Cabelos Crespos


ccrespos

Olá meninas!!

O blog Cabelos Loiros procura ser bem abrangente no assunto cabelos, não se restringindo ao título do blog. Então hoje venho falar sobre cabelos crespos, como já dá pra ver no título né (rs).

Achei um artigo super interessante sobre o assunto, e resolvi compartilha-lo com vocês.

Confiram abaixo:

É preciso cuidar muito bem dos fios para assumir a cabeleira, como as atrizes Sheron Menezes e Cris Vianna, e a cantora Negra Li. Para conseguir o visual exuberante dessas celebrities, cinco experts ensinam o que você e suas clientes devem fazer.

Cabelos crespíssimos, incluindo o do tipo afro, são extremamente finos e, consequentemente, frágeis por natureza. Essas madeixas são as que menos suportam os efeitos de colorações, alisamentos, permanentes, o ar quente do secador e o calor excessivo da chapinha e do babyliss. Sem contar o quanto sofrem com a poluição, o sol, o vento, o cloro da água e o sal do mar.

O couro cabeludo também é problemático e pode ser extremamente oleoso – o sebo não consegue chegar ao comprimento e às pontas devido ao formato dos fios – ou, então, ressecado. Em ambos, a descamação é um aborrecimento à parte. Sendo assim, o profissional tem de lançar mão de procedimentos que mantenham a vitalidade e garantam mais resistência à fibra capilar. Brilho, controle de volume e, principalmente, forma precisam ser levados em conta desde o diagnóstico do cabeleireiro.

083_beleza-cabelo-crespo-tais-araujo

Eron Araújo, sócio do Blend (SP), é expert na texturização dos fios

•Tratamento – Para repor nutrientes e disciplinar os crespos, o cabeleireiro personaliza o serviço com produtos da Redken. “Lavo os fios duas vezes com xampu Smooth Down. Em seguida, aplico o Shot Phase e, por cima, o Shot Phix 5,5. Deixo agir por 5 minutos e enxáguo. Depois, vem a máscara Smooth Down Butter Treat, com pausa de 10 minutos. Finalizo passando o sérum Smooth Down Heat Glide”, explica. Ele recomenda que a cliente repita o procedimento no salão a cada 10 ou 20 dias.

•Manutenção – Para Eron, a linha Smooth Down, da Redken, é a mais indicada nesse caso, pois disciplina o volume e o frizz. “Gosto dela porque o cabelo já é tratado desde a lavagem. Um dos principais ativos da fórmula é o óleo de macadâmia, que amacia, dá brilho e doma o efeito arrepiado dos fios”, revela o hairstylist.

•Finalização – O leave-in da gama, indicado no home care, é indispensável porque define a cabeleira, dá brilho e controla o frizz. Mas Eron avisa: “Alerte a cliente em relação à quantidade de produto que ela pode usar. Se exagerar, o cabelo pesa e os cachos não se formam”.

Robson Trindade, do Red Door (SP), especialista em qualquer tipo de cabelo encaracolado

•Tratamento – Segundo o hairstylist, Angel é um protocolo que apenas revela a estrutura original das madeixas. “Só que mais bonitas e saudáveis”, explica. O procedimento consiste em neutralizar a carga negativa que os fios adquirem nas lavagens com água clorada e xampus com sal, além da captação, por meio do ar, desses íons vindos de aparelhos eletrônicos. “Uso xampu orgânico livre de sulfatos e parabenos. Ele neutraliza o cabelo e essa ação é potencializada, em seguida, com o condicionador”, revela. Assim, a fibra capilar enverga no limite de sua ondulação natural. O procedimento é feito em quatro sessões a cada quatro dias. A primeira é a lavagem com uma modelagem simples. A segunda começa com um corte a seco e termina com o mesmo processo da anterior, e nas demais, Robson ensina como tem de ser o home care.

•Manutenção – Na terceira sessão, ele refaz o passo a passo do tratamento didaticamente, para que a cliente possa repeti-loem casa. Nessedia, ela leva consigo todos os produtos utilizados no salão. Xampu, condicionador, máscara, leave-in e ativador de cachos da linha Curls. “Na última visita, ensino de dois a três penteados fáceis que a pessoa pode repetir sozinha, quando quiser”, conclui Trindade.

•Finalização – Robson conta que no Red Door eles não usam toalha nem secador para retirar a umidade dos fios, mas sim uma estola ou papel absorvente. A modelagem é simples, segundo o especialista. “Penteio com as mãos, mecha a mecha, da raiz às pontas, desconectando- as do couro cabeludo, aplicando leave-in ou ativador de cachos da linha. Isso com a cabeça da cliente abaixada entre as pernas dela”, diz o cabeleireiro. Quando o procedimento termina e as madeixas estão secas, parece que foi feito babyliss para cachear.

Fernando Paolo, do Fernando Fernandes Studio (SP), conhece profundamente madeixas crespas

•Tratamento – A recuperação de fios que passaram por alisamentos, escovas progressivas e outros processos químicos agressivos é feita pelo hairstylist com a linha Cristal Line Hypnotic Profissional, Ponto9. Agama reconstrói a fibra capilar e repara danos. “É necessário que se repita o procedimento no salão a cada 15 dias para que a restauração do cabelo seja rápida e efetiva”, explica Fernando.

•Manutenção – A cliente deve lavar as madeixas duas vezes por semana com xampu hidratante. “Então, ela aplica cinco gotas de óleo de argan e parte para a máscara, que deve agir por 15 minutos”, diz Paolo. Ele recomenda a linha Style Curl. O hairstylist avisa que a pessoa precisa trocar o tipo de hidratação duas vezes por mês, com a orientação de um profissional. À noite, três gotas de Night Mask, da linha Perfect Hair, antes de dormir, restauram a fibra capilar.

•Finalização – Aqui, os produtos da gama Perfect Hair são ideais. “A cliente passa cinco gotas de óleo de argan nos fios. Depois, usa a quantidade equivalente a duas moedas de 25 centavos de creme para pentear do comprimento às pontas. Para terminar o procedimento, loção-gel, amassando o cabelo com as mãos”, ensina.

Andrea Desidério, do Beleza Natural (RJ), trata de ondulados a crespíssimos com maestria

•Tratamento – À base de extrato de açaí e cacau, o Super-Relaxante é um serviço exclusivo do Beleza Natural que a cabeleireira indica, principalmente, para cabelos crespos. “Ele reduz o volume, dá maleabilidade, brilho e define os cachos. Deve ser feito uma vez por mês”, conta a expert. Ela explica que o procedimento começa na raiz e termina nas pontas, e o profissional tem o cuidado de valorizar a estrutura natural das madeixas, sem alisá-las.

•Manutenção – Em casa, a hairstylist recomenda que a cliente use xampu, condicionador e máscara de duas a três vezes por semana. O creme para pentear tem de ser aplicado diariamente. Ela sugere uma das linhas do salão, a Cascata de Proteínas, formulada com quinoa, proteínas do leite e do linho.

•Finalização – Um dos cosméticos mais importantes para a profissional é o leave-in. “Esse produto deve ser aplicado diariamente da raiz às pontas. Nesse momento, a cliente já vai modelando os cachos com as mãos, de baixo para cima”, ensina. O Creme para Pentear Solar, da linha do Beleza Natural, é uma boa opção para os crespos.

cabelos-cacheados

Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento (SP), hairstylist com know-how em serviços personalizados

•Tratamento – A linha Résistance, de Kérastase, reconstrói e dá força aos fios frágeis e danificados. “Gosto muito do Ciment Thermique, da mesma gama, pois ele é um termoativado sem enxágue”, diz a expert. Ela ressalta que, como é poroso, esse tipo de cabelo perde nutrientes com facilidade. Por isso, precisa estar o tempo todo com as cutículas fechadas e devidamente impermeabilizado. Entre 15 dias e um mês, a pessoa deve voltar ao salão para refazer o procedimento.

•Manutenção – Jô indica os produtos de home care da mesma linha. Assim, a cliente continua evitando as perdas que a fibra sofre ao longo do tempo. Além disso, ela mantém a disciplina e o volume controlado até a próxima visita ao cabeleireiro.

•Finalização – Depois de tirar a umidade das madeixas com papel toalha, o leave-in é aplicado com delicadeza, sempre de cima para baixo, moldando. A profissional recomenda que se deixe secar a cabeleira naturalmente. “Com os fios bem secos, pingue umas gotas de sérum ou um óleo de sua preferência e termine de modelar os cachinhos”, explica a cabeleireira. Aqui, pode ser usado o texturizador Gelée Volumactive, também da Kérastase.

Fonte: Revista Cabelos & Cia

beijoS

Priscylla Silvestre

Cabelos Crespos
Vote no artigo

2 Comments

  1. Amanda Kreves

    at

    Como os cabelos crespos perdem muita água uso e recomendo a linha Nutriseduction da Alfaparf, é um completo e inovador sistema desenvolvido para restaurar o indispensável equilíbrio hídrico nos cabelos secos.
    Estas fórmulas de nutrição foram perfeitamente associadas para forneceder a dose ideal de umidade e proteínas essencias para os cabelos secos ou muito secos, principalmente nas pontas.
    Possui proteínas que restauram as deficiências hídricas de todo o fio e promovem um banho de renovação e suavidade para os cabelos; lipídeos que criam uma efetiva barreira sobre a superfície do fio protegendo-a do ressecamento; vitaminas e minerais que estimulam a energia desde a sua origem.

  2. Mag

    at

    Excelente post! Sempre bom ver mais e mais dicas para nós, cacheadas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *