in

Como cuidar dos fios no verão?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou ensinar pra vocês, como cuidar dos fios de cabelo no verão.

cab1

É muito bom ficar de pernas pro ar na época mais quente do ano. Sendo bem corriqueira a vontade de ir para uma boa piscina ou uma grande praia. Porém, a combinação sol/mar/areia ou a combinação sol/piscina, tende a ressecar ou até a danificar os fios. É de se preocupar com a saúde dos fios após estes eventos, com os riscos de ficar com os fios detonados, mas agora, vou lhes dar umas dicas para não ficarem com os fios castigados durante o evento praia ou piscina, e o que fazer para recuperá-los caso eles assim o fiquem no pós-praia/piscina.

Inicialmente, é essencial saber que a exposição direta e frequente ao sol, dos cabelos (e até da pele), primeiramente retira a hidratação natural deles. Cabelos crespos a volumosos tendem a ficar ainda mais secos e volumosos, por conta deste efeito desidratante. O sol da água do mar (excessivo) e o cloro contido na piscina, também são fatores de ressecamento, e aliados ao sol, o efeito fica ainda mais poderoso contra a beleza dos fios.

Inicialmente, antes de frequentar estes lugares, é indicado fazer hidratações no salão pelo menos uma vez a cada 15 dias, também é bom dar uma cauterizada nos fios, para garantir força, brilho e resistência, pelo menos uma vez por mês, para já ficar com os fios preparados para os eventuais danos.

Agora para quem não se cuidou, ou até se cuidou, mas ficou com os fios danificados (os não cuidados, ficam ainda mais), reconstruções a frio são uma boa indicação. Que é aquela reconstrução que não utiliza fontes de calor como secador e chapinha (que danificariam ainda mais os fios). Recomendo também boas nutrições, para repor a oleosidade perdida da proteção dos fios.

Agora você, que não vive sem a chapinha, ou pelo menos, não vive mais sem o secador… Nem preciso ressaltar que é de extrema necessidade o uso de produtos termo ativados, não é? Compre um bom termo protetor, seja liquido, seja em leave in, em silicone, em defrizante… Mas é inevitável o uso, sendo de extrema importância para manter a integridade e saúde capilar. Uma outra dica, que nem todos “exatamente” saibam, é que os secadores e pranchas com íons (que vemos em todos os lugares) danificam muito menos os cabelos! Sabiam disso? Quanto maior a emissão de íons melhor será para os fios, e menos danificados eles ficaram. Também recomendo direcionar o secador, na hora da secagem ou escovação, para o comprimento dos fios, não de baixo para cima… Pois isto pode deixar os fios embaralhados, embaraçados e esvoaçados, tendendo a danificá-los de certa forma, quando você iria tentar reverter o problema com uma escova, ou repetir a escovação.

Caso seus cabelos tenham ficado opacos e sem vida alguma, saiba que foi a falta de cuidados no pré-sol, e pós sol também. Isso porque o sol já sozinho, consegue eliminar boa parte da camada lipídica dos fios, removendo em seguida a hidratação, o que os faz ficar assim, desidratados e com pouco brilho, ou até em alguns casos, sem brilho algum.

E pra quem faz dietas, não abuse das dietas muito antes de ir a praia. Quantos menos nutrientes você comer, mais fracos e quebradiços seus fios tendem a ficar.

Segredo de recuperação? Hidratação, hidratação, hidratação! É essencial e vital, se você quer ter e ficar com os fios saudáveis.

Comece a desde já, utilizar-se de produtos que contenham filtro solar, proteção solar, bloqueador solar nos fios. Pois estes, tendem a formar uma camada extra de proteção ao redor dos mesmos (semelhante aos itens de pele), que evita, atenua ou bloqueia a ação dos raios UVA e UVB. E sempre hidratando, e hidratando. Você que não quer “perder” muito tempo com o cabelo na praia, monte um kit basic, e leve sempre aquelas máscaras de ação rápida. Temos hoje em dia até máscaras que agem em um minuto! Então isso não é mais desculpa para descuidar dos fios e depois pôr a culpa toda no sol.

 

Depois, só cortar as pontinhas e continuar mantendo os tratamentos capilares em dia, e os fios ficarão bonitos e já preparados para a próxima temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como ter cabelo loiro sem prejudicar os fios?

Como ter cabelo loiro sem prejudicar os fios?

Qual é o melhor alongamento de cabelo?