Leave-in ou creme de pentear: qual é feito para você?

Leave-in ou creme de pentear?

Você já passou por esta dúvida quando estava na frente da prateleira do supermercado ou de alguma loja de cosméticos?

Tudo bem, é normal. Afinal, finalizadores faltam neste mundo imenso chamado produtos para cabelo. É um tal de creme com enxágue, creme sem enxágue, leave-in que faz isso, leave-in que faz aquilo… E estranho seria se não surgissem dúvidas na hora de escolher e levar o produto para casa.

Então, vamos começar pelo começo: você precisa saber que todos eles, desde que sejam usados depois do cabelo lavado, se chamam finalizadores. “Dentro desta categoria, temos os produtos com ou sem enxágue e cada produto tem um propósito para o cabelo. Então, antes de mais nada é necessário saber qual o resultado que você espera, para depois pegar o produto da prateleira. Quer brilho, ondas marcadas, fios comportados? Você é quem vai decidir”, explica o cabeleireiro Juliano Soares Mello, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Se você está na dúvida, pergunte ao seu cabeleireiro. Uma conversa com ele nesta hora pode ajudar a esclarecer qual o melhor produto para você.

Leave in - Leave-in ou creme de pentear: qual é feito para você?

Se você lava o cabelo todo dia, é bacana colocar no carrinho de compras um creme de pentear. O profissional explica que o creme é mais denso e tem uma maior concentração de nutrientes que o leave-in. “Quando você lava o cabelo, você esta tirando, sem querer, a proteção natural dele. Se lava muitas vezes, precisa repor esses nutrientes. Então, com os fios ainda úmidos, passe em camadas o creme de pentear específico para o seu tipo de cabelo. Ele vai formar um filme protetor e recompor a camada”, explica o profisisonal.

Além disso, o produto serve para desembaraçar e é superindicado para mulheres com cabelo cacheado. “Tem ótimos cremes que dão a ondulação para o cabelo e ajudam a manter a umidade natural do fio, mantendo o brilho e o aspecto de vida nele”, diz Juliano.

O creme é usado nos casos de cabelos mais grossos, difíceis de ajeitar apenas com o pente. Neste caso, segundo o cabeleireiro, depois que os cabelos secarem, o ideal é passar um reparador de pontas com siliconte ou queratina, que vão nutrir e não deixar o cacho ou o fio grosso ficar sem forma.

Para aquelas mulheres que não lavam os fios todos os dias e ainda têm cabelos mais finos ou lisos, Juliano afirma que o leave-in é a melhor opção.

Ele hidrata menos que o creme, porém define mais e dá mais brilho. “Eles podem ser usados depois do creme ou só quando o cabelo estiver seco, para dar o movimento do fio e deixar cabelo sem frizz”, explica.

É importante saber que, assim como os cremes, existem leave-in de vários tipos e com promessas diferentes. “Tem produtos que são só para dar brilho antes de ir numa festa, por exemplo. Ou aqueles termoprotetores que são ideais para quem faz chapinha ou usa o secador.

Tem também os leave-ins feitos para dar definição e até os que dão apenas cheiro. Bom para quem fuma. A dica é ler bem a embalagem antes de comprar e saber o que você deseja com aquele produto”, afirma.

3 Comments

  1. Para os meu cabelo, os melhores cremes de pentear são os da vizcaya…

  2. isadora silva

    at

    meu cabelo e um liso europeu meio enrolados ,quando passava creme de pentiar ele dava benção a jesus ficava todo arrepiado então parei d usar e vi qi ele melhorou bastante não preciso d nada só de vez enquando uso leave-in acho qui creme não da certo com meu cabelo

  3. Priscila

    at

    Na minha opinião o melhor creme para pentearé o Charming Gloss (mais o creme mesmo, nao spray) ele deixa meus cabelos soltinhos, sem volume, brilhosos, bem cheiroso, macio e realça minhas luzes….e olha q meus cabelos são mega, super secos….ela é excelente!!! Amoooo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.