Guia completo para as donas de cabelos mistos

Dê fim à luta contra os cabelos mistos de uma vez por todas. Vem que a gente te ajuda!

Vamos falar a verdade mulher é um ser estranho nunca está satisfeita com o que tem. Se tem cabelos oleosos, não está satisfeita, se são secos também reclama, e quando são os dois juntos como no caso dos cabelos mistos? Adivinha só… A resposta também não é positiva, o jeito é ter de saber lidar com cada tipo, agindo de forma correta e utilizando os produtos adequados é superpossível fazer as pazes com o cabelo!

Se cuidar de um tipo específico de fio já dá um certo trabalho, imagina quando dois resolvem se juntar, como acontece com os mistos? Tratar fios oleosos na raiz e secos nas pontas é um desafio que exige muita dedicação, por isso viemos te ajudar a tirar nota máxima nessa prova e exibir cabelos pra lá de lindos! Preparada? Então pegue papel e caneta para não perder nadinha.

1 Passo – Limpeza dos fios

Não tem outra forma de começar a não ser pela lavagem, é no banho que o tratamento se inicia, afinal, se a lavagem não for realizada corretamente, pode dar adeus a eficácia dos produtos que virão depois. A regra básica é sempre-sempre usar xampu para cabelos mistos, em todas as lavagens, já que eles fazem uma limpeza suave na raiz que consegue tirar resquícios de finalizadores e excesso de oleosidade.

Umas das dúvidas mais recorrentes é quanto aos cabelos que são mistos e ainda possuem alisamento ou química por exemplo, se este for o seu caso, se jogue na dica do cabeleireiro Evandro ângelo: lave duas vezes com seu xampu de limpeza e só então, aplique uma pequena quantidade de xampu para cabelos quimicamente tratados.

Se é do tipo que pensa que quanto maior for a quantidade de produto melhor será o efeito no seu cabelo, pode ir parando por aí, esqueça esse pensamento. Aprenda de uma vez por todas que o excesso de produtos é prejudicial aos fios, isso porque eles se acumulam diretamente couro cabeludo. A forma correta é diluir o xampu em água antes de aplicar nos fios. Para não ter erro, anote a receita, mas antes, lembre-se de separar um recipiente e deixe-o no banheiro para utilizá-lo sempre que for lavar as madeixas. Coloque no pote a medida de um dedo de xampu para três de água, misture e jogue sobre o topo da cabeça. Assim ele se espalhará

cabelos-mistos

Guia completo para as donas de cabelos mistos

muito melhor pelos fios.

2 Passo – Condicione

O condicionador é o produto responsável pela selagem nas cutículas do fio, é ela que garante que não haja perda de ativos pois forma uma barreira mantendo-os no interior do cabelo. Não é preciso falar que o condicionador é indispensável né? Só o dispense nos dias em que utilizar máscara de tratamento.

Nunca aplique próximo a raiz, sempre da orelha para baixo, somente do comprimento ás pontas. Depois pegue um pente de dentes largos e comece a desembaraçar das pontas para cima, faça isso com bastante delicadeza para não quebrar os fios que se tornam elásticos quando estão molhados. Você ama água quente? Pode esquecer isso também, abra mão do banho fervente pela saúde do seu cabelo e, consequentemente, da sua pele. A temperatura deve estar em torno de 23 graus, a famosa água morna.

Não se esqueça do principal, enxaguar bastante os cabelos para evitar que eles fiquem sem vida, pesados e opacos.

3 passo – Hidratação já!

Não pense que porque seu cabelo já é muito oleosidade ele não precisa de hidratação. Isso é um grande mito que deve ser eliminado agora mesmo, entenda que as máscaras de tratamento possuem ativos especiais indispensáveis, elas repõem nutrientes que ajudam os fios a se manterem saudáveis e bonitos. Invista sem medo em hidratações semanais para recuperar a vitalidade dos fios secos, aplique o produto justamente neles, sempre do comprimento até as pontas.

Quer deixar seus fios bem alimentados com ativos poderosos? A dica quente é intercalar o uso de duas máscaras para fins diferentes, assim seu cabelo ficará muito saudável em pouco tempo. A máscara de queratina por exemplo, pode ser utilizada a cada 15 ou 20 dias para não sobrecarregar e prejudicar os fios, já a outra pode ser à base de aminoácidos e proteínas. Invista também no poder dos óleos aplique nos cabelos secos, antes de fazer a escova ou use na hora da hidratação, eles são a combinação perfeita, nós amamos! De carência as suas madeixas não poderão reclamar mais….

4 passo – Hora de modelar os fios de diva

Nada de usar o secador com o cabelo ultra molhado, use uma toalha para retirar todo o excesso e deixe os fios envoltos nela por alguns minutos, mas não esfregue o cabelo na toalha jamais, só friccione o tecido nos fios com leveza ok? Além de economizar seu tempo, a técnica também diminui o tempo pelo qual seu cabelo ficaria sob a alta temperatura. Ah e também evita o temido frizz.

Feito isso, vá de leave-in. Escolha um que uma várias funções em um único produto, como por exemplo aqueles que possuem ativos termoprotetores, hidratantes e ainda protegem dos efeitos nocivos do sol. A ideia é investir em produtos que oferecem bom custo benefício e seja multifuncional para exibir madeixas hidratadas e livres dos efeitos externos. É legal optar por uma versão mais fluida como as que vem em embalagens de spray, a formula leve é ideal para não pesar os fios e não deixá-los oleosos e o efeito é o mesmo. Espalhe bem pelos fios, a quantidade vai depender do seu cabelo, mas a média varia de duas a quatro borrifadas.

cabelos-mistos2

5 Passo Brilho extra

Como eu sempre digo por aqui, quem conhece o poder de um bom óleo não abre mão dele. Eu amo o efeito instantâneo que eles causam nos fios, maciez, brilho e maleabilidade. Você pode escolher entre sérum e óleo, os dois são excelentes para o comprimento com os fios secos e não deixam os fios gordurosos. Só não vale exagerar, apenas duas gotinhas são suficientes para envolver o cabelo. Os expert ensinam a usar esse tipo de produto espalhando nas mãos e mexendo o cabelo de um lado para o outro, assim todos recebem o óleo.

6 Passo – Desintoxique a sua cabeça

Essa é uma regra para literalmente fazer uma limpeza profunda no seu couro cabeludo, uma vez no mês é o bastante para fazer o detox capilar, tanto em casa quanto no salão. Quem gosta de fazer seus próprios tratamentos pode investir nesse tratamento que consiste em unir argila verde, óleo essencial de melaleuca e água termal, essa combinação é perfeita para melhorar a oxigenação dos vasos sanguíneos do couro cabeludo e, de quebra, dar uma reduzida na oleosidade excessiva. Deixe por cerda de 20 minutos sobre a cabeça e retire no chuveiro.

Se preferir realizar o processo detox com auxílio de um profissional, procure um salão fazer o serviço de remoção de resíduos e oleosidade por você.

7 Passo – Situações de emergência

Sair com a raiz oleosa às vezes é entendido como sinal de desleixo, se quer evitar isso e não tem tempo de lavar os fios, recorra ao super xampu seco. Ele é um grande coringa para os momentos de correria, aquele compromisso que surgiu em cima da hora, aposte nele, não tem erro. Tenha um sempre por perto, pois ele consegue fazer o trabalho sujo em apenas alguns segundinhos. É importante lembrar que ele recebe o nome de xampu mas não se encarrega de realizar uma limpeza capilar, ele só máscara o efeito oleoso.

Abra mão de hábitos condenáveis e garanta o equilíbrio dos seus queridos fios

Chapéu é legal e estiloso, está na moda, mas não é indicado para você porque abafa a cabeça e cria um ambiente propício para a produção de óleo.

Prender o cabelo com frequência também não é uma boa ideia, evite a quebra

Ficar mais de um dia sem lavar o cabelo aqui é considerado crime, os resíduos impedem a respiração do couro cabeludo

Ao pentear os cabelos evite o topo da cabeça, penteie do comprimento para baixo, assim você não desperta a oleosidade, tudo para que ela não apareça.

Esperamos que seguindo esses truques, adicionando novos hábitos e removendo alguns à sua rotina você consiga manter o equilíbrio do seu cabelo e viver de bem com ele.

Beijos carinhosos,

Neny Bertini

Guia completo para as donas de cabelos mistos
8 (100%) 1 voto

2 Comments

  1. Sandra

    at

    Ameiii adoro o site, mil beijos ♥

  2. Sandra

    at

    Nossa, vocês são incríveis, amei as dicas e adoro o site! super beijo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *