Como Domar o Frizz dos Cabelos

Continuando nossa conversa sobre o frizz, aqui estão alguns truques e atitudes que podemos lançar mão para domar estes cabelinhos arrepiados em nossos cabelos:

Truques e Atitudes contra o Frizz

Cabelo com frizz 2 - Como Domar o Frizz dos Cabelos

  • Não lave os cabelos com shampoos todos os dias. Isto causa ressecamento e retira a oleosidade e o brilho natural dos cabelos. Opte por shampoos cuja composição contenha ativos naturais (como aloe vera e extratos de plantas) e, de preferência, que seja isenta de sulfatos.
  • Caso você realmente queira ou precise lavar os cabelos diariamente, substitua seu shampoo normal por algum condicionador rico em ativos botânicos. Você pode intercalar a lavagem com shampoo normal com esta técnica (o Co-Wash, COnditioner WASH). Ela previne os danos causados pelo atrito e ativos dos shampoos convencionais e, dessa forma, também atua como prevenção e combate ao frizz.
  • Lave os cabelos somente com água fria. Sei que em tempos mais frios é complicado, mas esta atitude é um trunfo contra o ressecamento e o frizz nos cabelos. Experimente lavar os cabelos no tanque! Assim você pode tomar seu banho quentinho sem medo de danificar os fios.
  • Mantenha os cabelos devidamente hidratados. Para tanto, utilize alguma mascara de tratamento ao menos semanalmente.
  • Não torça os cabelos ao secá-los, “amasse-os” gentilmente. Trate dos seus fios com carinho. Tal carinho também é necessário na hora de secar as madeixas. Se possível, indico-lhes substituir a toalha de banho convencional por alguma toalhinha de algodão (camiseta velha, lençol, fronha, etc.).
  • Sempre, SEMPRE, utilize um excelente leave-in! Ele é o responsável por selar a hidratação e proteger os cabelos contra danos externos.
  • Tenha sempre em mãos séruns ou óleos vegetais. Eles são boas armas para “mascarar” o frizz dos cabelos.
  • Certifique-se de usar pentes e escovas destinados ao seu tipo de cabelo e ao efeito desejado. Não use escovas de alisamento e modelagem para desembaraçar os cabelos, isso acarreta quebra e, por consequência, aumento do frizz.
  • Se possível, substitua o pente pelos dedos. Tente desembarcar os cabelos ainda molhados somente com as mãos. Isso irá prevenir a quebra desnecessária dos fios. Garanto-lhes: Funciona!!! Há tempos não uso pentes para desembaraçar os cabelos, e os cachos agradecem.
  • Não durma com os cabelos molhados.
  • Mantenha suas mãos LONGE dos cabelos enquanto eles secam!!! Assim as madeixas se “assentam” livres de rebeldia.
  • Corte as pontinhas do cabelo com regularidade a fim de evitar pontas duplas, as quais são facilmente confundidas com frizz. Não digo que necessariamente tenha que cortar de 3 em 3 meses ou 6 em 6. Apare sempre que você sentir necessidade, ou seja, quando seus cabelos estiverem embolando facilmente ou quando as pontas estiverem “espigando” ao secar e/ou secando bem mais rápido do que o restante das madeixas.
  • Mulheres com cabelos cacheados, abracem o frizz! Ele é parte natural de suas madeixas. O próprio formato dos cachos já disfarça o frizz com eficiência. Contudo, caso queira um help a mais, pomadas e ceras a base de ativos naturais são uma boa opção. Mas não exagere na dose, pomadas em excesso tendem a ressecar os fios. Basta aplicar um tico de nada naquela área que mais lhe incomoda e pronto.

Leia Também:
Cabelos com Frizz – Causas
Receitas Caseiras contra o Frizz

Beijos Mil,
Karina Viega

8 Comments

  1. Claudia

    at

    Minha mãe é costureira e faz toucas de cetim. Caso se interessem mandem e-mail para [email protected]. Bjssss

  2. Mayara

    at

    Oi Karina, estou mega desesperada com a textura horrorosa em que meu cabelo se encontra (cheio de frizz e mega ressecado) na parte de cima da cabeça. Sei que os tratamentos e aplicações mais indicados para resolver esse problema devem ser aplicados do meio do cabelo pra baixo, até as pontas. Porém, como resolver o problema do frizz na raiz dos cabelos, acabar com essa aparência de arrepiado o tempo todo? Meu cabelo é castanho com mechas loiras e levemente ondulado. O que faço? Quero meus cabelos lindos e sedosos de novo!!! Buááá!

  3. Amanda Kreves

    at

    Eu uso muito o Gold Sérum da linha Nutriseduction da Alfaparf, pois meus cabelos são secos e ressecados e esse produto envolve o cabelo em uma micro barreira invisível e extremamente fina. Suaviza as cutículas ásperas e repara as pontas duplas. A riqueza da Vitamina E e de Agentes Especiais “Screening” protegem o cabelo e dão uma incrível definição e transparência com resultados visíveis imediatos.

  4. Oi Kah!! Pra mim não pode faltar a misturinha creme + argan, passo no comprimento e nas pontas vou amassando como falou com carinho e meus cachos ficam definidos e sem frizz! Adoro!

    Beijos

    • Karina

      at

      Obrigada pela dica, Lu! Anotado!
      Vou testar ^.~
      Beijos Mil

  5. Åsa

    at

    Essa de trocar o shampoo pelo condicionador foi terrível.
    Quem lava os cabelos todos os dias geralmente é pela oleosidade capilar, e trocar o shampoo pelo condicionador não é uma boa ideia.
    E é o condicionador que sela as cutículas do cabelo, não o leave in. Leave in serve para continuar a hidratacão, para proteger e finalizar mesmo os fios.
    Os cabelos com frizz são aqueles finos e sem peso, então o ideal é trabalhar o peso e corpo dos fios.

    • Karina

      at

      Flor, respeito. Porém não concordo com alguns apontamentos…
      ^.~
      Beijossss Mil.

      • Åsa Kvinna

        at

        Não precisa nem de ciência para confirmar, basta usar a lógica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.