Proteína e Hidratação para Cabelos Quebradiços.

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar um pouco sobre os cabelos quebradiços, e sua necessidade por água e proteínas.

cab1

Quando você hidrata os fios, você está devolvendo água, a umidade dos fios que eles perderam com o tempo, com os efeitos climáticos, térmicos ou químicos. Porém, no caso dos fios quebradiços, é necessário um algo a mais, que é o uso das proteínas, pois antes de os fios quebrarem eles tendem a ficar ressecados. O segredo está aí, quando os fios começam a ficar quebrando, mesmo que só nas pontas, eles está precisando de proteínas… Nada melhor do que uma boa reconstrução capilar. Sim! Seu cabelo dá sinais de quando ele está fraco e precisando de algo. Agora os problemas básicos de ressecamento você resolve com uma boa hidratação em casos mais leves e fáceis, já em casos mais fortes, diga-se assim, você resolve com uma boa nutrição.

Como eu já disse aqui algumas vezes, boa parte do cabelo, em torno de 80 a 90% de cada fio, é formado de queratina, que é uma proteína, com a perda dela, os fios vão perdendo a força e a saúde, ficando cada vez mais fracos e desvitalizados. Os outros 20 a 10% são representados por lipídios, a umidade e outros poucos itens como os sais minerais, que dão maciez, brilho, maleabilidade e suavidade aos fios. Os lipídios principalmente servem como proteção aos mesmos, sem eles, os fios tendem a ficar cada vez mais quebradiços e ressecados.

Quando os fios ficam danificados eles ficam com falhas na sua estrutura, e o ato de reconstruí-los, cimenta essas áreas mais danificadas e sensibilizadas sejam por processos químicos, climáticos, térmicos ou mecânicos. Hoje em dia, as máscaras capilares já vem com um índice diferencial entre elas, podendo ser percebido quando uma máscara é reconstrutora, contendo em sua fórmula proteínas e aminoácidos, que são elas, essenciais para os cabelos mais danificados, quebradiços e porosos.

 

O cabelo é formado por três partes: a cutícula (a parte externa), o córtex (que é o interior da fibra capilar, onde ficam as proteínas e os pigmentos de cor de cada um dos nossos fios) e a medula, que é a parte mais interna do mesmo. Quando tingimos ou descolorimos o cabelo, a tintura abre a cutícula dos fios para que a cor penetre, no caso da descoloração, ela abre a cutícula com mais rigor que a tintura e retira de lá os pigmentos contidos no córtex, e como o descolorante não é uma mistura inteligente, ele acaba por também remover parte das proteínas em conjunto, de uma vez só, por isso os cabelos acabam ficando sensibilizados ou quebrando na hora, ou por vezes, quebrando após alguns das pós química.

 

Uma boa, pois ainda tem muita gente que confunde, é saber diferenciar a Quebra Capilar da Queda Capilar, pois ambas são problemas de cabelo completamente diferentes e com causas ainda mais distintas. Vamos lá que vou dar uma palinha sobre as diferenças:

#A queda capilar é um fator interno, ocorre quando os fios caem da raiz, podendo nascer cada vez mais finos e em casos extremos podendo até parar de nascer, gerando a calvície. Alguns fatores relacionados são problemas de disfunção hormonal, também dietas muito restritivas que geram uma perda de peso notável, fatores de idade mais avançada, problemas de caspa e seborreia, depressões (o psicológico também se enquadra na queda capilar), pré e pós parto (todo o período da gestação) e também o uso e consumo de remédios muito fortes (como na quimioterapia, por isso os fios caem, como exemplo).

#A quebra capilar é um fator externo, geralmente ocorre por fatores externos, os quais danificam a estrutura dos fios os fazendo partirem. Geralmente ocorre quando os fios são expostos frequentemente ou com uma força intensa a processos químicos que arrancar parte da proteína da estrutura dos fios de cabelo. Tinturas, alisamentos, descolorações e qualquer processo químico capilar tem um alto risco de fazerem os fios quebrarem vez ou outra. O uso de secador e chapinha, no qual se produz um uso de calor excessivo sobre os fios, também causam a quebra dos cabelos, também a água muito quente no banho que tende inicialmente a ressecar, pode mais pra frente como consequência gerar a quebra dos cabelos. Dormir com os fios molhados, amarrados ou presos também são fatores que danificam os fios.

 

Abraços.

 

 

 

 

Proteína e Hidratação para Cabelos Quebradiços.
Vote no artigo

2 Comments

  1. Amanda Kreves

    at

    Eu gosto muito para uma boa reconstrução a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

  2. Claudia Anderson

    at

    eu parei de amarrar os fios, segunda a cabeleireira é para prender com aquelas piranhas e só depois dos fios estarem bem secos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *