Perguntas e Respostas Sobre os Cabelos no Verão

O verão já está dando as caras e a gente bem sabe como nossos fios sofrem nessa estação. Seja pelo desbotamento, pelo ressecamento, pelo excesso de sol, de piscina e de mar, o certo é que no verão os fios loiros precisam de ainda mais cuidados.

O sol,  o sal do mar  e o cloro da piscina acabam causando falta de elasticidade, falta de brilho, porosidade, ressecamento  e desbotamento, por isso alguns produtos, como shampoos, condicionadores, leave-in  com protetor solar,  tornam-se ainda mais indispensáveis no verão.

Preferi fazer em forma de perguntas e respostas pois assim tem como dar destaque a algumas dúvidas recorrentes.

1- Porque o cabelo tingido sofre mais no verão?

O cabelo  tingido passa por químicas que estragam os fios, deixando-os porosos, o que facilita a absorção do sal, do cloro, da poluição e dos raios solares.

Dentre os tingidos, os fios loiros são os que mais sofrem, já que o processo de descoloração e luzes é bastante agressivo,por isso eles precisam passar por tratamentos potentes ( cauterizações e reconstruções) antes da temporada de sol/praia/piscina.

2- O que é preciso fazer para proteger o cabelo no verão?

Usar produtos adequados, filtro solar capilar e, caso esteja na praia ou na piscina, chapéu, que é um filtro mecânico contra os raios solares que desbotam o loiro protegem os fios e evitam maiores danos.

O protetor solar capilar é obrigatório e hoje existem opções para todo tipo de cabelo. Para cabelos oleosos  existe a opção em spray, que são produtos mais leves e que não pesam nos fios. Cabelos secos e coloridos devem receber protetores em forma de creme, que além de proteger,hidratam.

Existem inúmeros produtos, como leave-in, cera, pomada e sérum, que possuem protetor solar e são muito indicados para o verão.

3- Posso usar o mesmo shampoo e condicionador ou é necessário substituir?

O ideal é que os produtos sejam substituídos por outros que contenham filtro solar e que sejam mais hidratantes. O risco de usar produtos sem filtro solar é o de oxidar o pigmento e alterar a cor e a textura do cabelo.

Algumas marcas visando facilitar a nossa vida, comercializam linhas específicas e  para o verão, como a Bio Extratus, Natura, Kérastase,Redken e a  Secrets Professional, dentre outras.

Ao contrário do que muita gente pensa, o filtro solar não vai “por água abaixo” quando a gente lava os cabelos, pois além de serem resistentes à água, eles aderem aos fios

Assim como acontece com os protetores para a pele, esses produtos são resistentes à água. Os filtros aderem aos fios e formam uma película protetora, que resiste ao enxague, criando uma barreira protetora.

4- O que estraga mais : sol, mar ou piscina?

A água da piscina, que é cheia de cloro, agride mais os fios, pois além de ressecar o cabelo, o cloro e as outras substâncias usadas na piscina alteram a cor e enfraquecem os fios.

A água do mar, por ser cheia de sal,potencializa a ação da radiação solar e resseca os fios, enquanto o excesso de sol oxida o pigmento, desbota a cor e resseca.

Assim, é importante que se use protetor solar antes de entrar no mar/piscina ou antes de se submeter ao sol, bem como que se enxague os fios com água doce após o banho de mar ou piscina.

Amanhã tem mais, certo?

Beijos

Ju

Perguntas e Respostas Sobre os Cabelos no Verão
Vote no artigo

2 Comments

  1. Amanda Kreves

    at

    Você se esqueceu de uma linha a Sole Mare da Alfaparf, que é a linha de produtos para cabelos e corpo específica para a FOTOPROTEÇÃO, contra os raios UV e os radicais livres, e para a REGENERAÇÃO dos mesmos depois da exposição. Assim, você poderá deliciar-se sob o sol com SEGURANÇA TOTAL. #ficaadica

    • Crislaine Job

      at

      Que maravilha!!!
      Eu ia mesmo pedir a indicação de um produto bom com fotoproteção!!
      Só não se se encontro em minha cidade!!
      Beijos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *