Qual é a maneira certa de cuidar dos fios no inverno?

Cuidar dos cabelos no inverno é tão importante quanto no verão. Muitas mulheres acham que só o cloro da piscina e o sal do mar são os vilões dos fios, mas não é bem assim! No inverno, usa-se mais água quente, que retira os nutrientes dos cabelos e, também, mais chapinha e secador, que desidrata as camadas e provoca o ressecamento. Mais do que isso: o vento gelado e o uso de tocas e lenços podem quebrar os fios e deixá-los arrepiados.

A fundadora da marca Charis Professional, Silvana Satuchengo, alerta que os cabelos sofrem com a queda da temperatura e o principal cuidado é na hora de lavar os fios. Poupe seus cabelos da lavagem todo dia, pois isso vai amenizar a perda de proteínas e nutrientes e também vai diminuir a oleosidade dos cabelos, provocada pela água quente, que aumenta a quantidade natural de sebo produzida pelo couro cabeludo.

Quando for lavar, de acordo com a especialista, o mais indicado é usar água morna, que ajuda a dar brilho e que não retira os nutrientes dos fios. “Sempre morna, nunca quente. Outra dica importante é nunca usar as unhas para lavar os fios, pois esses movimentos podem agredir o couro cabeludo e provocar escamações”, diz.

Outra dica da especialista é não sair de casa com os cabelos molhados no inverno. Em contato com o vento gelado, eles podem quebrar com mais facilidade e aumentar o frizz. Por outro lado, toda vez que secar os fios dentro de casa com o secador, não se esqueça de usar um produto de proteção térmica, que vai proteger o fio e não deixá-lo danificado por conta do vento quente. “Nunca deixe o jato de ar próximo ao cabelo. Essa agressão é capaz de quebrar os fios, além de tirar toda a sua elasticidade e o seu brilho. O ideal é sempre secar com a ajuda de uma escova específica e colocar o secador sempre cerca de 30 centímetros do fio”, avisa Silvana.

Qual é a maneira certa de cuidar dos fios no inverno?

Qual é a maneira certa de cuidar dos fios no inverno?

Quando se fala em queda de cabelos, a especialista afirma que na estação mais fria do ano, a tendência é cair mais cabelo que no verão, isso porque ele fica mais frágil. Para evitar uma queda em excesso, duas dicas: lave até três vezes por semana seus fios e utilize xampus, condicionadores e máscaras de tratamento que tenham extratos de trigo, arroz, soja e outros cereais, que fortalecem a camada capilar e também ajudam a manter o brilho e a nutrição do fio.

A hidratação também deve ser mantida uma vez por semana, pelo menos. Se o cabelo estiver muito ressecado e com aspecto poroso, a dica é fazer duas vezes por semana. A forma de hidratação mais indicada para o inverno é a ampola. De acordo com Silvana, são mais rápidas e possuem uma concentração alta de nutrientes, vitaminas e minerais que reconstroem o fio. “A hidratação deixa o cabelo sempre bonito e as ampolas servem como uma bomba de nutrientes. Além da hidratação, passar filtro solar é fundamental para manter os fios saudáveis e nutridos. Mesmo no inverno, os raios prejudicam a resistência do cabelo e podem queimar as camadas capilares”, afirma.

Qual é a maneira certa de cuidar dos fios no inverno?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *