Como acabar com o efeito chiclete nos cabelos?

Você pinta, faz a descoloração, pinta mais uma vez e não abre mão da chapinha. Um belo dia, você vai lavar o cabelo e ele não está normal: você puxa e ele não volta mais. Isso é sinal do efeito chiclete. Ou seja, quando o cabelo perde toda a elasticidade, força e vida. Acaba virando uma pasta, sem nenhuma força. Pode cair a qualquer momento e, ainda, fica poroso, frágil e bem quebradiço. Dá um certo pavor ao ver o cabelo assim, ou imaginar ele assim. Por isso, a dermatologista do Pantene Institute no Brasil, Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, ensina como evitar esse resultado fatal.

Como acabar com o efeito chiclete nos cabelos?

Como acabar com o efeito chiclete nos cabelos?

O ideal, de acordo com ela, é prevenir o cabelo para que o efeito chiclete não aconteça. Como? Usando bons produtos para limpar o cabelo e também hidratando toda semana. Ainda mais se você descolore, pinta por cima e ainda faz chapinha. Não tem como ter um cabelo destes sem hidratação, amiga!

Então, de acordo com a especialista, é preciso sim, muita hidratação. “Um cabelo muito danificado pelo excesso de químicas merece, primeiro, ser recuperado para depois ser submetido à química novamente. Ou seja, a hidratação mais profunda será necessária para recompor o fio e, assim, fazer ele voltar a ter resistência e nutrição”, afirma.

Só um tempo depois, quando o cabelo já estiver bem forte, você deverá voltar com a química. É preciso, antes disso, fazer uma lavagem e uma lubrificação, para repor o fio com nutrientes, vitaminas, queratinas e silicones. “Isso tudo é encontrado em máscaras de tratamentos, que aumentam a resistência do fio e preenchem as áreas cuticulares que foram removidas nos processos de química, como a tintura e a progressiva ou qualquer outro tipo de alisamento”, afirma a médica.

Para acabar com o efeito chiclete é preciso, antes de mais nada, preencher de nutrientes as camadas que foram danificadas com a química. Imagina só: a tintura retira das camadas capilares todo o nutriente e você não os coloca novamente no fio. Assim, ele vai quebrar e perder a elasticidade.

A hidratação recupera isso, e vai manter as escamas fechadas, lubrificando-as em todo o comprimento do fio. “Durante a realização de coloração e alisamento químico, as escamas são abertas propositalmente para a realização destes procedimentos. Por isso, após realizá-los os cabelos deverão ser tratados regularmente com produtos seladores de cutícula e repositores da lubrificação ao redor do cabelo que é normalmente removido por estes processos. Só assim se conquista uma cutícula forte que protege contra fraturas da haste”, afirma a especialista.

Escolher bem os produtos de higiene e hidratação capilar também são medidas necessárias para a renovação do cabelo. Hidratar profundamente e regularmente as camadas do fio é importantíssimo nesse processo de recuperação. “Evitar pentear os fios molhados, evitar o uso de secador e chapinha muito quentes no cabelo molhado e desprotegido. Atenção para as químicas incompatíveis que destroem os fios por mau uso. E cortar as pontas a cada três meses também é uma maneira de evitar e acabar com o efeito chiclete”, garante a médica.

Como acabar com o efeito chiclete nos cabelos?
Vote no artigo

3 Comments

  1. Amanda Kreves

    27 de Abril de 2013 at 12:44

    Pra mim nada melhor do que uma cauterização no cabelo antes de continuar com qualquer tratamento nos cabelos que estão danificados. Eu utilizo e recomendo a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *