Perguntas e Respostas Sobre Mitos Capilares

Semana passada comecei a falar sobre uns mitos capilares, mas a lista é tãoooo grande que  é difícil falar de tudo…Mas algumas coisas a gente precisaaa falar!

1- Se arrancar o cabelo branco, vai nascer o dobro?

Eu já ouvi dizer que cabelo faz muitas coisas, mas não sabia que cabelo fazia pirraça…É assim é:.arranca 1 que deixo 2 brancos? Não! Isso é mito, lenda, porque o processo que clareia os fios deixando-os brancos é gradativo.Então, você arrancando ou não, o cabelo vai ficar branco e isso é determinado não pela pirraça do cabelo, mas pelos melanócitos, que vão reduzindo aos poucos a produção de melanina, que é o que dá cor aos fios.

Foto: reprodução

2- Quem começa a pintar o cabelo cedo fica com o cabelo branco mais depressa?

Essa eu ouço desde criança, e a justificativa é que pintar “gasta o cabelo” e acaba a tinta natural ( hum?????????????????????). Não sei de onde as pessoas tiram essas maluquices, mas isso é falso, porque o que acontece na haste não interfere na fornação do cabelo, que nasce, é lógico, pela raiz.

3- Caspa é sinal de sujeira?

 Não, caspa não tem a ver com sujeira, pois a caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, que nada tem a ver com sujeira. Aqui vale salientar uma coisa: a caspa pode até não ter cura definitiva, mas tem cura clínica, pois ela pode perfeitamente ser mantida sob controle com o uso de loções e produtos adequados.

4-Escovar o cabelo 100 vezes toda deite faz com que eles fiquem mais fortes e cresçam mais rápido?

Já ouvi isso algumas vezes, e pelo que eu pesquisei, as tais escovadas, desde que feitas com suavidade, pode ativar a circulação do couro cabeludo, mas ao mesmo tempo pode causar irritação no couro cabeludo e fragilizar os cabelos.

5- Usar  chapéu faz o cabelo cair?

Depende de vários fatores. Se a pessoa tem tendência genética à calvice e usa chapéu durante todo o dia, deixando o couro cabeludo abafado, pode sim ocorrer queda, mas se a pessoa usa chapéu esporadicamente ou se não possui predisposição, não há problema algum com o uso do chapéu.

Amanhã tem mais lendas, tá?

Beijos

Ju

1 Comment

  1. Laila

    at

    Como chamaa esse loiro ?? adoreeei elee

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *