in

Cuidar do couro cabeludo de forma correta estimula o crescimento dos fios

Já parou para pensar que a causa dos seus fios fracos e quebradiços pode estar no couro cabeludo? É, mantê-lo saudável é tão importante quanto hidratar o cabelo e retocar a raiz. Mas o couro cabeludo passa batido na hora de cuidar dos cabelos.

Porém é justamente nele que os cabelos nascem e é com a força dele, que os fios crescem. Se o couro cabeludo estiver fraco, sujo ou com algum problema, não vai ter energia suficiente para mandar as vitaminas e nutrientes aos fios. Daí, seu cabelo ficará fraquinho, fraquinho.

Antes de se apavorar, saiba que é fácil tratar do couro cabeludo. Com as suas próprias mãos, por exemplo. É, menina! Fazer massagem na cabeça significa estimular o crescimento dos cabelos. A região do couro cabeludo é muito sensível e cheia de vasinhos, por onde os fios nascem. As massagens durante o banho, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea do local, o que deixa os vasos abertos e dilatados. Assim, eles jogam o alimento (que na verdade são os nutrientes) aos fios pequenos.

Cuidar do couro cabeludo de forma correta estimula o crescimento dos fios
Cuidar do couro cabeludo de forma correta estimula o crescimento dos fios

Mas não é só apertar o couro cabeludo, não! Tem que drenar a região da cabeça. Como? Passando a mão de forma suave e leve, sem agredir o couro cabeludo. Essas massagens podem ser feitas duas vezes por semana, em cinco a dez minutinhos, durante o banho mesmo. Isso vai fazer a desintoxicação da região, já que o suor e o sebo natural do cabelo ficam presos ali. Mas atenção: não é esfregar, é massagear com delicadeza a área. O resultado será um couro cabeludo mais dilatado e estimulado para ter uma melhor oxigenação.

Se você quiser ir além da drenagem no banho, procure casas de massagem ou estética que oferecem shiatsu capilar. É um tratamento com movimentos circulares em toda a cabeça, nas laterais e perto das orelhas, feito por especialistas. Em ambas as situações, as massagens são feitas apenas com a pontinha dos dedos, sem nenhum aparelho ou acessório.

E não é só os fios que precisam de hidratações! O couro cabeludo também pede este tipo de cuidado para se manter saudável. Uma das formas é hidratar a área com cremes à base de uréia. Este ingrediente é ótimo para amaciar a área e deixar a raiz mais solta e hidratada. Vale também fazer uma esfoliação uma ver por mês. Mas lembre-se que esse procedimento pode tirar um pouco da tinta ou estragar o efeito da progressiva. É preciso buscar ajuda profissional para não causar problemas ao fio.

Ainda existem tratamentos com argilas e produtos específicos para o couro cabeludo se fortificar, como o mentol. É bacana procurar um salão com profissionais para saber qual deles é indicado para o seu caso. Se o seu cabelo está danificado e com todas estas dicas você não conseguir mudar o quadro, a dica é buscar ajuda de um especialista em cabelo. Aqui, não é só o cabeleireiro que entra na lista. Um médico tricologista (especialista em cabelo) ou um dermatologista podem ajudar. Eles possuem aparelhos que aumentam as células presentes no couro cabeludo de tamanho e conseguem ver o que está acontecendo, espaçamento entre um fio e outro e se a quantidade de sebo está adequada.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenha: Kit Tutanat Platinum Blond

Cosméticos Capilares: Benefícios e Funções