Saiba como funciona a selagem de cutículas

Conteúdos Nesse Artigo:

1904041 449553008480842 2380355399713946061 n - Saiba como funciona a selagem de cutículas

Saiba como funciona a selagem de cutículas

Todos os cabelos que recebem algum procedimento químico, acabam ficando com as escamas das fibras capilares completamente abertas, ocasionando, desta forma, a perda de água, a perda de nutrientes, o frizz, o volume, a indisciplina e a quebra. Para reverter esse problema, além da reposição de umidade natural e dos aminoácidos essenciais através da hidratação e da nutrição, é necessário reconstruir os fios para que ocorra a selagem de cutículas, ou seja, o fechamento das escamas das fibras capilares. Somente selados, os fios se comportam, já que, quando as escamas permanecem abertas, a estrutura dos seus cabelos não retém substâncias.

O que precisa para fazer a Selagem de Cutículas?

Tendo tudo isso em vista, saiba como funciona o tratamento capilar para a selagem de cutículas dos seus cabelos. Para fazer uma selagem em casa mesmo, você não precisa de produtos com custo muito elevado. Você precisa basicamente de um shampoo que seja antiresíduos, de um condicionador leave-in com proteção térmica, de uma queratina líquida, de uma máscara hidratante, de uma máscara reconstrutora, de um secador e de uma chapinha. Apesar de você ter a liberdade de escolher as marcas que desejar, não pule nenhum gênero de produto. Do contrário, o tratamento vai dar errado, podendo deixar os seus cabelos endurecidos.

Passo a Passo Selagem de Cutículas

Primeiramente, você vai lavar as suas madeixas com o shampoo antiresíduos, aplicando-o diretamente no couro cabeludo. A forma correta de lavar os cabelos, desta forma, é massageando o couro cabeludo até que a espuma tome conta de todo os fios. Depois, basta enxaguar tudo com água fria ou morna, nunca quente. Na sequência, aplique a máscara hidratante das raízes até as pontas dos seus cabelos, separando mecha por mecha. Massageie cada uma das mechas para o produto penetrar bem e deixe-o agir durante cinco minutos antes de enxaguá-lo. Depois, repita o mesmo passo anterior, mas agora utilizando a máscara reconstrutora.

O próximo passo consiste em dividir novamente os seus cabelos, agora em pequenas mechas, para a aplicação da queratina líquida, apenas nas pontas e no comprimento dos seus cabelos, para não gerar sebo nas raízes. Depois, seque, com um secador, mecha por mecha, e faça chapinha, alisando três vezes cada uma das mechas. Feito isso, enxágue os fios e aplique um condicionador leave-in sem enxágue com função de proteção térmica. Para não estragar os fios, seque o excesso de água com o jato de ar frio do secador. Depois, modele os fios, conforme a sua preferência, usando jato de ar quente.

Com este passo a passo da selagem de cutículas, os seus cabelos ficam hidratados e nutridos por cerca de três semanas, desde que você não submeta as suas madeixas ao cloro e ao sal, ou seja, piscina e mar. Desta forma, as escamas das fibras capilares ficam fechadas durante todo este tempo, impedindo assim a falta de retenção da água e dos nutrientes. Mantenha alguns cuidados permanentes, com ou sem este tratamento, para garantir a saúde dos fios, como é o caso, por exemplo, de pentear os seus cabelos corretamente, evitando assim que os fios embaraçados e enfraquecidos se quebrem.

Apesar do tratamento caseiro selagem de cutículas ser eficiente, o tratamento profissional, realizado por um profissional, nos salões de beleza, é muito mais duradouro e perceptível, pois o mesmo utiliza produtos de melhor qualidade, que muitas vezes não está disponível para que os consumidores tenham em suas próprias casas. O custo elevado destes produtos, caso estejam disponíveis no mercado, também desencoraja quem não pode pagar por eles, sendo que é mais econômico fazer a aplicação com o profissional. Como resultado da selagem de cutículas, os seus cabelos ganham uma espécie de alisamento temporário, com o controle da disciplina, do frizz, da maleabilidade, da suavidade e do volume.

Saiba como funciona a selagem de cutículas
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.