Como cuidar do couro cabeludo?

Muitas mulheres se preocupam em evitar pontas duplas, outras gostam de manter uma hidratação constante para ar brilho e deixar o cabelo bem macio e têm aquelas que gostam de manter a cor e retocam a raiz quase todo mês. Todas elas amam os seus cabelos e cuidam perfeitamente dos fios, todos os dias, desde a lavagem em casa ao tratamento intensivo no salão de beleza. Se você está entre as mulheres apaixonadas pelos cabelos, aqui vai uma boa dica: cuide do couro cabeludo também!

Como cuidar do couro cabeludo?

Como cuidar do couro cabeludo?

Ele, muitas vezes, passa despercebido e nem sempre recebe o cuidado que merece. É normal as mulheres se esquecerem dele na hora de tratar os cabelos, mas, diferente do que muitas delas pensam, o couro cabeludo precisa de atenção. E esse cuidado interfere sim, no fio da raiz até as pontinhas. É através do couro cabeludo que o fio nasce, não é? E também é por meio dele que se alimenta de nutrientes ingeridos por você. Pode isso a importância de cuidar bem desta parte da cabeça.

O couro cabeludo também é responsável por distribuir a oleosidade natural, que faz bem ao cabelo e ajuda a proteger da chapinha, da tinta ou do alisamento, por exemplo. Quando essa distribuição não acontece, ou acontece de forma exagerada, é sinal de que alguma coisa não está bem nas raízes dos cabelos. Além da questão da oleosidade, o couro cabeludo quando não tratado de forma correta, pode ocasionar caspa, aumentar a descamação, criar feriadas e provocar a queda dos seus fios. É preocupante, não é? Por isso, a partir de hoje, inclua na lista de cuidados, o couro cabeludo.

Tudo começa, de acordo com os especialistas em cabelo, com a lavagem. Não há necessidade de lavar o cabelo todo dia, não! A umidade dos fios que não ficam secos nunca, pode provocar uma reação no couro cabeludo e a proliferação de fungos, por exemplo. Outro detalhe: quanto mais quente estiver a água do seu banho, mais oleosidade seu couro cabeludo vai produzir. Isso porque a água retira todos os nutrientes, incluindo a oleosidade natural. Então, o couro cabeludo entende que precisa produzir mais sebo que o normal.

Sempre lave os fios em água morna e dê um intervalo de dois dias entre uma lavagem e outra. Deixar o cabelo muitos dias sem lavar também é sinal de perigo ao couro cabeludo. A região fica cheia de suor e resíduos que podem aumentar a queda de cabelo, o aspecto sujo e oleoso. Além disso, muita sujeira depositada no couro cabeludo deixa o resto do cabelo bem seco e sem vitamina, já que o lugar por onde a vitamina sai está entupido.

A descamação também é um problema frequente nesta época do ano. Isso porque o frio faz com que a produção de sebo natural, que protege a região, diminua. Resultado: o couro cabeludo fica ressecado e vai descamar, por falta de nutriente. Neste caso, é preciso hidratar o couro cabeludo. Isso mesmo! Use cremes à base de ureia e o lactato de amônio, que vão manter a umidade natural da cabeça e também vão hidratar a área, inclusive os seus fios.

Como cuidar do couro cabeludo?
Vote no artigo

1 Comment

  1. Amanda Kreves

    at

    Amei as dicas! Além disso tudo eu ainda uso a Balance Lotion da linha Active Hair Power da Alfaparf. O Balance Complex, um complexo de Aminoácidos e Vitaminas, regulariza a atividade das glândulas sebáceas. As Nanosferas de Vitaminas ativam o bulbo capilar, enquanto o Extrato de Alcaçuz confere alívio ao couro cabeludo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *