Cabelos Danificados: Como ficam assim?

Hoje vou ensiná-los como identificar que seus fios ficaram danificados.

Bem, no geral, a causa para um fio ficar danificado é muito variável, podendo ser física, mecânica ou química. Os danos físicos (ou climáticos) vem da ação da natureza, estas como a força dos raios ultra violeta vindos da radiação dos raios solares, o vento excessivo (também vale para ar condicionado), a falta de umidade no ar (pois é, o ar muito seco, ou muito poluído, tende a ressecar e até a danificar os fios de cabelo), sal do mar, cloro da piscina, etc.

Danos químicos são os principais fatores para fazer um fio ficar danificado, desde o uso de um shampoo muito forte (com tensoativos muito concentrados), fazendo os fios ficarem com as cutículas abertas, deixando o córtex exposto, fazendo assim os fios ficarem ressecados a danificados.

Saiba mais sobre a relação cutícula x córtex:

O córtex é cerca de uns 80% do fio de cabelo, sendo formado basicamente pelas proteínas e aminoácidos componentes da queratina (sendo lisina, alanina, arginina, cisteína, entre outros). Quando utilizamos os tratamentos químicos (alisamentos, tinturas, descolorações) as pontes queratínicas são quebradas e/ou partidas, o que por isso, nos gera fios frágeis, ressecados ou quebradiços. O córtex é o responsável pela elasticidade e resistência do cabelo, por isso pelo uso dessas químicas, os fios tendem a ficar danificados, pois o córtex foi prejudicado.

dan1 - Cabelos Danificados: Como ficam assim?

Cabelos Danificados: Como ficam assim?

As cutículas dos fios são formadas por plaquetas, estas que ficam uma sobre as outras. E esta forma de uma sobre a outra, garante (quando devidamente fechadas e seladas) a manutenção da saúde dos fios, como também o brilho, pelo reflexo luminoso. Pois quanto mais saudável o fio estiver, e quanto mais seladas as cutículas dos fios estiverem, maior será o reflexo da luz, que é o tão querido brilho que nós gostamos de ver nos fios. Existem cerca de cinco a seis camadas de cutículas nos fios, e uma vez uma delas inteiramente danificada, não tem volta, e então a próxima fica exposta, e assim sucessivamente, até que o fio fica bem frágil e se parte. Quando elas ficam abertas (uso de shampoo muito fortes, e principalmente químicas) os fios ficam extremamente sujeitos á danos no córtex.

Confira o post na íntegra, aqui.

Danos podem ser vários, desde um ressecamento, muito embaraçado, dificuldade de pentear, dentre muitos outros. O que mais danifica um fio é a descoloração (eu que o diga, já sofri e muito com o uso dela), esta que oxida os aminoácidos e destrói os pigmentos dos cabelos, destruindo de 15% a 50% da cisteína das pontes queratínicas dos fios. Por isso alguns fios descoloridos tendem a ficar literalmente horríveis, logo após o processo, e as vezes… Ao longo do tempo.

Sabemos que o couro cabeludo produz oleosidade pelas glândulas sebáceas, dando proteção aos fios, o que gera aspecto saudável. Mas quando esta proteção não está sendo suficiente, ou foi inutilizada, a facilidade dos fios se danificarem é alta. E quando danificados, geralmente, essa gordura não é mais eficaz aos fios no momento.

A perda desta proteção (não muito existente, ou literalmente não existente em fios secos e crespos) pode ser ocasionada pelo uso excessivo e além do necessário de um shampoo, ou ainda as vezes pelo uso do shampoo incorreto ou as vezes ainda pelo uso de um shampoo extremamente forte (com frequência ou não, dependendo do primeiro estado dos fios); o ato de escovar muito os fios com uma elevada frequência, com o uso de ferramentas de calor como secadores, pranchas e baby liss; alisamentos, tinturas, permanentes, colorações, descolorações, decapagens… Exposição frequente aos danos climáticos, geram a perda desta proteção, e aí os fios se não forem devidamente tratados, tendem sim a ficarem danificados muito brevemente.

Por isto, foram criadas as máscaras capilares, para recuperar os fios extremamente ressecados, e os fios danificados. Confira um trecho sobre as máscaras:

As máscaras capilares são basicamente indicadas para uso de tratamento e hidratação capilar. A função básica delas é a de recuperar os cabelos mais danificados, ressecados, quebradiços ou opacos, e aos poucos foram sendo introduzidas ao marcado mais tipos de máscaras para mais tipos de cabelos, adaptando-as ás necessidades e condições específicas de cada tipo de cabelo ou problema capilar. Algumas mais amaciam, outras mais dão brilho, outras dão mais força, outras mais dão maleabilidade e assim sucessivamente. Cada uma é geralmente diferente uma da outra. Algumas delas atuam selando a cutícula dos cabelos, para proteção do córtex capilar e para a manutenção dos ativos dentro dos fios.

Confira o post inteiro aqui.

 

Agora já sabem não é? Identificou o dano: trate os fios.

Abraços.

Cabelos Danificados: Como ficam assim?
Vote no artigo

1 Comment

  1. Driele Cachoeira

    at

    Amoooo o site, me ajuda muito.

    continuem sempre colocando coisas novas e salvando muitos cabelos, como o meu kk

    beijinhus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.