in

UALUAL AmeiAmei

Qual é a diferença entre desamarelador, matizador e tonalizante?

Conteúdos Nesse Artigo:

Todas as mulheres loiras precisam saber que a manutenção de um cabelo descolorido, com qualquer concentração de água oxigenada, deve ser realizada com um destes três produtos: o desamarelador, o matizador ou o tonalizante temporário. São soluções mais eficientes e menos químicas do que optar por jogar tinturas permanentes ou descolorir novamente os fios já clareados a cada retoque, evitando assim danos que podem se tornar irreversíveis aos cabelos, seja por causa do temido corte químico, popularmente conhecido como quebra capilar, ou da necessária tesourada. Mas, você sabe qual é a diferença entre um desamarelador, um matizador e um tonalizante?

Desamarelador

O desamarelador é o produto responsável por remover pigmentos amarelos dos cabelos descoloridos ou dos cabelos tingidos de loiro que, por algum erro ou dificuldade de abrir algum tom de clareamento, não ficaram platinados, ou seja, com uma tonalidade mais puxada para o acinzentado. Geralmente comercializado no formato de um shampoo colorido, especificamente na cor roxa, o desamarelador é o produto mais fraco entre os três tipos de produtos citados para a manutenção de cabelos loiros. Por ser mais fraco, e consequentemente menos agressor, os efeitos do shampoo desamarelador surgem de forma gradual conforme os fios são lavados e hidratados.

A cor do shampoo desamarelador é roxa por causa da tabela de colorimetria utilizada pelos profissionais da área de beleza. De acordo com a tabela, chamada Estrela de Oswald, para anular a cor amarela, de modo que os seus cabelos não fiquem com uma tonalidade semelhante à uma gema de ovo, é necessário aplicar a cor oposta, ou seja, o roxo violeta. Os seus fios não serão tingidos desta cor. É que a mistura de amarelo com roxo equivale à criação de uma terceira coloração, o cinza. Nos cabelos, isso significa que o shampoo desamarelador revela um loiro platinado acinzentado.

Matizador

O matizador é o produto responsável por remover pigmentos acobreados dos cabelos descoloridos ou dos cabelos tingidos de loiro em dois casos: o primeiro é a oxidação que deixa os fios alaranjados com o passar do tempo e o segundo é a dificuldade de abrir tons neutros de clareamento pelos fios serem naturalmente muito escuros. Em ambos os casos os cabelos ficam acobreados ao invés de loiro claro, loiro dourado, loiro mel ou loiro natural mate. Comercializado no formato de tonalizante temporário, o matizador é aplicado em conjunto com uma água oxigenada de 10 volumes, abrindo as escamas sem tingir.

O matizador, bem mais forte que o desamarelador, deve ser utilizado na tonalidade correta em tempo menor do que o indicado pelo fabricante. Conforme a Estrela de Oswald, para anular a cor laranja, de modo que os seus cabelos não fiquem semelhantes a uma cenoura, é necessário aplicar a cor oposta, ou seja, o azul, ao invés do roxo. A mistura de laranja com azul resulta na criação de uma terceira coloração, o marrom, revelando um loiro natural mate. Mas, se o matizador azul for aplicado em um cabelo amarelado, o resultado é o famoso chumbado, ou seja, fios verdes.

Tonalizante

O tonalizante é uma tintura temporária sem amônia que não agride quimicamente os fios, depositando a coloração desejada na superfície das fibras capilares dos cabelos por cerca de oito lavagens consecutivas. Isso significa, que por cobrir apenas a superfície das fibras capilares, a coloração vai deixando os fios conforme os mesmos são lavados com qualquer tipo de shampoo com limpeza profunda. Das três opções para os cabelos loiros, o tonalizante temporário é o que possui um leque maior de opções de cores, que podem ser aplicadas também em todas as outras tonalidades de cabelos, sejam eles morenos, ruivos ou coloridos.

Existem dois tipos de tonalizantes temporários: o mix corretor e o banho de brilho. O mix corretor é misturado junto com a tintura permanente e com a água oxigenada para anular a chegada de uma cor de cabelo indesejada. Por exemplo: cabelos castanhos ganham reflexos vermelhos ao serem tingidos ou descoloridos. Então, deve-se misturar um mix corretor verde para anular a chegada do vermelho. Já o banho de brilho é indicado para quem descolore os fios, mas não faz uso de tinturas permanentes, servindo, por exemplo, para remover pigmentos amarelados ou alaranjados dos cabelos loiros.

Ambos os produtos também servem para acentuar uma cor. Por exemplo: ao aplicar tonalizante vermelho nos cabelos vermelhos, o resultado é o avivamento da cor vermelha.

20 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loira, poderosa!

Como ficar loira platinada com super clareador?