Cosméticos Capilares: Benefícios e Funções

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar dos benefícios e das funções dos tão queridos e utilizados por nós, cosméticos capilares.

cos1 - Cosméticos Capilares: Benefícios e Funções

Os produtos de uso cosmético, contém um alcance abrangente, podendo ser utilizados para benefícios de higiene, bem estar ou beleza, indo desde a uso mais intensivo (cosmetólogos, esteticistas ou cabeleireiros, por exemplo), quanto ao uso home care (os produtos de nosso uso diário, que usamos frequentemente. Cada um deles tem uma fórmula diferenciada, nunca sendo um produto igual ao outro, seja na questão da textura, do aroma, da aparência, do pH e principalmente, a fórmula. Cada tipo de cosmético tem suas funções específicas, como o shampoo que é usado para limpeza e higienização dos cabelos, como os condicionadores, que são utilizados para condicionamento dos fios.

Cada um desses milhares de cosméticos contém em suas formulações matérias primas diferenciadas. Por isso, é normal encontrar um “shampoo de queratina” ao lado de um “shampoo de óleo de coco”, pois cada um deles tem uma formulação diferente, e vão agir nos cabelos de forma completamente diferente. Seu uso e sempre indicado, cada qual, para um tipo de cabelo, por exemplo Isto pois por cada formulação desempenhar um papel diferenciado, aquela matéria prima ativa na fórmula, vai funcionar melhor em um tipo de fio, e talvez (ou não) não muito em outro (há exceções). Como uma pessoa que tem cabelos extremamente oleosos ficar utilizando-se de vários produtos á base de óleos vegetais, não vai dar certo. Agora uma pessoa de cabelos secos, rebeldes ou indisciplinados, vai potencialmente se beneficiar positivamente com o uso destes mesmos produtos; á mesma altura em que esta mesma pessoa utilizar-se de produtos para cabelos oleosos vai estar apenas agravando seu “problema” capilar, ao invés de solucioná-lo ou auxiliá-lo, sendo que a pessoa de fios oleosos, fazendo o uso destes outros produtos, estariam beneficiando-se dos ativos das formulações destes produtos. Por isto pessoal, é totalmente indicado o uso de produtos certamente ditos serem para o seus tipos de fios, não para outros! Pois como já disse, cada biotipo capilar tem suas necessidades específicas, e nada vai adiantar você usar um produto para cabelos danificados em um cabelo virgem, ou produtos para cabelos loiros em cabelos castanhos; pois no geral, não vão trazer o resultado esperado, e pode ser que você acabe os taxando como “ruins” erroneamente.

 

Isto é, falando dos biotipos, agora o fato de cada um ter sua função específica, é ainda mais certeiro para ser utilizado de forma correta. Exemplo, shampoos:

O shampoo é um item de uso cosmético (considerado por muitos profissionais um tipo de remédio, por tratar da caspa e do couro cabeludo) que tem como função básica e principal a limpeza e higiene(remoção de sujeira e excessos de gordura)dos cabelos e também de tratamento (quem não lembra da famosa frase “O tratamento dos cabelos começa pelo shampoo.”?). Existem, como sabemos, variados tipos de shampoo, então o correto é adaptar-se ao tipo de shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Não exatamente ao tipo de cabelo que você tem naturalmente (a não ser que sejam naturais), mas sim ao estado em que seu cabelo se encontra naquele momento.

Confira a postagem completa sobre o uso de shampoos aqui.

Agora, o exemplo do uso de um condicionador:

O condicionador é um dos principais itens de beleza (dos cabelos), de uso básico e diário. Ele é um complementar do shampoo, sendo extremamente útil e necessário para a finalização do tratamento capilar diário.

Enquanto o shampoo limpa tirando e removendo a oleosidade excessiva, sujeiras, poluentes e resíduos cosméticos, a função do condicionador é a de devolver parte do óleo natural retirado pelo shampoo (este óleo que é essencial para a proteção, sedosidade e brilho dos cabelos), fazendo os fios ficarem ‘condicionados’, maleáveis e protegidos. O condicionador basicamente doa maciez, facilidade ao pentear, suavidade ao toque e diminui o efeito alcalino que os shampoos tendem a deixar nos fios.

É normal você encontrar nos condicionadores as proteínas (sejam proteínas hidrolisadas ou não, sendo queratina, da soja, do trigo, da seda, do arroz, do leite, do milho…), estas que agem hidratando os fios e reduzindo os impactos externos, sejam do shampoo ou dos fatores climáticos (como sol, calor excessivo, vento, poluição), químicos (alisamentos, tinturas, descolorações) e mecânicos (tração ao pentear, escovar, puxar, secar, lavar, pranchar) e então fortalecem os fios. Pois o uso destes itens causam agridem e fragilizam os fios, podendo deixá-los mais do que ressecados, danificando a estrutura e a saúde de cada fio de cabelo.

Confira a postagem completa sobre condicionadores aqui.

 

É de extrema importância saber cuidar dos fios da maneira correta, sabendo utilizar os cosméticos com suas funções corretamente como indica o rótulo de cada produto e para cada tipo de cabelo é indicado! Respeitem sempre as regras para obter bons resultados.

 

Abraços.

 

 

 

 

 

 

Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.