in , ,

AmeiAmei

Queratina Em Excesso Estraga Os Fios!

Meninas, eu tento responder todos os e-mails que recebo, sendo que alguns tem umas questões tão importantes que eu quase sempre transformo em post, por isso hoje vou falar do perigo que é o uso em excesso de queratina para nossas madeixas, que foi um questionamento de uma seguidora.

A queratina é uma proteina formada por aminoácidos que é essencial para os fios, já que 90% da fibra capilar é constituída por queratina.

As agressões diárias e as agressões químicas, como alisamentos e tinturas, fazem com que os fios percam uma grande quantidade de queratina, o que gera um enfraquecimento dos fios, que ficam com a camada interna vulnerável, aberta e fragilizada.

Quando isso acontece, os fios ficam extremamente danificados, secos, opacos, porosos e quebradiços. Nesse caso, é preciso repor a queratina para que o cabelo volte a ter vida.

Acontece que quase sempre a gente usa queratina em demasia, o que provoca rigidez e quebra capilar. Por isso é preciso ter muito cuidado ao usar produtos com queratina e queratina líquida, pois o excesso prejudica tanto quanto a falta.

Quando exageramos e o cabelo fica sobrecarregado de queratina o jeito é lavar os fios com um shampoo anti resíduos e aplicar produtos que tenham alta carga lipídica, que vão nutrir os fios.

Esses produtos, que são os óleos e as manteigas de abacate, karitê, amêndoas, cacau, dentre outras, vão proporcionar emoliencia ao cabelo e deixá-lo mais “molinho”.

Em muitos casos  esse processo de nutrição com produtos emolientes e umectantes precisa ser repetido durante vários dias seguidos para que os fios deixem de ter aquela aparência rígida e ressecada.

De qualquer forma, é importante que a gente preste atenção nisso, que evite o excesso de queratina e aprenda que após qualquer procedimento reconstrutor é preciso hidratar os fios, pois máscara reconstrutora devolve massa capilar ( queratina) e não hidratação aos fios.

Beijos

JU

14 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Evitar Que O Loiro Desbote?

Receita Caseira Para Cabelos Loiros