Queda capilar em excesso – Como evitar?

Queda capilar em excesso – Evite que isso aconteça!

Queda capilar em excesso

Queda capilar em excesso – Como evitar?

Você pinta o cabelo, gasta com ampolas de hidratação, cuida para não deixar o fio sem corte, fica horas na frente do espelho para secar, cuidar e modelar o cabelo antes de sair de casa. Mesmo assim, leva um susto: em questão de semanas, ou até mesmo em poucos dias, seu cabelo começa a cair, cair e cair. A queda passa da normal (dizem os especialistas que o normal são até 100 fios por dia!) para a queda capilar em excesso. Isso, claro, não é bom sinal.

Pode ser muita química, como alisamento seguido de tintura ou descoloração, pode ser algum problema hormonal, pode ser falta de vitaminas nas camadas capilares. Mas, ao invés de você ficar pensando e imaginando possibilidades que provocam a queda capilar em excesso, prefira se consultar com um tricologista, que é um médico dermatologista especialista em cuidar apenas de cabelos. Ele vai avaliar o seu fio e diagnosticar o motivo da queda.

E prepare-se: ele vai perguntar como anda a sua vida. Por que isso? Porque muitas vezes a queda de cabelo pode estar relacionada ao estresse. Se a sua vida anda agitada demais, sem tempo para comer de forma saudável e dormir uma noite inteirinha, atenção! A queda capilar em excesso pode estar sendo causada aí! A ansiedade também piora a situação. Então, comece hoje mesmo a analisar se a queda capilar em excesso não está relacionada ao seu estresse.

Se a resposta for positiva, comece, então, um plano de ataque: vale ir ao médico, mas também será preciso mudar a alimentação, amenizar a correria, dormir melhor e fazer atividade física. Assim, sua saúde entra em forma e o seu cabelo também. Quando o organismo não vai bem, as unhas enfraquecem, a pele pode ficar mais oleosa ou seca e o cabelo pode cair. Fique atenta!

Neste plano de ataque contra a queda de cabelo está também o cuidado com o couro cabeludo. Afinal, é dele que nascem os novos fios! Quando ele não vai bem, o cabelo não recebe os nutrientes necessários vindos do organismo e fica frágil, começa a cair e a quebrar. Outro detalhe: evite queimar o couro cabeludo no sol, isso ajuda a aumentar a queda de cabelo. Para ter um couro cabeludo saudável, evite, além do sol, dormir com os cabelos molhados. Caso contrário o surgimento de fungos poderá ocorrer, provocando a queda capilar em excesso.

Deixar o cabelo muito sujo por muitos dias também aumenta a queda de cabelo. É preciso manter a limpeza em dia. Não precisa lavar os cabelos todos os dias, mas nas vezes em que você suar fazendo alguma atividade física, é importante lavar os fios com xampu e depois promover uma hidratação.

O acúmulo de sujeira deixa a cutícula do fio entupida, sem que o cabelo consiga receber os nutrientes do couro cabeludo. Além disso, muitos resíduos enfraquecem a fibra capilar fazendo o fio se soltar ou quebrar com mais facilidade. Então, é bom ficar atenta nesta questão também! A alimentação deve ser completa com fibras, vitaminas, proteínas magras e minerais, que ajudam a turbinar a força e a resistência do cabelo. Lembre-se que para a queda também vale aquele ditado: você é o que você come!

Queda capilar em excesso – Como evitar?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *