Shampoo Alisante

O que é shampoo alisante?

Nos últimos meses todas as pessoas ligadas no universo dos cosméticos capilares se depararam com uma grande novidade: o shampoo alisante.

iStock 97080469 SMALL 700x545 - Shampoo Alisante

Shampoo Alisante

O shampoo alisante tem o mesmo efeito de uma escova progressiva, só que tem a vantagem de uma aplicação rápida, prática e com efeito final que pode durar até quatro meses.

Como se trata de uma opção menos agressiva ele se torna uma ótima alternativa para quem quer fugir dos tratamentos com formol.

Mas vale lembrar, que mesmo se tratando de um shampoo, o ideal é fazer a aplicação em um salão de beleza com um profissional qualificado.

A aplicação do produto é feita direto no lavatório, em seguida o cabelo é seco com o secador e finalizado com a prancha. Ele produz um alisamento gradual, ou seja, a cada aplicação o efeito liso vai se intensificando.

Quem pode usar shampoo alisante?

Em linhas gerais, todas as pessoas podem utilizar esse tratamento. Porém, o resultado final pode variar de cabelo para cabelo. Mulheres grávidas, crianças, pessoas com o cabelo tingido ou descolorido, pessoas com cabelo liso, cacheado, crespo, e todas essas pessoas podem desfrutar dos benefícios do shampoo alisante.

Shampoo alisante tem formol?

Não, os shampoos alisantes não contém formol ou parabenos, a maioria deles é composto por uma combinação de ácidos que traz o resultado desejado. E esse é um dos principais fatores que torna o produto tão democrático.

Shampoo alisante desbota o cabelo?

Não, os shampoos alisantes não desbotam o cabelo, inclusive o uso do produto pode realçar e intensificar a coloração dos fios.

O shampoo não desbota os cabelos tingidos e não amarela os cabelos descoloridos, o que torna o produto uma possibilidade real de alisamento para muitos homens e mulheres com cabelo incompatível com outras químicas de alisamento.

Mas se você se sentir mais seguro você pode optar por shampoos alisantes específicos para cabelos loiros ou descoloridos.

E a compatibilidade com outras químicas?

Outro grande atrativo desses produtos é que os shampoos alisantes são compatíveis com a maioria das químicas para cabelo disponíveis hoje no mercado:

  • Tioglicolato;

  • Guanidina;

  • Hidróxido de Sódio;

  • Coloração;

  • Descoloração;

  • Formol;

  • Carbocisteína;

  • Escova sweet.

Isso acontece uma vez que o shampoo não quebra as pontes dissulfeto, o que por sua vez faz com que o cabelo volte à sua estrutura natural em um período de seis a nove meses. Ou seja, não é um “contrato” definitivo, caso você deseje voltar a ter o cabelo natural isso será totalmente possível em um espaço de tempo relativamente curto.

Pode usar shampoo alisante toda semana?

Não, os shampoos alisantes não podem ser usados com a frequência de um shampoo convencional. A reaplicação do produto só deve ser feita com um intervalo mínimo de um mês, e é muito importante que esse período de pausa seja respeitado.

Não respeitar o tempo de pausa pode causar corte químico do cabelo, alteração da coloração do cabelo, entre outros danos.

Quais os prós e contras do shampoo alisante?

Como tudo na vida, os shampoos alisantes têm prós e contras, vantagens e desvantagens.

As principais vantagens do uso do shampoo alisante como método de alisamento são o tempo reduzido de aplicação, pode ser usado em mulheres grávidas e em crianças, não amarela cabelos descoloridos, pois tem a ausência de formol, não danifica os fios, pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo e a compatibilidade com a grande maioria das químicas capilares existentes hoje. Além disso, o produto não deixa o cabelo com o efeito “esticado” que outros métodos de alisamento costumam trazer para os cabelos, os fios ficam com aspecto mais natural.

Por outro lado, temos as desvantagens, como é um produto muito novo no mercado é difícil encontrar e conversar com alguém que já passou pelo processo e contar como realmente está sendo essa experiência de alisamento. Outra desvantagem é que o efeito da aplicação não é definitivo.

Quais shampoos alisantes tem no mercado?

Atualmente no mercado brasileiro existe o shampoo The First, que foi desenvolvido pela empresa Sweet Hair Professional, que é uma empresa brasileira paulista. O The First chegou ao mercado no primeiro semestre de 2016 como sendo o primeiro shampoo alisante do mundo. O efeito alisante deste shampoo se dá através da mistura de cinco ácidos orgânicos diferentes:

  • Ácido Salicílico;

  • Ácido Alfa lipólico;

  • Ácido Glicólico;

  • Ácido Lático;

  • Ácido Hialurônico.

No entanto, pesquisando um pouco mais é possível descobrir que além do famoso The First, estão disponíveis no mercado outros produtos como o Smoothing, da Bian Ton e o Shampoo Alisante Richée. O shampoo da Bia Ton possui os mesmos componentes do The First.

Outro shampoo alisantes disponível no mercado é o FELPS (da The best) contém extrato de maracujá e ácido Hialurônico.

Já o The Grand Cru , da Plancton, tem o ácido lático como princípio ativo, porém o seu uso não é recomendado para gestantes e crianças e não é compatível com químicas à base de tioglicolato.

O Is my love shampoo que alisa, ao contrário do The First é incompatível com tioglicolato de amônia e Henê.

O shampoo alisante The True (da Richée), é composto por seis ácidos orgânicos distintos:

  • Ácido glicólico;

  • Ácido Láctico;

  • Ácido Hialurônico;

  • Ácido Isosteárico;

  • Ácido Málico;

  • Ácido de Frutas.

Estão disponíveis no mercado também, o smooth shampoo expert da SPHAIR, o smooth intense da Silk Campelli, o The Perfect Shampoo Alisante da Kellan, o Onestep da Mix Use, o Shampoo Alisante da Amitys, o Shampoo Alisante Matizador da Madame Lis, é um shampoo alisante destinado aos cabelos loiros ou descoloridos, Shampoo Alisante Liso Sublime da Felithi e o Shampoo Alisante Lulux.

Resumindo, opções de produtos não faltam para todos os cabelos e todos os bolsos, procure um profissional para descobrir qual tratamento irá se adequar melhor ao seu cabelo.

Todos esses produtos têm um processo de aplicação semelhante e prometem uma hidratação e nutrição profunda dos fios. Mas é muito importante sempre procurar um profissional qualificado e realizar um “teste de mecha” sempre antes de iniciar a aplicação de qualquer produto químico nos cabelos.

Shampoo Alisante
6.4 (80%) 2 votos

1 Comment

  1. GEORGIA

    at

    uso o shampoo alisante (IS MY LOVE) ,muuuito bom hidrata bastante o cabelo adorei ,não largo mais .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.