O Que Tem No Seu Shampoo?

Como se sabe, o ingrediente básico de qualquer shampoo é o detergente, um tensoativo que retira tanto a sujeira quanto a oleosidade natural dos fios.

Os detergentes mais encontrados são o lauril éter sulfato de sódio, o lauril sulfato de sódio e o laurel éter sulfato de trietanolamina.

O  que muda mesmo de shampoo pra shampoo é a concentração do detergente, já que os fios oleosos, por exemplo, precisam de uma quantidade maior de detergentes que os fios secos, pois produzem mais óleo.

shampoo - O Que Tem No Seu Shampoo?

Foto: Reprodução

Mas além do detergente, existem outras substâncias que estão presentes nos shampoos, como os espessantes, o estabilizador de espuma, o corretor de pH e os conservantes.

Dos espessantes, o mais famoso é o cloreto de sódio (ele mesmo, o sal!), que serve para deixar o shampoo mais grossinho, porque shampoo ralo é , né?

Além do cloreto de sódio, pode-se usar carbômeros, alginatos e gomas para deixar o shampoo mais espesso.

O estabilizador de espuma tem uma função, digamos, psicológica, porque a gente tende a achar que shampoo bom (e sabonete também!) é aquele que espuma bem.

Já o corretor de pH tem o intuito de manter o shampoo com um pH ácido, similar ao do couro cabeludo, para não agredir os fios.

Os shampoos para cabelos oleosos, bem como os anti resíduos, possuem um pH bem mais alto e, por isso, limpam mais e são mais agressivos.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju

[email protected]

O Que Tem No Seu Shampoo?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.