in

Cabelos Opacos e Sem Vida! O que fazer?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar pra vocês sobre os cabelos opacos e sem vida, e o que fazer para recuperá-los.

op1

Para começar, vamos voltar um pouco ao assunto do verão. Coisas que podem danificar e muito os fios nesta época, são os raios do sol, o vento, o cloro das piscinas e o sal excessivo das águas do mar. Sem falar das temperaturas elevadas que costumamos encontrar nesta época do ano. A combinação destes fatores tendem a deixar os fios opacos (sem brilho), e também (e outros fatores como as químicas também) levam os fios a perderem sua massa natural, destruindo sua queratina, deixando os fios além de opacos, frágeis, quebradiços e ressecados… Um total estado de falta de vitalidade. E o problema só fica maior com o uso contínuo de secador, chapinha e processos químicos.

Também é normal que os fios sem vida, seja a partir dos raios do sol como das químicas, onde ambos atingem a fibra capilar, acabam por atingir as moléculas de pigmentação dos fios, os destruindo aos poucos. O que é normal, de ver pessoas com cabelos sem vida terem os fios manchados, ou com diversas cores sobrepostas entre um fio de cabelo e outro (não confundam com reflexos e balayages). Exemplos, são aqueles marrons que ficam meio amarelados, ou até alaranjados; pretos e castanhos que ficam com reflexos vermelhos; e os loiros que vão ficando com aquela tonalidade gema de ovo.

A exposição dos fios a estes fatores também acarreta a perda das ceramidas naturais dos cabelos (que são os lipídios protetores, sempre reforço isso pra vocês), que protegem as cutículas dos fios, protegendo o interior da fibra capilar. Quando os fios são danados por um destes fatores citados acima, a camada lipídica é destruída, e por consequência os fios ficam porosos, perdendo a hidratação, brilho e a vitalidade… Ficando opacos e até ásperos. E o auxílio da escova e até do pente, no dia a dia, ou apenas no banho, já começam a ser agressivos para os fios que se encontram neste estado. E se ainda, a pessoa se utilizar de químicas de modificação…. O efeito só tende a piorar.

 

E agora Felipe, como eu recupero os cabelos?

Simples e prático, mas deve ter paciência e responsabilidade (afinal, é do seu próprio cabelo que estamos falando)!

Reconstrução capilar! Seja no salão ou em casa mesmo! Faça reconstruções a frio, utilizando produtos que tenham queratina, creatina, colágeno, aminoácidos e proteínas, cerca de três vezes durante os dias corridos de uma semana, e deixa pra fazer uma selagem ou cauterização durante o fim de semana! Pronto! Você com certeza já terá dado um belo up nos seus fios! Sempre com bons produtos para se notar mais rápido os resultados. Durante os dias corridos (não o do fim de semana), se possível, evite secador e chapinha.

Para recuperar a cor, um tonalizante, ou shampoo tonalizante após esta semana corrida já dá uma ajudada para os fios (em relação a tonalidade). Sempre use protetor solar nos fios para evitar o desbotamento da cor. E se for na piscina ou mar, reaplique logo após ter saído.

Feito isto, começa a usar de duas a três vezes por semana produtos que prometam brilho e hidratação. Eles vão ajudar a recuperar o brilho e a maciez. E é bom deixá-los para depois da reposição proteica, pois sem as proteínas dos fios, e com eles estando porosos, dificilmente iriam segurar o tratamento hidratante.

Abraços.

3 Comments

Leave a Reply
  1. Meu cabelo ta opaco, e muito rebelde! Ja usei varios tipo de shampoo e condicionador creme e nada resolve!

  2. Uma ótima reconstrução é a Midollo di Bamboo da Alfaparf, sempre uso e indico. Ela possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenha: Kit Inoar Argan Oil Home Care

Fios de seda: alisam sem estragar o cabelo!