in

UALUAL AmeiAmei CUTCUT

Cauterização para cabelos loiros

cauterização.cabelos loiros
Cauterização para cabelos loiros

Um dos procedimentos mais aconselhados para cabelos loiros é com certeza a cauterização. Durante o processo de tintura e descoloração, os cabelos perdem muitos nutrientes, principalmente proteínas, que são os nutrientes base de todo o fio de cabelo, e sem elas, o cabelo não se sustenta, ficando quebradiço, frágil, rebelde e ressecado. A cauterização vai ajudar o cabelo loiro a se recuperar e a repor uma parte das proteínas perdidas, especialmente a queratina, de volta aos fios, para que estes não fiquem danificados e voltem a ter brilho, vida e maciez.

O que é a cauterização

A cauterização, ou queratinização é um processo de reconstrução capilar muito recomendado para cabelos loiros ou tingidos, ou cabelos danificados por químicas, alisamentos, em geral. Ela consiste na utilização de um spray ou creme de queratina juntamente com o uso da chapinha, que será essencial para selar as substâncias dentro dos fios e fechar as escamas.

Cauterização a frio

A cauterização pode ser a quente, que é a mais comum, ou a frio, que é outro tipo de cauterização. A cauterização a frio é como se fosse uma reconstrução capilar, que pode ser feita com queratina ou outras proteínas, juntamente com uma máscara reconstrutora. O diferencial desse tratamento é que ele não exige o uso da chapinha. Ela é feita da mesma forma que a cauterização a quente, mas dispensa o uso da chapinha no final.  Esse tipo de cauterização é mais recomendado para cabelos loiros mais elásticos e extremamente danificados, especialmente após um processo de descoloração malsucedido, e que não podem fazer o uso da chapinha de jeito nenhum. Normalmente esse cabelo precisa de uma reconstrução profunda, e de uma cauterização a frio para se recuperar dos danos. Depois de algumas semanas com o cabelo já recuperado, a cauterização a quente já pode ser feita.

Cauterização a quente

A cauterização a quente é a mais conhecida entre os tratamentos para cabelos loiros. Como já foi dito, ela é um tratamento de recuperação dos fios no qual se repõem as proteínas e a queratina durante os processos químicos os quais os cabelos passaram. Esse tipo de cauterização é recomendado para qualquer tipo de cabelo. Desde os cabelos loiros danificados e descoloridos, aos cabelos com escova progressiva, independente da cor, aos cabelos tingidos, e até mesmo aos cabelos virgens. Porém, a diferença não será nos produtos que serão usados durante o tratamento, mas sim na frequência com a qual será feita a cauterização. Como ela é um processo de restauração dos fios, e reposição de massa, se o seu cabelo não está danificado, ou seja, se já possui todos os nutrientes dos quais ele precisa, ele pode ficar com excesso de proteína e queratina nos fios se fizer esse procedimento com uma frequência muito além da que os fios precisam. Você sentirá os fios duros e ressecados, pois é dessa forma que o cabelo fica após o excesso de queratina nos fios. Fique atenta, portanto a esse conselho: se seu cabelo não está tão danificado, não faça a cauterização semanalmente, faça-a mensalmente ou quinzenalmente.

Como funciona o processo de cauterização dos fios

O processo de cauterização a quente pode ser feito tanto nos salões quanto em casa, e nos dois lugares o procedimento é bem parecido. Primeiro, o mais importante é que você lave seu cabelo com um shampoo que tenha um alto poder de limpeza ou um anti-resíduos. Por que isso é necessário? Esse procedimento é necessário para retirar os resíduos de poeira, oleosidade, cremes, óleos e leave-ins que foram usados nos cabelos, e se prendem a eles, impedindo que os ativos da cauterização penetrem profundamente nos fios. Após a lavagem, é recomendado que seja feita uma hidratação com máscara de sua preferência. A hidratação é importante para tratar os cabelos, repor a água deles, e dar maciez ao final do procedimento. Enxague os fios.  Após a hidratação, deve ser aplicada nos fios úmidos um spray de queratina líquida sem enxague. Em seguida, seque com o secador, e passe a chapinha nos fios secos, pelo menos duas vezes em cada mecha de cabelo. A chapinha é um processo bastante importante da cauterização, pois é ela que vai selar os fios e fazer com que os ativos se fixem no cabelo, além de fechar as cutículas do fio, e dar um brilho espelhado a eles. Após esse procedimento, os fios se tornarão mais fortes e brilhantes, e visivelmente mais encorpados. Essa cauterização é a clássica, que é feita no salão e você pode fazer também em casa. A seguir você vai conhecer uma receita de cauterização caseira que pode ser feita por você e que vai ajudar muito a recuperar os fios loiros danificados.

Cauterização com bepantol

Já sabemos que o Bapantol é bom para tudo. Hidratar olheiras, cutículas, colocar na máscara de cabelos. Pois é, o bepantol também pode ser utilizado na cauterização capilar. Nesse caso, o produto que usaremos é o bepantol líquido. Para essa receita, você vai precisar de:

  • 10 ml de bepantol líquido.
  • 10 ml de queratina líquida (de marca confiável e reconhecida)
  • 10 ml de um bom finalizador de queratina (idem)

Tanto a queratina quanto o finalizador devem ser sem enxague, ok? Senão pesa muito no cabelo. Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture tudo. Se o seu cabelo não é comprido, reduza a receita à metade. Após lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos, passe a mistura nos fios, espalhando bem. Em seguida, seque os cabelos com um secador, e finalize com a chapinha, passando pelo menos 3 vezes em cada mecha de cabelo. Fique dois dias sem lavar após o procedimento, ou pelo menos não lave no dia seguinte. Se o seu cabelo loiro está muito danificado, essa é uma dica de cauterização barata e bastante eficaz.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alisamento Químico X Cabelos Loiros

Shampoos para cabelos loiros