Finalizadores! O ideal para cada tipo de cabelo.

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar dos finalizadores de cabelo, suas funções, benefícios e suas indicações para cada tipo de cabelo. Pois sim, um é melhor e mais indicado para cada tipo de fio do que o outro.

cab1

São tantas as opções de finalizadores existentes no mercado que fica realmente muito difícil de escolher um ideal e adaptável a você. É o típico momento “E agora José?”! É nessa hora em que você para e se pergunta “será que é bom?”, “será que vai funcionar?”, “não vai pesar?”, “não vai hidratar pouco?”. Fiquem mais leves e céticas na hora de escolherem, pois vou falar sobre eles hoje para vocês.

De início, basta saber que cada tipo de fio de cabelo pede um tipo de tratamento diferente, pede ativos diferentes. Com os finalizadores não seria diferente, pois eles fazem parte de uma linha rotineira do tratamento capilar. Como o shampoo, que existem centenas de milhares, e um é bom pra você e o outro não. Aqui vai a mesma dica dos shampoos e máscaras, cada um deve ser adaptado e indicado para seu biotipo capilar, ou ao estado em que ele se encontra atualmente ou naquele momento.
Um resumão: o creme para pentear desembaraça os fios de cabelo e ajuda a hidratá-los; os óleos finalizadores (vide argan, macadâmia, etc.) protegem os fios e controlam o frizz; o leite para pentear é um hidratante mais leve que os cremes para pentear, sendo ideais para quem tem fios normais a oleosos; os leave ins são geralmente termo ativados (geralmente), mantendo a hidratação feita anteriormente e protegendo os fios do secador e prancha. Em alguns casos, dá até pra misturar um com o outro para potencializar os resultados (eu costumo misturar óleos e leave ins).

Creme para Pentear

O creme para pentear é mais indicado para aqueles cabelos mais indisciplinados e mais difíceis de pentear e de controlar. Também mais indicado para fios mais secos e porosos. No geral, já é um produto que tem indicações para todos os tipos de cabelo (cada um com seus ativos adaptados ás características de cada fio), aqui entram defrizantes e ativadores/umidificadores de cachos, por exemplo.

É necessária uma pequena quantidade do produto para um cabelo, cada um com suas necessidades. Alguns atualmente já contém proteção térmica, sendo também indicados para serem utilizados antes do secador e chapinha, deixando os fios mais macios e com brilho. Alguns contém proteção solar, esses são os ideais para quem se expõe ao sol. Porém deve ser utilizado com moderação, pois dependendo da formulação do produto, se colocar nos fios uma quantidade muito excessiva, ele pode pesar e deixá-los oleosos, ou ainda com aquele aspecto que eu chamo de “embaçado”, que é quando o fio não fica nem macio e nem brilhante, e com um aspecto estranho ao toque.

 

Óleos

Os óleos são mais indicados para quem tem cabelos mais rebeldes e com frizz, geralmente quem tem cabelos secos, danificados; também sendo uma ótima ferramenta para quem tem cabelo cacheado, alisado ou colorido, eles dão mais naturalidade e brilho aos cabelos. Reduzem e controlam o frizz, protegem os fios de danos, de quebra e arrepiados, além de nutrirem os fios potencializando máscaras.  A maioria é indicada para ser aplicada como finalizador mesmo, ou seja, ultimo passo, para dar mais brilho e controlar os fios. Alguns tem proteção térmica, podendo se aplicados antes de secador e prancha, como também misturá-los ao creme para pentear (como eu faço). O efeito saí com as lavagens, com exceções para alguns mais potentes.

 

Leite para Pentear

O leite para pentear ainda é novidade para algumas pessoas. Ele é uma versão alternativa ao leave in, sendo mais leve. Ele tem as funções de facilitar o ato de desembaraçar os cabelos, e por ser mais leve, não pesar nos cabelos ficando com um aspecto mais natural. Ele é indicado para fios normais a oleosos e para quem tenha fios mais finos. Ajuda a definir cachos e a hidratá-los ao longo do dia. É sempre prático, podendo ser utilizado quando necessário, podendo ser aplicado tanto nos fios úmidos, quanto nos fios secos, melhorando o aspecto dos cabelos que ficam ressecados ao longo do dia. Tem um potencial hidratante leve, ou seja, dá uma leve hidratada momentânea, que sai em algumas horas.

 


Facilitou a mente? =D

Abraços.

 


 



Finalizadores! O ideal para cada tipo de cabelo.
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.