Quando devo me preocupar com a queda de cabelo?

Uma mulher com queda de cabelo normal perde entre 80 e 100 fios de cabelo por dia. Sim, o número assusta um pouco, mas é normal e não significa que você vai ficar careca! Quem garante é a técnica Maíra Sena, Educadora de Wella Professionals. Mais do que esta quantidade, significa perigo e merece atenção. É quando acontece a alopecia, um problema que significa a redução dos cabelos, que pode ser só num pedaço da cabeça ou nela toda. “Esse problema tem duas classificações: temporário e androgenética. Cada uma das categorias têm sintomas e causas diferentes, mas ambas resultam em uma queda de cabelo em excesso. E para diagnosticar, a mulher precisa buscar ajuda com um dermatologista”, afirma a profissional.

Quando devo me preocupar com a queda de cabelo?

Quando devo me preocupar com a queda de cabelo?

A queda chamada de temporária é, como o próprio nome diz, por um período de tempo. E a queda sempre é pela cabeça toda, que pode ser bem aparente ou só superficial, notada em apenas um lugar da cabeça. De acordo com a especialista, esta queda temporária pode ser causada por muita química no cabelo, estresse intenso, variação da umidade do ar muito drástica, infecções pelo corpo e também gravidez. Ela é reversível e pode ser tratada com a ajuda de um médico. Já a queda chamada de androgenética, é hereditária e não tem cura. É causada pela influência dos hormônios sexuais masculinos no corpo. Por isso é mais intensa nos homens.

Mas, existe alguma técnica para evitar a queda de cabelo? Maíra responde que a maneira mais correta de não sofrer com o problema é mantendo um ritual de beleza e saúde dos fios. Uma vez por semana você pode usar um xampu tônico, que seja composto por nutrientes que previnem a queda. Além disso, existem remédios que ajudam a controlar a perda de cabelo, mas eles só podem ser vendidos com prescrição médica. “Controlar a oleosidade, mantendo os fios limpos e estimular o couro cabeludo com massagens também evitam a queda. Outra ação eficiente é sempre lavar e não deixar resíduos de condicionadores e cremes nos fios. E também evitar de fazer mais de um processo químico, como tintura e progressiva muito próxima ao couro cabeludo”, explica.

Uma mulher que sofreu com queda de cabelo uma vez, não vai, necessariamente, sofrer outras vezes. A técnica explica que se for uma queda temporária, é indicado um tratamento de diminuição de queda, e tempo dependerá das causas do problema e da quantidade de cabelo que a paciente perde. E, antes de você pensar quando começar a se preocupar, Maíra alerta: quando você está passando por um período longo com quedas (um mês seguido, por exemplo) e quando você notar que há lacunas no cabelo, onde o couro cabeludo fica muito aparente.

No mercado existem muitos xampus e condicionadores que são específicos para queda de cabelo. Você pode optar lavar os seus fios duas vezes por semana com esses produtos. Maíra indica a marca System Professional para controlar a queda. É um xampu profissional que você pode usar em casa e amenizar a perda de cabelo. A marca tem a linha Balance Scalp, que ajuda a melhorar a situação e, ainda, reduzir em 50% a queda, além de estimular o crescimento do fio.

Quando devo me preocupar com a queda de cabelo?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *