A Importância do Protetor Térmico!

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar sobre o protetor térmico, que é um item mais do que aliado, amigo, de quem faz escova e chapinha; e que aliás, deveria ser não apenas um item amigo, mas sim um item rotineiro para quem utiliza ferramentas de calor nos fios.

cab1

Hoje em dia já é mais do que normal encontrar por aí mulheres e garotas que alisem os fios, seja por maior facilidade de cuidá-los, tratá-los ou apenas por gosto e estilo mesmo; inclusive, já é mais do que notável, encontrar homens e garotos que façam o mesmo. Seja alisamento feito com amônia, guanidina, progressiva, inteligente, marroquina, ou apenas com o uso do secador e chapinha… O protetor térmico é imprescindível!!!

Cuidar dos fios o tempo todo, até naquelas horas em que parece que não dá para cuidar deles, hoje em dia dá sim! Inclusive na hora em que você vai secar e/ou pranchar os fios, dá para você cuidar deles ao mesmo tempo em que vai realizar o processo de estiramento, evitando que os mesmos fiquem danificados.

O protetor térmico tem uma função singular, ele que é chegado de verdade por aqui há alguns poucos anos de forma “explícita”, pois seus ativos já eram utilizados antigamente. O que ele faz é ajudar a manter a integridade e a estrutura da fibra capilar intactas, protegendo-a dos efeitos nocivos provocados pelo calor excessivo gerado pelos secadores e pelas pranchas, e o babylyss também. Com esta proteção, se é possível alisar ou alinhar os fios, sem que os mesmos tenham que ficar severamente danificado para que isto aconteça.

O produto não é nenhum quebra cabeça ou bicho de sete cabeças, é algo prático e de fácil manuseio. Ele deve ser aplicado quando os fios ainda estão molhados ou úmidos, logo após shampoo e condicionador, ou após a sua hidratação, reconstrução ou ampola… Qualquer que seja o procedimento que você tenha efetuado, ele deverá ser aplicado quando você for usar o secador, ou a prancha. E existe uma versatilidade imensa no uso dos protetores térmicos, existindo para diversos gostos, tendo protetores térmicos em spray, em sérum, em creme e em leave in. Todos estes são indicados para uso antes do secador e chapinha, agora se for só antes da chapinha, é preferível que se utiliza um sérum ou um em spray, para evitar excessos e peso demais nos fios.

Aliás, tanto nos cabelos lisos quanto nos cabelos mais cacheados, o uso do protetor térmico também colabora com um fator muito requisitado por quem gosta de cuidar da cabeleira: o fator brilho! Sim, pelo fato dos produtos serem a base de silicones especiais, os mesmos também além de proteger os fios, ajudam a controlar o frizz e criar um efeito mais reflexivo sobre os mesmos, gerando maior reflexibilidade da luz, o que gera automaticamente mais brilho aos cabelos.

Não durma com os cabelos molhados! Mesmo que você esteja com preguiça de fazer escova e chapinha, ou nem queira fazer, é preferível que você aplique o protetor térmico nos fios e em seguida só os escove ou apenas seque com o secador, garantindo que a umidade tenha ido embora. Pois essa umidade pode fazer os fios ficarem quebradiços com o atrito no travesseiro, também podendo gerar fungos ao couro cabeludo.

E também, o protetor térmico também ajuda ainda mais os fios a se manterem saudáveis, uma vez que ele tanto evita que os fios fiquem mais danificados pelo dano térmico, como também auxiliam para que os fios se mantenham ainda mais com sua saúde intacta, protegendo tanto a estrutura interna dos fios, como a externa, que são as cutículas, a camada protetora natural do córtex capilar.

Também é bom saber evitar o uso constante e excessivo das ferramentas de calor, uma vez por semana no no máximo duas já basta, porque ele é aquele aliado anti-herói, pode tanto te ajudar, mas pode te danar também! O protetor térmico entra no meio para te salvar, mais ou menos assim!

Para efeito cacheado, ou mais ondulado para quem tem fios mais lisos, o uso do difusor é mais indicado ,que distribui o calor de forma mais espalhada e menos agressiva. Agora quem quer um efeito mais liso mesmo, o bico convencional do secador é o indicado, porém com pelo menos quinze centímetros de distância dos cabelos para evitar que os mesmos fiquem ainda mais danificados pelo uso do fator térmico.

 

Abraços.

A Importância do Protetor Térmico!
Vote no artigo

1 Comment

  1. Amanda Kreves

    at

    Eu adoro protetores térmicos, uso e recomendo o Pure Veil da linha Nutriseduction da Alfaparf, ele preserva o equilíbrio hidrolipídico enquanto protege o cabelo durante o uso da prancha. O Extrato de Orquídea e a Proteína do Trigo protegem os cabelos encaracolados prevenindo a desidratação. O cabelo fica perfeitamente liso, bonito e brilhoso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *