Qual a importância do protetor térmico para os cabelos?

É difícil encontrar uma mulher que não use, pelo menos uma vez por mês, secador ou chapinha nos cabelos. Tem gente que usa todos os dias ou quando lava os fios, umas três vezes por semana. Claro que tanto calor vai prejudicar as camadas capilares do seu cabelo. E não estamos falando aqui do uso frequente ou esporádico. O vento quente do secador sozinho ou aliado às altas temperaturas da chapinha prejudica a saúde dos fios, independente se você passar uma ou dez vezes em um mês.

O calor retira os nutrientes naturais do cabelo, que tende a ficar opaco e sem vida, caso você não cuide dos fios. E uma das maneiras mais eficientes de cuidar e evitar problemas como a falta de brilho, o excesso de frizz e o efeito quebradiço do cabelo, é usar um protetor térmico antes de passar o secador ou a chapinha. A fundadora da marca Charis Professional, Silvana Satuchengo, afirma que esse produto ajuda a proteger o cabelo e ainda facilita a escovação.

Qual a importância do protetor térmico para os cabelos?

Qual a importância do protetor térmico para os cabelos?

Por isso, nem pense em secar os fios sem espalhar pelo cabelo um protetor. “Os protetores térmicos possuem princípios ativos que impedem a oxidação das camadas capilares. Eles formam ao redor do fio, um filme protetor, que mantém a umidade e os nutrientes intactos. É como se fosse uma camada de proteção contra o calor”, afirma a especialista.

Na hora da aplicação do protetor térmico, ela recomenda passar com os cabelos úmidos, em pequenas mechas, sempre da raiz ate as pontas. Se você só vai passar a prancha no cabelo já seco, a regra é a mesma: passar bem o protetor em camadas. “Se a mulher não lavou os cabelos, mas vai passar a chapinha, ela nunca deve abrir mão desse aliado para que o brilho permaneça e a força e resistência dos fios também”, afirma Silvana.

No momento de escolher o seu protetor térmico na loja de cosmético ou na prateleira do mercado, sempre prefira marcas conhecidas e com boas indicações. Elas nunca podem deixar de trazer queratina e complexo de silicone. “Essa combinação é crucial para que um protetor térmico seja de qualidade e cumpra o seu papel, que é proteger os fios. Outro ingrediente importante é o aloe vera, que ajuda a manter nutrido os cabelos”, diz a profissional.

Quando questionada sobre o número de vezes que o cabelo precisa de protetor solar, Silvana alerta que, assim como a pele do rosto, o cabelo pode envelhecer, perder a elasticidade e também a resistência com o tempo. Isso porque ele é atingido pelo secador, chapinha, poluição, químicas e outros fatores que eliminam seus nutrientes. Por isso, ela orienta usar o protetor solar nos cabelos todos os dias, mesmo quando você não for passar a chapinha, e o protetor térmico sempre que secar o cabelo ou deixá-lo liso com o aparelho.

A especialista indica um produto com filtro solar, que serve como protetor térmico, da marca Charis. A indicação é passar todos os dias, antes de sair de casa. O produto é recomendado para mulheres loiras e que sofrem com o desgaste do fio. Além de proteger, a Linha Light 0% da marca é sem gordura e tem ainda um poder de nutrir o cabelo. O bacana é que o protetor tem alto teor de queratina e pode ser usado como um leave-in.

Qual a importância do protetor térmico para os cabelos?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *