Que cuidados ter com cabelos loiros?

Conteúdos Nesse Artigo:

iStock 000020444887 Small - Que cuidados ter com cabelos loiros?

Que cuidados ter com cabelos loiros?

Não basta só tingir os cabelos e deixar que eles cresçam bonitos, pois isso não é o suficiente para se ter cabelos loiros brilhosos e macios. Se você decidiu ter cabelos loiros, saiba que os cuidados com esse tipo de cabelo devem ser redobrados. Por conta do processo de descoloração e tingimento, os cabelos perdem muito da sua vitalidade, brilho e maciez. Um outro problema do cabelo loiro, é que ele desbota, assim como pode ter seu tom alterado, por ser um tom de cabelo mais claro. Para se ter um cabelo loiro num tom desejável, macio, brilhoso e bonito, fique atenta às dicas abaixo.

Tratamento dos fios

Os cabelos loiros são provavelmente o tipo de cabelo que mais precisa de cuidados diários. São cabelos que perderam muita massa durante a coloração e descoloração e que precisam de um cuidado constante para que se mantenham bonitos, brilhosos e com vida. E para que isso ocorra, é necessário que você esteja sempre hidratando, nutrindo e reconstruindo seus cabelos. Dependendo do estado do seu cabelo, se ele estiver muito danificado, a reconstrução se torna prioridade. Para isso você deve usar máscaras de tratamento que contenham um alto valor proteico em sua composição, ricas em elementos como a queratina, arginina, cisteína, etc. Você pode fazer cauterizações semanais com queratina e chapinha ou cauterizações a frio. A hidratação e a nutrição também são extremamente importantes, e dependendo do estado dos seus cabelos, elas podem ser feitas semanalmente, ou até duas vezes por semana cada uma. Máscaras de hidratação ricas em glicerina, lanolina e extratos vegetais, também são um ótimo tratamento. Já máscaras que contenham óleos e manteigas vegetais em sua composição, são essenciais para nutrir os fios loiros, pois possuem lipídios que ajudarão seu cabelo a reter a agua dentro dos fios, bem como vitaminas e minerais que são importantíssimos para manter a estrutura do fio saudável. A cauterização pode ser a etapa de final, que fará com que os cabelos retenham todo o tratamento recebido durante a semana, dento do fio, já que essa etapa ajuda a fechar as cutículas do cabelo que foram abertas durante o processo de descoloração. Você também pode fazer uma umectação capilar, que vai ajudar a nutrir e hidratar seu cabelo. Aqueça um pouco de óleo vegetal em sua mão, pode ser de coco ou argan, passe nos fios, e deixe agir por algumas horas. Enxague com o xampu de sua preferência, e passe o condicionador normalmente e veja os resultados.

Cuidados com o desbotamento

O desbotamento dos fios loiros é um problema muito recorrente, principalmente em se tratando de fios loiros mais escuros, sendo menos frequente nos cabelos platinados. Provavelmente a melhor maneira de driblar o desbotamento é evitar as lavagens muito frequentes e escolher muito bem o seu xampu de uso diário. Tente lavar o cabelo em dias alternados ou de dois em dois dias. Se o seu cabelo for muito oleoso, use um xampu a seco, hoje em dia existem várias marcas de xampu a seco disponíveis inclusive nas farmácias e supermercados do Brasil, por um preço bastante amigável. Tente usar um shampoo para cabelos coloridos, quando for lavá-los, pois eles possuem ativos que evitam o desbotamento. Outra dica é sempre usar um leave-in com protetor solar, principalmente se você for à praia. Porém, se mesmo com todos esses cuidados, seu cabelo acabar desbotando, você pode tentar recuperar o tom usando um tonalizante da cor que você pintou seus cabelos, ao invés de usar uma tinta, que costuma agredir mais os fios. Procure um xampu tonalizante, ou um tonalizante sem amônia.

Como tonalizar os fios dos cabelos loiros

Esse provavelmente é a maior preocupação das loiras, principalmente as que têm fios platinados, que precisam de cuidados mais específicos. Como tirar o amarelado dos fios? O aspecto amarelado dos fios se torna inevitável por conta da descoloração, especialmente em cabelos que foram descoloridos, mas possuem um fundo preto, como os cabelos castanhos de maneira geral. Para isso, é importante ficar atento não só ao momento da descoloração, que influencia bastante no resultado final da tonalidade do loiro, mas também à manutenção do tom, para que o cabelo não fique com um aspecto de loiro amarelado, e pareça o mais natural possível. Para neutralizar o amarelo, portanto, você precisa de cores como o azul, violeta e o cinza. Hoje em dia há vários desamareladores nestes tons no mercado, que ajudarão você a resolver esse problema. Você pode usar máscaras de tratamento violetas, xampus para cabelos grisalhos, xampus de tom violeta ou azul, e o clássico truque da violeta genciana. Dissolva um pouco de violeta genciana em 1l de água, e mergulhe os fios. Dissolva bastante a violeta, para que seu cabelo não fique com um tom roxo. Isso e um truque velho e barato para desamarelar os fios loiros, se ressecar os cabelos. Você deve fazer esse desamarelamento sempre que perceber que o seu loiro está passando para um tom mais amarelado.

Retoque de raiz

Uma das preocupações recorrentes de quem tem os fios loiros tingidos são os cuidados com o retoque de raiz. Porém, essa questão do retoque se torna bastante subjetiva, e depende muito também da cor original do seu cabelo. Se o seu cabelo é loiro natural, porém está tingido ou descolorido um ou dois tons menores que o seu, você pode deixar a raiz crescer um pouco mais, sem que seja perceptível. Até mesmo cabelos mais escuros tingidos vários tons abaixo também ficam esteticamente agradáveis com uma parte pequena da raíz sem retoque. Já com a raíz escura até quase a metade do cabelo, sendo o tom do loiro escolhido bastante claro, fica um pouco mais complicado manter a raíz sem o retoque. Às vezes o não retoque da raíz é intencional, para criar uma impressão de contraste entre a raíz e as pontas do cabelo, porém, isso exige bom senso, e é importante que você esteja atenta ao tom natural do seu cabelo e o tom da sua raiz, e o estilo que você quer criar.

Vote no artigo

2 Comments

  1. Denise Araujo Brum Ferreira

    at

    Bom dia,
    Tenho cabelo com luzes e preciso retocar a raiz pois tenho bastante cabelos brancos na parte da frente. Como fazer???
    Quero saber também como mantê-los platinados e não amarelados??? Posso fazer selante de que tipo??? Passei um matizador da cor roxa em 3D e meu cabelo ficou roxo como retirar esta cor???

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.