Como evitar a queda de cabelo?

Queda de cabelo assusta e serve como prova de que algo não vai bem na saúde. Claro que não é qualquer fio que cai da sua cabeça que representa algo sério. Mas uma quantidade exagerada e por vários meses seguidos, merece uma atenção especial, sim! Os médicos dermatologistas recomendam algumas atitudes que amenizam o problema e reduzem uma boa quantidade o número de mechas caídas. Claro que fazer uma consulta com um profissional é sempre bom e recomendável para descobrir a causa desta queda de cabelo. Enquanto isso, você pode:

Amenizar o estresse: a falta de tempo e a correria, noites de sono mal dormidas, alimentação cheia de gordura e ansiedade são sintomas do estresse e causadores da queda de cabelo. Reduzir o estresse é uma das formas de acabar com o problema ou amenizá-lo. Você pode encontrar um tempo para fazer meditação, reduzir a quantidade de trabalho e tentar dormir melhor, que são algumas das formas para melhorar a qualidade de vida. Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana também ajuda: a atividade, principalmente aeróbica, liberam e aumentam a produção de serotonina, que causa a sensação de bem e diminuem o estresse.

Cuidar do couro cabeludo: a umidade provocada pelo excesso de lavagens do cabelo pode provocar fungos, que causam a queda de cabelo. Por isso, é sempre bom ficar de olho no couro cabeludo e ver se ele está com saúde. Evitar o excesso de exposição ao sol, que queima e pode causar alergias também é uma medida protetora e que evita a queda. Caspa, feridas ou descamações também prejudicam a saúde dos fios e precisam se avaliadas por um médico.

Limpeza é fundamental: lavar os cabelos com frequência é fundamental para evitar a queda. Muita sujeira interrompe o crescimento do fio e a força do cabelo, fazendo-o cair. E sempre que lavar os cabelos, evite de prender os fios molhados com elásticos ou presilhas. Elas quebram a fibra capilar e estimulam a queda. Dormir de cabelo molhado também não é indicado porque ajuda na proliferação de fungos. E de forma alguma você deve passar a chapinha com eles úmidos ou molhados. O calor em contato com o fio úmido vai fazer seu cabelo fritar e quebrar em pedacinhos. O resultado da tragédia pode ser visto na hora! Além disso, passar chapinha todo dia também aumenta a queda. Por isso, freie a quantidade de vezes que você passa o aparelho no fio!

Alimentação equilibrada: cabelo forte precisa de vitamina e nutrientes para não cair. E esse banho de força vem da sua alimentação. Por isso, inclua todos os dias alimentos que contenham cálcio, ferro, vitaminas E e B e selênio. Elas estão nas frutas, nas proteínas magras, nos grãos integrais e nos vegetais, principalmente nos verde-escuros. Manter a alimentação equilibrada é ter um cosmético natural, jogando estes nutrientes de dentro para fora. Nesta lista de dieta saudável, não entra bebidas alcoólicas. Elas estão cheias de radicais livres e toxinas que podem causar inflamações, incluindo no couro cabeludo. Assim, resulta na queda de cabelo. Além disso, o álcool deixa o metabolismo mais lento e prejudica no crescimento do cabelo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *