Por que seu cabelo acumula resíduos?


mulher-lavando-cabelo

Muitas vezes vocês já se perguntaram: lavo meus cabelos da maneira correta, porque ele acumula tanto resíduo?

São diversos fatores que contribuem para que o couro cabeludo acumule resíduos, seja excesso de shampoo, condicionador, finalizador, leave-in, oleosidade natural e a poluição externa. Gente, é tanta coisa que pode ser absorvida pelo cabelo, com isso tudo deve ser utilizado moderadamente, para evitar seborréia e sujeiras. Tudo relacionado á cabelo é um fator tão preocupante, que recorremos a vários métodos normais e loucos para que isso não aconteça.

Cabelo opaco e pesado pode ser sinal de muita sujeira acumulada. Principalmente para quem usa muito creme e finalizadores, ou não enxágua bem os fios na hora de retirar o condicionador, colocando uma camada em cima da outra. Por exemplo, tem gente que pensa que deixar um pouco de condicionador vai fazer bem ao cabelo, e isso não é verdade, deixar produtos nos fios pode ocasionar quebra e queda dos fios.

Outra pergunta que é feita muito frequentemente: no começo, quando eu lavava o cabelo com esse shampoo ele ficava perfeito, agora ele acostumou e fica horroso, porque? Não é que seu cabelo acostumou, é que você não esta mais retirando todo o produto do cabelo como fazia antes, e mais uma vez o cabelo esta ficando sufocado com tanta sujeira. Isso se dá até o ponto em que o cabelo está necessitando de tal substância, pois quando não mais for necessária a aplicação, irá ocorrer o excesso da mesma e assim o shampoo não fará mais efeito.

Uma mania que tenho é ler os rótulos de shampoos e afins quando estou tomando banho, fico tentando adivinhar o que tudo aquilo significa e pensando que tudo poderia ser escrito de maneira mais simples, que pudesse ser entendida por todos os leitores. Porque eles escrevem daquele jeito? (rs)

Os cabelos ficam com excesso de produto também devido ao composto de cada produto, uns são mais leves, outros mais pesados, a fórmula sempre sofre variação. Oh coisinha difícil de escolher é shampoo viu, quando pensamos que vai ser ótimo, o resultado é o contrário. Cada cabelo têm uma necessidade específica, que por muitas vezes não sabemos identificá-las, pois muda com o decorrer do tempo.

Como limpar

O shampoo anti-resíduo tem a função de limpar os cabelos, fazer uma faxina literalmente, eles agem como “detergentes” levando tudo embora. Esse tipo de shampoo potencializa o efeito de hidratantes e vitaminas nos fios; é ideal para passar antes de fazer hidratações, ajuda o produto a penetrar nos fios. Mas, ATENÇÃO, quem é adepta das escovas progressivas cuidado, o shampoo retira a química do cabelo.

Tudo é questão de usar o bom senso na hora de lavar o cabelo, para obter o resultado desejado se faz necessário cautela na hora da aplicação. O shampoo anti-resíduo agride muito o cabelo, como é um produto bastante concentrado, quem tem cabelo oleoso deve usar uma vez por semana; para quem tem cabelos normais o uso deve ser quinzenalmente. Já quem tem cabelo seco, deve evitar, pois irá retirar mais ainda o brilho dos fios. Para nós, que temos cabelos tingidos, o ideal é usar a cada quinze dias, para evitar que a cor desbote.

A rotina de cuidados para cabelos loiros e quimicamente tratados, é bastante criteriosa, principalmente depois que conseguimos alcançar a cor tão desejada ou o liso perfeito. A descoloração é um processo bastante agressivo, onde modifica toda estrutura do fio, deixando por muitas vezes o cabelo bastante sensível e ressecado. O alisamento feito por escovas não fica atrás, modifica a estrutura do fio e os produtos para manutenção são mais que necessários.

Por que seu cabelo acumula resíduos?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *