Pontas Duplas! O que fazer?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar um pouco sobre as temidas pontas duplas, e o que fazer com elas para que elas sumam, ou para prevenir que elas não venham a aparecer nos seus cabelos. Pois já existe há algum tempo no mercado, produtos que são capazes de evitá-las, mascará-las e reduzi-las.

cab1

As pontas duplas apenas aparecem em um cabelo que está danificado. Na realidade, a ponta dupla é uma ruptura que ocorre na estrutura do fio, e que devido a fatores externos como químicas, clima e ferramentas de calor, que ainda com os danos que vão se multiplicando diariamente devido a falta de cuidados, elas tendem ainda mais a aparecer com uma frequência e chance maiores. Com isto, as proteínas dos cabelos vão se perdendo e então o fio “abre”, em sinal de que ali está um dano evidente, e que ele estava sem forças suficientes para supri-lo.

A forma correta de tratá-las é investir em hidratação pesada! Acho que sempre dou esse toque por aqui, que para o cabelo ficar bonito, não existe mágica, o segredo é hidratação potente e constante, sem preguiça, que faça parte da sua rotina. Isto é, se você realmente quiser ter fios bonitos, lindos e radiantes. Mas na realidade, elas vão é tratar toda a extensão dos fios, não exatamente a ponta dupla, pois infelizmente onde a ocorre, a única solução é a chamada vitamina T, que traduza-se, tesoura! Pois quando uma ponta dupla aparece em um fio, é como se fosse o ou um dos danos extremos que não tem retorno, como uma queimadura muito forte na pele, que acaba a manchando, sem retorno ao estado natural em que a pele se encontrava antes do acidente térmico.

Manter a hidratação em dia e constante é regra para evitar as pontas duplas! Eu não tenho! Mas já tive, poucas, mas sim, incluindo ponta tripla! E eu, como sou homem, só percebia quando era um daqueles fios que caíam ou quebravam, aí eu pegava e o olhava e percebia a ponta com uma irmã gêmea! =D

Auxiliares que ajudam, e muito, a manter a integridade da fibra capilar intacta são alguns finalizadores, cito exemplos de bons cremes para pentear, um bom leave in, alguns séruns, aqueles óleos capilares (os da moda mesmo, óleo de argan, óleo de macadâmia…), e é claro, sempre lembrando que vez ou outra é necessário fazer um bom banho de queratina nos fios, seja em forma de reconstrução a frio, reconstrução térmica, aos mais fortes, como a cauterização capilar, a selagem capilar, ou o botox capilar.

Agora quem tem cabelos mais longos deve ser ainda mais atento e cauteloso com os danos que os cabelos podem sofrer, pois como os cabelos são mais “velhos” eles tem uma tendência de maior perda de nutrientes e necessidade de reposição dos mesmos em sua estrutura. Aliás, os fios mais longos geralmente costumam ter seus principais danos depositados nas áreas de proximidade das pontas dos cabelos, como a parte mais “adulta”, e portanto, a chance de nesses cabelos as pontas duplas aparecerem são muito mais facilitadas.

Quem avisa amigo é! E é sempre bom ter um arsenal consigo para evitar tanto as pontas duplas quanto a outros danos capilares. Mesmo quando for viajar ou sair de casa para algum evento, festa, ou até o trabalho mesmo (eu até na escola), leve guardado lá na bolsa/mochila/bag, um leave in da sua preferência, um hidratante leve, um spray de proteção solar para o cabelo, ou pelo menos um sérum ou um óleo, como citei um pouco acima. Com isto, você já garante que terá uma proteção extra contra as pontas duplas.

Hidrate bem seus cabelos, seja no versão, no inverno, outono ou na primavera, seus cabelos sempre vão precisar de nutrição e hidratação para se manterem bonitos e saudáveis, com aparência jovial e saudável, aparentando e tendo maciez, brilho, suavidade e maleabilidade.

E lembrem-se, reconstrução e sempre!!! Se seus fios chegaram a demonstrar que estão necessitados, e chegaram a partir ou quebrar, ou ainda a abrir uma ponta dupla, ou mais de uma, ou ainda várias, é sinal de que ele está precisando de proteínas na estrutura! E o que faz os fios ganharem proteína? A reconstrução capilar!

 

Abraços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *