Queratina Em Excesso Estraga Os Fios!

Meninas, eu tento responder todos os e-mails que recebo, sendo que alguns tem umas questões tão importantes que eu quase sempre transformo em post, por isso hoje vou falar do perigo que é o uso em excesso de queratina para nossas madeixas, que foi um questionamento de uma seguidora.

A queratina é uma proteina formada por aminoácidos que é essencial para os fios, já que 90% da fibra capilar é constituída por queratina.

As agressões diárias e as agressões químicas, como alisamentos e tinturas, fazem com que os fios percam uma grande quantidade de queratina, o que gera um enfraquecimento dos fios, que ficam com a camada interna vulnerável, aberta e fragilizada.

Quando isso acontece, os fios ficam extremamente danificados, secos, opacos, porosos e quebradiços. Nesse caso, é preciso repor a queratina para que o cabelo volte a ter vida.

Acontece que quase sempre a gente usa queratina em demasia, o que provoca rigidez e quebra capilar. Por isso é preciso ter muito cuidado ao usar produtos com queratina e queratina líquida, pois o excesso prejudica tanto quanto a falta.

Quando exageramos e o cabelo fica sobrecarregado de queratina o jeito é lavar os fios com um shampoo anti resíduos e aplicar produtos que tenham alta carga lipídica, que vão nutrir os fios.

Esses produtos, que são os óleos e as manteigas de abacate, karitê, amêndoas, cacau, dentre outras, vão proporcionar emoliencia ao cabelo e deixá-lo mais “molinho”.

Em muitos casos  esse processo de nutrição com produtos emolientes e umectantes precisa ser repetido durante vários dias seguidos para que os fios deixem de ter aquela aparência rígida e ressecada.

De qualquer forma, é importante que a gente preste atenção nisso, que evite o excesso de queratina e aprenda que após qualquer procedimento reconstrutor é preciso hidratar os fios, pois máscara reconstrutora devolve massa capilar ( queratina) e não hidratação aos fios.

Beijos

JU

Queratina Em Excesso Estraga Os Fios!
Vote no artigo

14 Comments

  1. Neide

    30 de julho de 2016 at 18:32

    ME AJUDA
    Meu cabelo é natural não possui química , sempre usei queratina mas dessa vez não dei um intervalo necessário e meu cabelo ficou completamente elástico, apliquei shampoo anti-resíduos e o cabelo ficou super ressecado. Depois de uma semana criei coragem para lava-los , apliquei uma mascara hidratante e tive a impressão de que o cabelo esticava novamante, estou lavando apenas com shampoo e condicionador pois estou com medo de não ser apenas impressão e ele estar ficando mais elástico com a máscara (eleve reconstrução), o que devo fazer ?

  2. Beatriz Santos

    21 de Maio de 2013 at 0:23

    Ju, o cabelo que tem alisamento pode fazer mechas ?
    Bjs fofa

  3. danielle

    27 de junho de 2012 at 10:39

    Ju

    Adoro seu site.
    Tenho escova com formol no cabelo. Sabado fiz retoque de luzes com amonia e ox de 40. Acontece que meu cabelo ficou emborrachado, elastico e ta quebrando muito. Parece que qdo seco o cabelo ele ta ensabado. Tenho cabelo oleoso.
    ai ai ai to no desespero
    O que pode ter acontecido..
    o que devo fazer

  4. Vanessa

    23 de Janeiro de 2012 at 10:47

    Poderia me sugerir algum creme hidratante com alta carga lipídica?
    Acredito que meu cabelo está com sobracarga de queratina…

    Obrigada

    • camilla

      15 de Maio de 2012 at 18:16

      o shampoo e condicionador dove oleo nutriçao ou loreal elseve nutrissao 10vesez e ultilize antes um shampoo antiresiduo barro minas

  5. kelmanny

    25 de novembro de 2011 at 20:48

    Eu posso dormir com a queratina no cabelo ou faz efeito rebote?

  6. Flávia Carvalho

    28 de outubro de 2011 at 10:36

    Bom dia, meu cabelo é bem enrolado, e no fds descolori uns 5 dedos das pontas do meu cabelo com pó descolorante e oxigenada volume 40, ai fiz uma escova cacheada, ficou lindo no dia, o problema é que agora eu lavei e as pontas nao querem enrolar mais ficaram lisas, será q nunca mais volta?

  7. Dani

    22 de setembro de 2011 at 11:44

    Nunca sei se estou sobrecarregando com queratina, uma cabelereira passou ox40 durante o retoque de raíz,mas ela puxou para as pontas que já estavam descoloridas,o que danificou muito os fios,o resultado foi fios elásticos e muito quebradiços,
    Ás vezes uso queratina,tipo á cada 10,15 dias mais ou menos,eu tenho a linha reparação total 5 ( a nova) da elséve que já tem queratina né.. então dou um espaço maior entre as aplicações da queratina.
    Vc acha que queratina sem enxágue é boa??
    Posso usar todos os dias o shampoo da linha reparação total 5?e a máscara?
    Bjs

    bjs

    • Ju Lopes

      23 de setembro de 2011 at 3:33

      Oi Dani, tudo bem, linda?
      Olha, usando nesse espaço de tempo não faz mal não, mas o melhor é que seja só 2 vezes por mês e se começar a ficar rígido, suspende…

      Tinha uma queratina sem enxague que eu usava muito e gostava, mas mesmo assim o cabelo foi ficando bem rígido..

      Vou te mandar um e-mail com uns posts sobre isso, tá?
      Beijoss

      • Dani

        23 de setembro de 2011 at 16:37

        Obrigada,que agradeço!
        Bjs!

  8. Gabriela

    22 de setembro de 2011 at 8:25

    Olá, Ju! Obrigada pela dica! Mas eu tenho uma dúvida: uso o Concentrado de Queratina da Acquaflora 1x por semana, e faço também 1 hidratação semanal (em dia diferente) com a máscara para cabelos loiros da Vult (aquele lilás).
    Posso estar sobrecarregando meus fios de queratina?
    Bjss

    • Ju Lopes

      22 de setembro de 2011 at 10:53

      Flor, uma vez por semana é demais…Seu cabelo não está rígido não?
      Beijos

      • Gabriela

        22 de setembro de 2011 at 11:25

        Ainda não… Mas quando eu comecei a usar o Concentrado de Queratina acho que fazia mais efeito do que tem feito agora. Melhor usar 2 ou 3 vezes por mês somente, né?
        Semana passada eu usei um outro produto na Aquaflora chamado Fluido Iluminação da Cor. Vc já usou? Esse eu não gostei e achei que deixou meu cabelo rígido. Pode ser que a intereção de tudo tenha sido prejudicial, embora eu tenha utilizado cada um em dias diferentes.

        • Ju Lopes

          23 de setembro de 2011 at 3:30

          Nunca usei não Gabi…Mas é melhor você usar umas 2 vezes no mês só, sabe? E aí vai fazendo hidratações e nutrições capilares que o resultado fica melhor…

          beijos
          JU

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *