O que pode causar a Queda de Cabelo?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar sobre os problemas (ou simplesmente causas) que podem vir nos causar a terrível queda capilar.

Queda de cabelos é algo que assusta não é? Ainda mais quando se torna evidente, diária, rotineira e em quantidade notável. Perder dez fios por dia, um fio por dia, cinquenta fios por dias… Seja qual for a quantidade da queda de cabelo, ninguém gosta dela. Agora vamos saber algumas das causas desse terrível inimigo das nossas cabeleiras:

 

O que pode causar a Queda de Cabelo?

O que pode causar a Queda de Cabelo?

Falta de Nutrição!

Por falta de nutrição, não falo de falta de nutrição capilar em tratamentos com máscaras e lipídeos não, falo da nutrição alimentar mesmo!

A falta de componentes essenciais para a nossa saúde, como as proteínas, os lipídios, as vitaminas, por exemplo, acarreta uma alteração geral no corpo (cuidado com as dietas muito restritivas), que além de poderem nos causar mau estares, ainda podem vir a nos causar a perda de nossos queridos fios de cabelo através da queda. Queda é diferente de quebra, está e quando o fio se parte por estar saturado de danos, queda é quando ele cai da raiz por algum fator específico e predeterminado.

Os alimentos são essenciais para a nossa vida, e por vida, todo o nosso corpo se baseia através dos nutrientes essenciais contidos nos alimentos que ingerimos. A produção de cabelos, por exemplo, é feita a partir da nossa alimentação. Portanto a falta dela vai com certeza acarretar um tipo de “lesão” na saúde dos cabelos, pois como o corpo vai tender a estar mais fraco e carente de nutrientes, ele vai priorizar a nossa massa e sangue, com o pouco dos nutrientes que possamos absorver, os cabelos são um dos últimos itens a se beneficiar com a alimentação quando o corpo está carente de nutrição, então com isso, os fios podem vir a cair, pelo simples fato dos bulbos capilares não estarem conseguindo uma boa quantidade de nutrientes essenciais para a formação e crescimento dos fios de cabelo.

Fatores hormonais!

Também são fatores que podem vir a causar a queda capilar. Os hormônios estão constantemente influenciando o nosso corpo, através da corrida que eles têm na nossa corrente sanguínea. “Estados” da nossa vida, por conta das mudanças hormonais constantes podem vir a prejudicar o crescimento dos fios, como a fase da adolescência que pode vir a mudar muitas características do nosso corpo, na gravidez e também na gestação ou ainda na amamentação pelo corpo da mulher estar frequentemente em mudança e ação constante, e também os mais vividos não escapam, na menopausa e na idade avançada também se conta com a queda podendo vir a aparecer.

Transtornos psíquicos e mentais!

… É um assunto um tanto polêmico de se falar, mas problemas relacionados á mente e ao psicológico podem vir a acarretar a perda de cabelos também. Fatores como a depressão, uma síndrome do pânico, trauma não superado ou anorexia, por exemplo, podem vir a fazer com que os fios crescentes venham a ficar cada vez mais fracos e poderem parar de crescer por um momento, fazendo também com que os fios existentes ficarem fracos na raiz e caírem.

A tensão psicológica frequentemente exercida por quem sofre de algum transtorno psicológico, mental ou emocional é muito certeiro de vir a causar algum problema aos cabelos sim. Estresse, que é um tipo de transtorno psíquico, já vemos que também pode fazer os fios caírem, agora imaginem quem tem um problema do gênero ainda mais intenso? O indicado aqui, é procurar bons psicólogos e um tratamento médico adequado, e sempre seguido de acompanhamento.

Fatores químicos!

Talvez um dos mais evidentes, são os usos e sobre-usos de químicas sobre os cabelos. Pra quem pensa que as químicas agem somente nos cabelos quando tocam o couro cabeludo, se engana fácil. Afinal é uma química, e se ela tem uma reação em uma matéria morta (que é o cabelo nesse caso), numa viva ela certamente terá, ainda mais porque a matéria viva tende a responder a um “agente estranho”.

Eu mesmo atualmente, utilizei uma tintura de uma certa marca (que por ética não revelarei o nome), tocou o couro cabeludo e fez com que fios de cabelo meus caíssem diariamente. Já se fazem mais de dois meses do uso dessa tintura, mas ainda sofro com a queda diária de cabelos. Porém com o uso de uma boa alimentação e bons produtos que ajudam a melhorar a circulação periférica do bulbo capilar, estou tendo respostas positivas e menos queda de cabelo.

Abraços.

 

O que pode causar a Queda de Cabelo?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *