Como funciona o Cronograma Capilar?

Conteúdos Nesse Artigo:

Como fazer corretamente o Cronograma Capilar

iStock 000014513768 Medium - Como funciona o Cronograma Capilar?

Como funciona o Cronograma Capilar?

Para quem pensa que apenas os cabelos que passam por procedimentos químicos, como a descoloração, a escova progressiva e a tintura, sofrem danos, está enganada. Tanto estas madeixas quanto os cabelos naturais também são agredidos diariamente com ações externas do meio ambiente, como, por exemplo, o cloro, a poeira, a poluição, o sal e o sol, bem como com as ações térmicas de aparelhos eletrônicos, como é o caso da chapinha, do secador e do babyliss. Para um tratamento completo dos fios, seja qual for o seu caso, é indicado o cronograma capilar, pois a tendência é repetir produtos desnecessários.

O que é e como funciona o cronograma capilar?

Todos os tipos de cabelos necessitam hidratação diariamente para que a umidade natural das fibras capilares sejam recompostas, evitando assim o ressecamento dos fios. Como muitas mulheres podem não saber, motivo pelo qual repetem os produtos deste gênero a cada lavagem, os cabelos não precisam apenas de hidratação, mas também nutrição e reconstrução. É por causa disso que foi desenvolvido o chamado cronograma capilar. Desta forma, os fios recebem aquilo que precisam de forma gradual. O ciclo de cronograma capilar consiste em alternar um gênero diferente de tratamento a cada lavagem.

Quantas lavagens por semana?

Isso significa, que, se você, por exemplo, lava os seus cabelos três vezes por semana, ao seguir um cronograma capilar, você irá utilizar, na primeira lavagem da semana, um shampoo, uma máscara e um condicionador do gênero hidratante, que no caso dos cabelos loiros, ajuda a suavizar os fios, melhorando o aspecto embaraçado, espigado e ressecado das suas madeixas, além de repor a água perdida por conta da mistura da água oxigenada e do pó descolorante. É importante para os cabelos loiros, e os demais, começar o cronograma capilar pela hidratação, para você não se preocupar com aquele aspecto pesado.

Na segunda lavagem da semana, no ciclo de cronograma capilar, será a vez do gênero nutritivo, devendo você ter um shampoo, uma máscara e um condicionador focado nesta especialidade.  O papel do tratamento de nutrição é realizar a reposição dos aminoácidos essenciais que os cabelos perdem após a descoloração, por causa da porosidade, que se caracteriza pela abertura das cutículas, levando embora a umidade natural, os nutrientes e principalmente a massa capilar, o que resulta naquela sensação de que os seus cabelos estão mais finos. Por causa da fraqueza, os fios finos se quebram, sendo este o principal temor pós-descoloração.

Já na terceira lavagem da semana, você deve ter em mãos um shampoo, uma máscara e um condicionador do gênero reconstrutor. Vale lembrar que o tratamento de reconstrução é indicado apenas para quem possui as madeixas realmente detonadas, como é o caso das mulheres que possuem os cabelos loiros. É a reconstrução que encorpa e fortalece os cabelos afinados por causa da porosidade, praticamente reparando as fibras capilares. O tratamento reconstrutor também é o único dos três integrantes do ciclo de cronograma capilar que sela as cutículas dos cabelos, evitando a perda de água, de nutrientes e da massa capilar.

Reconstrução no Cronograma Capilar

Quando os produtos reconstrutores são usados pelas mulheres com fios mais escuros, a tendência é que elas sintam o resultado desejado totalmente ao contrário. Como apenas os cabelos descoloridos precisam de reconstrução, a tendência é que os fios mais escuros quebrem ou ressequem com estes produtos. Mas, as mulheres com cabelos loiros que resolvem fazer repigmentação podem usá-los no cronograma capilar sem medo, afinal, os resquícios do clareamento ainda convivem com os fios neste caso. Se você possui as madeixas loiras que não estejam tão detonadas ou simplesmente não as possui descoloridas, basta alternar a hidratação com a nutrição apenas.

1 Comment

  1. Mariana Miranda Freitas

    at

    Oi, to descolorindo o cabelo para tonalizar de cinza e predico fazer o cronograma. Escolhi esses cremes, o que voce acha?
    H -Máscara Intensa Hidratação Reparadora (Quinoa) – natura
    U – Óleo de coco 21,90 + N – Elseve Reparação Total 5
    R – Máscara Reconstrutora Acquaflora
    Matizador – Máscara Blond Matizante da Flores e Vegetais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.