Técnicas que deixam os cabelos lisos sem usar formol!

Formol não está mais na lista preferida de produtos que alisam cabelo. Faz um bom tempo que esse nome anda preocupando tanto as consumidoras, quanto as marcas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do formol está proibido nos salões de beleza porque pode causar queimadura, queda total do cabelo, descamação e inflamação do couro cabeludo, além de tontura, vômito, falta de ar, forte dor de cabeça, coceira nos olhos, irritação na garganta e outros problemas na hora da aplicação. E olha que já teve mulheres que perderam a vida por conta do mau uso do formol na hora de alisar os cabelos.

Diante de tantos perigos e proibições, muitas marcas evoluíram no quesito alisamento, para o bem de todas as mulheres que gostam de bater o cabelão liso por aí! E nenhum dos tratamentos usados por cabeleireiros profissionais têm formol na composição. A substância tóxica foi mesmo excluída de muitos tratamentos e, mesmo assim, a maioria das mulheres se sentem realizadas com os cabelos lisos sem o componente.

Um dos tratamentos mais conhecidos hoje em dia para alinhar os fios e deixar a fibra capilar bem lisinha é o relaxamento do cabelo. Que é superindicado para as mulheres crespas ou com cabelos bem cacheados. Essa técnica consegue soltar os cachos e deixar uma aparência bem suave e levemente ondulada depois da aplicação.

Técnicas que deixam os cabelos lisos sem usar formol!

Técnicas que deixam os cabelos lisos sem usar formol!

A fórmula deste tratamento contém hidróxido de sódio, que consegue soltar o cacho, sem alisar totalmente. Custa em média R$ 200 em um cabelo longo e dura até dois meses. Quem opta por esta técnica, pode alisar bem o fio secando o cabelo com o secador. Depois do tratamento aplicado, não lave e nem amarre os fios por três dias. Assim o resultado será melhor!

Outro tratamento que promete deixar os fios lindos, nutridos e lisos é o recondicionamento térmico light. Essa técnica usa o tioglicolato de amônia, que muda a fibra capilar e, assim, deixa o cabelo bem lisão. Mas sem aquele efeito chapado, sabe? Esse tratamento consegue amenizar as ondas e deixar o cabelo lisinho, mas com bastante movimento. A aplicação é feita apenas no salão de beleza, assim como o relaxamento. Não tente fazer em casa, ok? Pode dar errado!

Mas o diferencial deste é o procedimento: depois de aplicar e esperar o produto agir no fio, o profissional lava bem o cabelo e depois seca com secador. A chapinha vem logo em seguida, assim como na progressiva, para ajudar na penetração do produto, prolongando o resultado. O tratamento custa, em média, R$ 300 nos cabelos longos, e dura cerca de três meses. É indicado não lavar e nem amarrar os fios durante três dias, para não marcar o cabelo.

A evolução das técnicas de alisamento não se limita apenas ao formol. Muitas marcas estão usando, nas composições dos procedimentos, produtos naturais que não machucam tanto a fibra capilar. A escova indiana, por exemplo, alisa o cabelo e ameniza os cachos. Ela é feita à base de chá verde e não agride os fios como a progressiva. Ainda aumenta a resistência do cabelo, deixando ele mais forte.

Outras técnicas usam óleos naturais e também nutrientes que amenizam o aspecto ressecado, bem diferente do que acontece com o formol. As pontas não ficam duplas e o brilho não vai embora. Gengibre, argan, castanha e semente de uva na composição são alguns dos exemplos que aumentam a resistência do fio.

Técnicas que deixam os cabelos lisos sem usar formol!
Vote no artigo

1 Comment

  1. Aline Santos

    at

    Pôxa, meu cabelo não resiste a amônia… derrete… hidróxido de sódio nada mais é do que soda cáustica… tenho muito medo de colocar isso no cabelo… Mas irei procurar a escova indiana e ver como é o seu efeito no meu cabelo… e ver se paro com o uso do formol, que me deixa com a garganta muito irritada… Obrigada pelas dicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *