Como cuidar do cabelo de acordo com a sua idade?

Assim como a pele, o cabelo também envelhece e precisa de cuidados especiais em cada idade. É um processo de envelhecimento normal do fio, que passa por efeitos do tempo, poluição, chapinha, hormônios, químicas e assim por diante. A lista de fatores que ajudam no envelhecimento das camadas capilares é imensa… Imagina quanto esses fatores se acumulam ao longo dos anos. Se você não começar a cuidar agora, vai ter problemas daqui um tempo e o pior: vai parecer ser vovó sem mesmo ter um filho! Então, menina, comece hoje mesmo com a listinha de cuidados.

Se o seu caso é moça jovem, na categoria dos 20 e poucos anos, assim como a sua pele, o seu cabelo está forte, firme, com colágeno e resistência. Mas nem por isso deixe os cuidados passarem em branco! Neste auge da força e brilho, ele precisa estar assim por muito mais tempo. Se você pinta, descolore ou faz alisamento, tipo progressiva, não pode deixar de fazer hidratações semanais, com máscaras e cremes à base de silicone e queratina, para que a resistência do fio permaneça em alta.

Outros ingredientes indicados para este tipo de cabelo são os óleos como argan, monoi do Tahiti, semente e uva e amêndoas. E também em vitaminas e proteínas, como extrato de arroz, cereais e uva, para que o brilho continue durante longos anos. Ampolas são uma ótima opção porque são mais concentradas e se adaptam melhor ao fio mais novo.

Quando uma mulher chega nos 30, geralmente ela já tem um emprego fixo, pode estar estressada por falta de tempo, muito estresse e… Cabelos brancos! Eles começam aparecer, uns na franja, outros perto da nuca e esse é o momento certo para começar a usar tonalizantes que não possuem amônia e, por isso, não agridem tanto os fios. Ela consegue amenizar os brancos, sem ressecar o fio e nem deixá-lo ainda mais dependente da química.

Como cuidar do cabelo de acordo com a sua idade?

Como cuidar do cabelo de acordo com a sua idade?

Uma boa opção – e super moderna – é a canetinha de tinta que faz o retoque só na raiz e ajuda a esconder os brancos. Serve como retoque, mas sai com água e xampu. E a opção mais comum é mesmo a tinta, que retoca a raiz e ainda acaba com os brancos. A manutenção sempre é a cada dois meses, como a tinta do cabelo e a orientação é sempre a mesma: fazer mechas ou tintura de raiz sempre da mesma cor do seu cabelo atual, para não contrastar muito com os comprimentos dos fios.

Já na idade dos 40, o cabelo já sofre com o desgaste do tempo, da química e da poluição e o couro cabeludo também já não é mais o mesmo: a circulação sanguínea está defasada e precisa ser ativada para que o crescimento continue e, também, os nutrientes serem levados do corpo para o cabelo. Outro problema que acontece nesta fase é a queda de cabelo. Nesta idade, o melhor é fazer tratamentos como laser e esfoliações, que ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo e estimulam o crescimento, além de abusar de vitaminas e sérum concentrados que ajudam a dar brilho e reconstroem os fios.

Como cuidar do cabelo de acordo com a sua idade?
Vote no artigo

1 Comment

  1. Amanda Kreves

    1 de abril de 2013 at 9:03

    Um bom tratamento para prevenir o evelhecimento dos fios é a linha Semi Di Lino Diamante Anti Age da Alfaparf, um tratamento para combater e corrigir os sinais do envelhecimento causados por fatores externos e biológicos. São vários os programas profissionais que podem ser indicados depois de um diagnóstico correto:
    › VITALITY TREATMENT
    para cabelos frágeis e opacos
    › EXTRA RADIANCE TREATMENT
    para cabelos frágeis e extremamente opacos Resultados imediatamente visíveis: cabelos revitalizados, definidos e estremamente brilhantes!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *