Aprenda a cuidar de cabelos alisados com química

Os cabelos alisados com química, seja a progressiva ou uma escova inteligente, sempre dão trabalho antes, durante e depois do alisamento. Tem meninas que, de tanta química, começam a ter sinais de queda bem acentuados e até ficam sem cabelo em áreas da cabeça quando o problema é grave. Outro fator que preocupa bastante a mulherada que alisa a cabeleira é a hidratação. Se o cabelo não receber tratamento adequado, ficará espigado, perder o brilho e não ficará legal.

Mas, afinal, qual é o jeito certo de cuidar dos cabelos alisados com química? Não tem nenhuma resposta única para esta questão. De acordo com a cabeleireira Lucí da Cunha, do Rio de Janeiro, os cabelos alisados não têm apenas um jeito certo de cuidar. É um verdadeiro ritual, segundo ela, de preparo e manutenção da força, nutrição e vitalidade dos fios. E esse ritual leva não só um dia ou uma hora, mas todos os dias são vistos como manutenção do alisamento.

Aprenda como cuidar dos fios alisados com química

Aprenda como cuidar dos fios alisados com química

Quando o cabelo passa por um processo repetido de alisamento, tende a ficar mais ressecado. “Para evitar isso, tudo começa com a hidratação. Antes do alisamento, é fundamental que o fio esteja todo estruturado com nutrientes, proteínas e vitaminas, para não quebrar. Ele precisa estar forte para a química que vai receber”, alerta a especialista. Para garantir que os cabelos estão mesmo fortes, nutridos e preparados para o alisamento, nada melhor que passar por uma avaliação profissional antes do processo.

O diagnóstico do fio vai interferir diretamente no processo de alisamento. Caso as camadas não estejam fortes e resistentes, Lucí afirma que o fio vai quebrar e o liso pode ficar espigado e opaco. “Nessa avaliação, que deve ser feita no salão de beleza, vai definir também o tipo de alisamento e quais os produtos que podem ou não serem usados para cada cabelo. Não é a mesma técnica que serve para todos os fios. Cada mulher fica melhor com um estilo de alisamento. Depende da nutrição do cabelo, da forma da fibra capilar e ainda do corte que a cliente tem”, alerta a profissional.

Depois de analisado o fio e escolhida a técnica de alisamento, aplica-se o produto e, no mesmo dia ou no dia seguinte, o cuidado continua. “Cuidar dos cabelos alisados exige paciência. Uma boa hidratação é fundamental para que os fios fiquem com brilho, maciez e também alinhados depois da química. Como o alisamento interfere diretamente nas camadas capilares, muitos nutrientes e vitaminas são perdidas no processo. Então, é preciso repor tudinho”, afirma Lucí.

O bom é sempre manter a hidratação uma vez por semana com máscaras de tratamento específicas para cabelos alisados quimicamente. Uma vez por mês, a cabeleireira recomenda fazer uma reconstrução capilar, que vai preencher as camadas danificadas do fio. “Essa reconstrução vai ajudar a manter o alisamento, além de promover um realinhamento no cabelo. Ou seja, um mês depois do alisamento o fio começa a crescer e pode ficar marcado. A reconstrução vai amenizar isso”, diz a especilista.

Aprenda a cuidar de cabelos alisados com química
Vote no artigo

1 Comment

  1. Pingback: Alisamento Químico X Cabelos Loiros - Cabelos Loiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *