, de tão embaraçado e duro que fica, mesmo a gente hidratando toda semana? Isso pode ser falta de um bom shampoo!
postshampoo - Shampoo! Então vamos saber um pouco sobre os tipos de shampoos, e suas funções:

ANTI-RESÍDUOS:
É um shampoo forte, transparente, de limpeza profunda, alcalino, com ph elevado (Post sobre ph aqui)
Normalmente é usado antes da aplicação de alguma química (porque ele abre as cutículas do fio), ou antes de receber alguma hidratação potente!
NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, PODE SER USADO DIARIAMENTE!
É recomendado no máximo o uso 1 vez por mês, ou de 15 em 15 dias.

SHAMPOO TRANSPARENTE:
É como se fosse o detergente do mundo dos shampoos. É o que mais limpa, porém, diferente do anti-resíduos, não resseca nem danifica o cabelo. Lógico que não deixa o cabelo com a maior maciez do mundo, mas da pra aliar ele com os próximos que vou citar abaixo.
É altamente recomendado para cabelos oleosos, e é permitido o uso diário!

SHAMPOO LEITOSO:

É um shampoo de tratamento para cabelos bem ressecados, opacos, e sem vida. Deve ser usado apenas em cabelos desse tipo, e SEMPRE após uma boa lavagem com um shampoo transparente ou anti-resíduos. Nunca use ele sozinho!
Normalmente são de uma textura bem grossa e brancos. Uso recomendado de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês, dependendo da necessidade do fio.

SHAMPOO TRANSLÚCIDO:

Também é um shampoo de tratamento, porém, menos denso e hidratante que o leitoso, e com um pouco mais de transparência; o que significa que limpa e que pode ser usado sozinho, e também, diariamente. Ainda assim -por ser hidratante- recomendo lavar cautelosamente para garantir a limpeza.

Esses são os shampoos básicos do dia-a-dia, mas ainda tem os reconstrutores, nutritivos, anti-oxidantes etc.

Adendo: O cabelo só recebe um tratamento se ele estiver totalmente limpo. Por tanto, fazer uma hidratação/reconstrução com o cabelo mal lavado, não rola!

Dica para a rotina capilar: Faça a primeira lavagem com o shampoo transparente, e na segunda use um translúcido. Assim, você garante limpeza e hidratação numa tacada só.

Em um próximo post, trago dicas de produtos bons para cada um dos tipos!

Bj :*

20 Comments

  1. Gabriela

    at

    Pq não pode usar somente os shampoos leitosos? Eu uso somente o da Loreal, e não fica oleoso, nem sujo.

  2. Amanda Kreves

    at

    Como tenho os cabelos muito ressecados eu faço hidratação toda semana e uso a linha inteira da Alfaparf a Nutriseduction o shampoo é o ULTRA MOIST SHAMPOO que lava suavemente e nutre cabelos muito secos. Sua fórmula especial que contém Cashmere, repõe a proteína que reforça a fibra capilar enquanto os Nutrientes extraídos da Aveia ajudam a prevenir a desidratação. Esta fórmula rica, porém equilibrada de nutrientes, deixa o cabelo saudável, brilhoso e macio como a cashmere.

  3. Aline Azevedo

    at

    Gente, rsrs, ri muito!

    Bom…
    Eu tenho vontade de parar de usar shampoo tbm, já li muito sobre as vantagens e sinto mesmo q shampoo resseca muito os cabelos, mas nao consigo parar! Parece q aquela espuma é tudo o q vai limpar, ne? Adoro esse da pantene. Mas quem tem cabelos oleosos acho q nao da pra ficar sem shampoo.

    Bjsssss

  4. Mayara

    at

    Qual marca você recomenda? procurei no google mas achei…

  5. Polly

    at

    Eu aboli o shampoo da minha vida e meu cabelo só tem à agradecer.
    Existem shampoos de todas as qualidades e necessidades, mas no fim todos eles são a mesma coisa: um litro de detergente perfumado.

    • aloka

      at

      como assim aboliu? vc não lava mais a cabeça? no banho so molha o cabelo e passa condicionador por cima dele sujo e suado?

      • Polly

        at

        Eu lavo meus cabelos, só não uso shampoo.
        Aliás, até uso 1x por mês, mas é um shampoo sem sulfato.
        Condicionador tbm tem substâncias que limpam os cabelos, só precisa massagear mais o couro cabeludo para retirar a sujeira. Uso tbm uma substancia de bicarbonato como anti resíduos, e a solucao de vinagre de macã é presenca constante em minhas madeixas.
        Não é uma técnica muito conhecida, ou pelo menos não muito popular, mas fez maravilhas em meus cabelos. Hoje meu cabelo tem vida própria, é cheiroso kkkk, brilhoso, sedoso e as pontas super saudáveis. Sabe pq? O melhor produto do mundo para o cabelo somos nós mesmos quem produzimos que é a lubrificacão natural do couro cabeludo. Ele nutre como nenhum outro, foi feito exclusivamente para isso. O Shampoo retira esse óleo natural e acaba prejudicando os fios.

        • alessandra

          at

          Ola gostaria que vc falasse um pouco mais de como vc cuida dos seus cabelos sem shampoo.

          • Polly

            at

            Olá Alessandra.
            É muito fácil, só deve prestar um pouco de atencao na composicao de cremes e condicionadores pq nao pode conter componentes que acumulem resíduos como silicones, óleo mineral entre outros, pq só saem com detergentes. Eu sempre faco uma pré lavagem na noite anterior com óleos e as vezes uso a manteiga de karite pura, e esse processo nutre e umidifica bem os cabelos e o protege na hora da limpeza. Antes de lavar dê uma boa escovada nos cabelos para levar o óleo até as pontas e para soltar a sujeira do couro cabeludo. Use uma água morninha para ajudar a retirar o excesso de óleo, massageie bem o couro cabeludo somente com a água mesmo e depois aplique o creme como se fosse shampoo. Repita a aplicacao. Se vc optar pelo uso do creme para lavar os cabelos nao esqueca de usar o condicionador para fechar as cuticulas e o ultimo enxague deve ser com água fria.
            Eu cuido normalmente, hidrato, nutro e faco reconstrucao. Só nao uso shampoo na limpeza. Quando eu preciso usar algo como finalizadores em algum penteado por exemplo, eu uso um shampoo da Body Shop sulfato free, mas é muito esporadicamente.
            A Karina postou um link que eu adorei e pode te ajudar caso queira adotar o co-wash ou no/slow poo que são esses:
            Ritual Deva Curl Passo a Passo:
            http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/05/ritual-devacurl-passo-passo-para-cachos.html
            Como Montar um Cronograma Capilar No Poo:
            http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/08/cronograma-capilar-no-poo-low-poo-para.html
            Dá uma passeada no blog dela que vc vai entender tudinho sobre o assunto.
            Bjs

    • Karina

      at

      Polly! Também adoto o No-Poo/Low-Poo e faço Co-Wash.
      Cachos e/ou cabelos frágeis também agradecem quado reduzimos drasticamente o shampoo.
      Há shampoos de qualidade, porém prefiro optar e recomendo higienizadores em creme alternados com shampoos Sulfate Free.

      Bom, “Cada Cabelo uma sentença”
      Este post da Dani pode ajudar quem gosta de shampoos.

      Não chego a ser tão radical, mas também prefiro não usá-los.
      ^.~
      Beijos Mil.

      • Polly

        at

        Eu faco uso, mas sou curiosa no assunto e nunca tem muitas informacões sobre essa técnica, sobre produtos específicos…
        Já que vc usa poderia nos contar mais sobre a sua experiência 🙂

        • Nunca conheci alguém na vida que não usasse shampoo! haha
          Sim, o shampoo realmente estraga os cabelos, por isso é importante optar por produtos bons.
          Não tem muito o que contar sobre a experiência de usar shampoo, né? oO É mais fácil você contar pra gente qual é a experiência de NÃO usar hahaha
          Bj

          • Polly

            at

            Eu tenho muita experiência com shampoos Carol.
            Sou apaixonada por cosméticos e não economizo na compra de um bom produto, seja ele para cabelos, pele etc.
            Já comprei shampoo de toda parte do mundo, uns muito bons até.
            Sou cosmetóloga e entendo de princípios ativos e o seu post sobre shampoos está ótimo, explica muito bem.
            Mas sabe, sempre que lavava os cabelos, mesmo usando todas as armas de hidratacao e tudo que eu tinha direito, passava 2 dias eu sentia meus cabelos secos. E comecava tudo de novo, era um ciclo vicioso.
            Quando eu me mudei para a Suécia eu conheci esta técnica e tive muito preconceito. Eu era viciada em shampoo, demorou um pouco para eu querer “tentar” usar a técnica. Mas na primeira vez que eu usei o condicionador no lugar do shampoo eu já senti diferenca. Não me arrependi de ter trocado o shampoo pelo condicionador e produtos de limpeza sem sulfatos.
            Você conhece sim uma pessoa que não usa shampoo, a famosa Adele é uma das personalidades que não usam shampoo há anos. E vamos concordar que o cabelo dela é lindo e não parece ser sujo 🙂

          • Interessante.
            E não, eu não conheço a Adele, nunca falei com ela rs

          • A propósito, meu nome também não é Carol ^^

          • Karina

            at

            Poly, amore, que bom saber que você é cosmetóloga!
            Gosto muito e pesquiso bastante sobre o assunto, fique a vontade para colaborar com informações aqui quando quiser!

            Flor, adotar um regime natural, com isenção de sulfatos, petrolatos, parabeno, silicones e óleo mineral foi a MELHOR peripécia capilar que já adotei.
            Conheci as técnicas com o Livro Curly Girl de Lorraine Mayssey, Co-Fundadora da marca Deva Curl (conheçe?).
            Desde então me apaixonei por esta “filosofia capilar”, assim como passei a utilizar apenas produtos sem os ativos citados.
            Além disso, o No Poo me induziu a pesquisar e aprender cada vez mais sobre os ativos dos cosméticos. Hoje em dia me preocupo mais em ler as composições do que as indicações dos rótulos, virou vício! rs

            Flores, já fiz váaaarios artigos sobre No/Low Poo no AB e no PE.
            Alguns dos que mais gosto são:
            Ritual Deva Curl Passo a Passo:
            http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/05/ritual-devacurl-passo-passo-para-cachos.html
            Como Montar um Cronograma Capilar No Poo:
            http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/08/cronograma-capilar-no-poo-low-poo-para.html

            Não irei refazer aqui no Cabelosloiros para não ficar repetitivo, porém irei sim falar mais sobre o assunto, crio que uma matéria de Co-Wash seria bacana ^.~

            Dany, você pode vir a gostar MUITO da técnica Co-Wash (lavagem com condicionador COnditioner WASH).
            Também usei o cabelo platinado por bastante tempo, esta técnica é MARA para cabelos danificados e frágeis!!!

            Beijos Mil, meninas…

          • Polly

            at

            Tbm não conheco a Adele e nunca falei com ela, infelizmente haha.
            Desculpe Dani por te chamar de Carol, muito deselegante da minha parte.
            Eu até vi que troquei mas já era tarde e não dá para corrigir ou apagar.

      • Polly

        at

        Amei as suas postagens, e principalmente os seus cachinhos lindos!
        Adoro cabelos cacheados, mas meu cabelo não fica de jeito nenhum.
        Obrigada!
        Bjks

      • Polly

        at

        Olá Alessandra.
        É muito fácil, só deve prestar um pouco de atencao na composicao de cremes e condicionadores pq nao pode conter componentes que acumulem resíduos como silicones, óleo mineral entre outros, pq só saem com detergentes. Eu sempre faco uma pré lavagem na noite anterior com óleos e as vezes uso a manteiga de karite pura, e esse processo nutre e umidifica bem os cabelos e o protege na hora da limpeza. Antes de lavar dê uma boa escovada nos cabelos para levar o óleo até as pontas e para soltar a sujeira do couro cabeludo. Use uma água morninha para ajudar a retirar o excesso de óleo, massageie bem o couro cabeludo somente com a água mesmo e depois aplique o creme como se fosse shampoo. Repita a aplicacao. Se vc optar pelo uso do creme para lavar os cabelos nao esqueca de usar o condicionador para fechar as cuticulas e o ultimo enxague deve ser com água fria.
        Eu cuido normalmente, hidrato, nutro e faco reconstrucao. Só nao uso shampoo na limpeza. Quando eu preciso usar algo como finalizadores em algum penteado por exemplo, eu uso um shampoo da Body Shop sulfato free, mas é muito esporadicamente.
        A Karina postou um link que eu adorei e pode te ajudar caso queira adotar o co-wash ou no/slow poo que são esses:
        Ritual Deva Curl Passo a Passo:
        http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/05/ritual-devacurl-passo-passo-para-cachos.html
        Como Montar um Cronograma Capilar No Poo:
        http://acorda-bonita.blogspot.com.br/2012/08/cronograma-capilar-no-poo-low-poo-para.html
        Dá uma passeada no blog dela que vc vai entender tudinho sobre o assunto.
        Bjs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.