Aprenda a cuidar de cabelos alisados com química

Os cabelos alisados com química, seja a progressiva ou uma escova inteligente, sempre dão trabalho antes, durante e depois do alisamento. Tem meninas que, de tanta química, começam a ter sinais de queda bem acentuados e até ficam sem cabelo em áreas da cabeça quando o problema é grave. Outro fator que preocupa bastante a mulherada que alisa a cabeleira é a hidratação. Se o cabelo não receber tratamento adequado, ficará espigado, perder o brilho e não ficará legal.

Mas, afinal, qual é o jeito certo de cuidar dos cabelos alisados com química? Não tem nenhuma resposta única para esta questão. De acordo com a cabeleireira Lucí da Cunha, do Rio de Janeiro, os cabelos alisados não têm apenas um jeito certo de cuidar. É um verdadeiro ritual, segundo ela, de preparo e manutenção da força, nutrição e vitalidade dos fios. E esse ritual leva não só um dia ou uma hora, mas todos os dias são vistos como manutenção do alisamento.

tipos alisamento definitivo3 - Aprenda a cuidar de cabelos alisados com química

Aprenda como cuidar dos fios alisados com química

Quando o cabelo passa por um processo repetido de alisamento, tende a ficar mais ressecado. “Para evitar isso, tudo começa com a hidratação. Antes do alisamento, é fundamental que o fio esteja todo estruturado com nutrientes, proteínas e vitaminas, para não quebrar. Ele precisa estar forte para a química que vai receber”, alerta a especialista. Para garantir que os cabelos estão mesmo fortes, nutridos e preparados para o alisamento, nada melhor que passar por uma avaliação profissional antes do processo.

O diagnóstico do fio vai interferir diretamente no processo de alisamento. Caso as camadas não estejam fortes e resistentes, Lucí afirma que o fio vai quebrar e o liso pode ficar espigado e opaco. “Nessa avaliação, que deve ser feita no salão de beleza, vai definir também o tipo de alisamento e quais os produtos que podem ou não serem usados para cada cabelo. Não é a mesma técnica que serve para todos os fios. Cada mulher fica melhor com um estilo de alisamento. Depende da nutrição do cabelo, da forma da fibra capilar e ainda do corte que a cliente tem”, alerta a profissional.

Depois de analisado o fio e escolhida a técnica de alisamento, aplica-se o produto e, no mesmo dia ou no dia seguinte, o cuidado continua. “Cuidar dos cabelos alisados exige paciência. Uma boa hidratação é fundamental para que os fios fiquem com brilho, maciez e também alinhados depois da química. Como o alisamento interfere diretamente nas camadas capilares, muitos nutrientes e vitaminas são perdidas no processo. Então, é preciso repor tudinho”, afirma Lucí.

O bom é sempre manter a hidratação uma vez por semana com máscaras de tratamento específicas para cabelos alisados quimicamente. Uma vez por mês, a cabeleireira recomenda fazer uma reconstrução capilar, que vai preencher as camadas danificadas do fio. “Essa reconstrução vai ajudar a manter o alisamento, além de promover um realinhamento no cabelo. Ou seja, um mês depois do alisamento o fio começa a crescer e pode ficar marcado. A reconstrução vai amenizar isso”, diz a especilista.

Vote no artigo

1 Comment

  1. Pingback: Alisamento Químico X Cabelos Loiros - Cabelos Loiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.