Como Evitar Quebra Capilar Em Cabelos Loiros

Como Evitar Danos Capilares Em Cabelos Loiros - Como Evitar Quebra Capilar Em Cabelos Loiros

Como Evitar Danos Capilares Em Cabelos Loiros

Como evitar quebra capilar

Com o tempo, dá uma vontade incontrolável de fazer umas mudanças. E hoje mudar os cabelos é fácil como trocar de roupa. É aí que entram em cena os processos químicos: tintura, permanente, chapinha, escovas progressivas e tudo que podemos imaginar.

São essas interferências que determinam o estado do nosso cabelo. Em todos os casos os fios são danificados.

Tipos de danos ao cabelo

Os danos causados em nossos cabelos podem ser basicamente divididos em dois grupos:

Atrito, abrasão ou quebra das cutículas: resulta na perda do brilho e maciez, deixando o cabelo sem vida, além, é claro, de ficar muito mais difícil de ser penteado.

Remoção de nutrientes: no segundo caso o dano acontece porque alguns materiais, principalmente proteínas e lipídios, são removidos do interior do córtex, tornando-o mais poroso e, por isso mesmo, mais quebradiço.

Pode parecer exagero, mas o simples fato de sair na rua já é prejudicial aos nosso cabelos. A poluição, o choque térmico, o sol, água de piscina ou praia causam danos não só nas cutículas, mas também no córtex. Os pequenos gestos do dia a dia também podem causar dano: passar os dedos entre os fios, escovar, pentear, elásticos… tudo isso pode lascar as cutículas. Essa é a verdade sobre os nossos cabelos.

Estudos capilares

A Academia Americana de Dermatologia (AAD) é a autoridade definitiva nas enfermidades e condições que afetam a pele e o cabelo. Eles fazem sessões regularmente a fim de discutir desenvolvimentos e, ao longo de sua história recente, eles tem feito algumas declarações importantes em relação a como evitar danos capilares e da pele. Isso pode ser novo para alguns que não sabiam que dermatologistas são responsáveis por lidar com as questões médicas relacionadas aos cabelos. Como o cabelo cresce de organismos na pele, este é um território dos dermatologistas.

Falando especificamente das questões de cabelos danificados, um profissional da AAD – Dr. Zoe Draelos, professor clínico assistente e dermatologista na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, em Winston-Salem, Carolina do Norte – disse o seguinte: “Danos capilares são resultado de traumas à estrutura física dos cabelos que ocorrem todos os dias. O primeiro passo é reconhecer os fatores responsáveis pelo cabelo sem brilho para aprender como modificar o seu regime de cuidados e melhorá-lo”.

A seguir, algumas recomendações de médicos da AAD (e Dr. Draelos) para realçar a aparência e a saúde do seu cabelo (e pele):

Produtos para cabelo danificados (formas de reparo)

  • Shampoo: limpa os cabelos, removendo as sujeiras que prejudicam a saúde capilar. Usar um bom [shampoo para cabelos] de acordo com o tipo certo é o mais apropriado e indispensável.
  • Condicionador: forma o filme protetor e traz mais maciez, brilho e deixa-os fáceis de serem penteados.
  • Creme de pentear: protege os fios, inclusive no momento da escovação e possui benefícios adicionais aos do condicionador.
  • Máscara para cabelos: atua na recuperação das cutículas e do córtex, garantindo hidratação e reparação adicional.
  • Reparador de pontas: recupera as pontas duplas.

Durante o desenvolvimento de produtos são efetuados dois tipos de teste: qualitativos e quantitativos, como anti-frizz, desbotamento da cor, foto-proteção, redução de pontas duplas, brilho, tensão e deformação (fio perdendo a elasticidade e se quebrando).

Como Evitar Danos Capilares: Nunca ceda à coceira

Dermatite seborreica é uma doença marcada pela coceira, vermelhidão e pele escamosa que pode ocorrer no couro cabeludo. Enquanto isso não causa queda de cabelo, a coceira associada a dermatite seborreica pode enfraquecer e danificar permanentemente o cabelo ao longo do tempo.

É recomendado buscar um tratamento dermatológico para esta doença. Coçar o couro cabeludo quando irritado por esta doença pode danificar o folículo piloso, quando ele estão inflamados, causando queda de cabelo.

Quando o cabelo longo fica curto

Cabelos longos estão mais suscetíveis a serem danificados por cosméticos do que cabelos curtos. Pessoas com danos extensos no cabelo devem considerar um estilo curto para melhorar a aparência geral. Neste caso, é extremamente importante identificar a causa do dano capilar para que o cabelo novo que esteja crescendo continue sendo saudável e atrativo.

As pessoas devem lembrar que, um indivíduo cujo cabelo têm mais de 30 cm, os cinco últimos centímetros na ponta dos cabelos são dois anos mais velhos que os cinco centímetros mais próximos do couro cabeludo. Isto significa que as pontas foram mais expostas aos estresses por modelagem e poluentes ambientais.

Envelhecendo com elegância

O crescimento do cabelo de um indivíduo reduz com a idade, o que significa que os danos cosméticos serão mais presentes nos mais velhos. O diâmetro do cabelo diminui com a idade e cabelos estão mais predispostos a serem danificados por processos químicos. Por esta razão, é recomendado nos cabelos mais velhos utilizarem químicas mais fracas do que nos cabelos mais novos.
Escolhendo as suas ferramentas de modelagem sabiamente

Saber quando escovar ou pentear o cabelo é importante para o crescimento apropriado. Se possível, o cabelo só deve ser penteado quando seco. A razão é que um cabelo úmido é mais elástico que um seco, o que significa que pentear vigorosamente as fibras úmidas pode forçar o cabelo a um ponto de ruptura.

Para desembaraçar cabelos úmidos, utilize um pente grande com dentes espaçados, feito de fibras plásticas, com dentes suaves, arredondados e ásperos, que podem deslizar facilmente pelo cabelo.

Como Evitar Quebra Capilar Em Cabelos Loiros
4.8 (60%) 2 votos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.