Formol, seu uso e suas implicações para os cabelos

Todos sabem os riscos e implicações do uso do Formol para a saúde, por isso resolvi escrever sobre a ação do formol nos cabelos.

Como funciona o processo de alisamento com formol?

Na verdade não é o Formol que alisa o cabelo e sim a temperatura da prancha. O fio de cabelo se torna liso quando atinge 180°c, ou seja, Formol não alisa cabelo, quem faz esse processo é nossa boa e velha prancha. Exemplo: Quando escovamos ou pranchamos os cabelos eles alisam certo? 
Isso ocorre porque o fio elevado a uma temperatura de no mínimo 180°c tem suas ligações de Hidrogênio rompidas fazendo com que ele fique maleável e suscetível a um novo formato, é o que acontece quando escovamos, alisamos ou até mesmo quando fazemos cachos térmicos nos cabelos. A água é o fator predominante de reposição de hidrogênio nos cabelos por isso que quando chove, acabou o cabelo liso ou os cachos, pois essas ligações são religadas e voltam as suas posições iniciais.

Formol, seu uso e suas implicações para os cabelos

Formol, seu uso e suas implicações para os cabelos

O Formol funciona como um solvente na fibra capilar, ele se solve às cutículas formando uma espécie de filme, impermeabilizando o fio e assim impedindo que ele continue recebendo água e nutrientes. Sem falar que o Formol solubiliza óleos, que são importantíssimos para o fio de cabelo, dissolvendo o cimento intercelular e a membrana celular que envolve a queratina, o que justamente protege, lubrifica e ajuda a hidratar o fio de cabelo e o resultado vocês já sabem.

Água quente, mar, piscina, sol, chuva, a prancha, químicas, tudo isso agride os cabelos que agora estão expostos e sem proteção, ressecando e danificando a fibra.E para ajudar, nosso sistema fisiológico consegue nutrir apenas a parte do fio mais próxima ao bulbo capilar, isso faz com que as pontas comecem a ficar ressecadas e consecutivamente irão se partir. Outras patologias como Tricorrexis Nodosa ( formação de nódulos) ou Triconodose (formação de nós) estão associados também ao uso de Formol. Comparando com o corpo humano, é como se estivéssemos sem pele e nossos músculos e órgãos estivessem expostos.

Já perceberam que pessoas que usam Formol por algum tempo sempre acabam ficando com os cabelos curtos? Mas e o brilho que o formol dá? Pois é esse brilho engana muita gente mesmo, quando você aplica o formol sobre a fibra capilar você forma uma película vítria como expliquei acima, que reflete luz, e por baixo dela ficam retidas uma porcentagem de proteínas que nos dão uma Ilusão ótica de brilho, mas dentro de três a quatro lavagens tudo vai literalmente por água a baixo, essa proteína é eliminada da superfície do fio e começa todo aquele processo de ressecamento e quebra. Ah mas e se for 0,02% permitido pela ANVISA? 0,02% apenas funcionam como conservante do produto, para manter um aspecto liso o produto tem que ter no mínimo 13% de Formol, isso quer dizer que para cada litro de produto tem que ter no mínimo 130 ml de Formol. Portanto, cuidado nem tudo o que seus olhos não vêem o seu cabelo não sente.

Um forte abraço a todos e muito sucesso.
Nos vemos na próxima.

Você acaba de ler um Guest Post.

Rodolfo Marques

Rodolfo Marques Cosmetólogo e Tricologista

 

RODOLFO MARQUES

Facebook: https://www.facebook.com/rodolfojmarques85
Cosmetólogo e Tricologista, atua como técnico responsável
pela empresa Salvatore Cosméticos.
Especialista em Transformação e Recuperação capilar.
Ministra cursos, palestras e congressos para cabeleireiros em todo Brasil e exterior.
Escreve colunas e artigos científicos para sites e revistas especializados.
Palestrante convidado do curso de Cosmética e Estética Faculdade UNISO.
 
 

Formol, seu uso e suas implicações para os cabelos
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *