Qual é a diferença entre desamarelador, matizador e tonalizante?

Todas as mulheres loiras precisam saber que a manutenção de um cabelo descolorido, com qualquer concentração de água oxigenada, deve ser realizada com um destes três produtos: o desamarelador, o matizador ou o tonalizante temporário. São soluções mais eficientes e menos químicas do que optar por jogar tinturas permanentes ou descolorir novamente os fios já clareados a cada retoque, evitando assim danos que podem se tornar irreversíveis aos cabelos, seja por causa do temido corte químico, popularmente conhecido como quebra capilar, ou da necessária tesourada. Mas, você sabe qual é a diferença entre um desamarelador, um matizador e um tonalizante?

Desamarelador

O desamarelador é o produto responsável por remover pigmentos amarelos dos cabelos descoloridos ou dos cabelos tingidos de loiro que, por algum erro ou dificuldade de abrir algum tom de clareamento, não ficaram platinados, ou seja, com uma tonalidade mais puxada para o acinzentado. Geralmente comercializado no formato de um shampoo colorido, especificamente na cor roxa, o desamarelador é o produto mais fraco entre os três tipos de produtos citados para a manutenção de cabelos loiros. Por ser mais fraco, e consequentemente menos agressor, os efeitos do shampoo desamarelador surgem de forma gradual conforme os fios são lavados e hidratados.

A cor do shampoo desamarelador é roxa por causa da tabela de colorimetria utilizada pelos profissionais da área de beleza. De acordo com a tabela, chamada Estrela de Oswald, para anular a cor amarela, de modo que os seus cabelos não fiquem com uma tonalidade semelhante à uma gema de ovo, é necessário aplicar a cor oposta, ou seja, o roxo violeta. Os seus fios não serão tingidos desta cor. É que a mistura de amarelo com roxo equivale à criação de uma terceira coloração, o cinza. Nos cabelos, isso significa que o shampoo desamarelador revela um loiro platinado acinzentado.

Matizador

O matizador é o produto responsável por remover pigmentos acobreados dos cabelos descoloridos ou dos cabelos tingidos de loiro em dois casos: o primeiro é a oxidação que deixa os fios alaranjados com o passar do tempo e o segundo é a dificuldade de abrir tons neutros de clareamento pelos fios serem naturalmente muito escuros. Em ambos os casos os cabelos ficam acobreados ao invés de loiro claro, loiro dourado, loiro mel ou loiro natural mate. Comercializado no formato de tonalizante temporário, o matizador é aplicado em conjunto com uma água oxigenada de 10 volumes, abrindo as escamas sem tingir.

O matizador, bem mais forte que o desamarelador, deve ser utilizado na tonalidade correta em tempo menor do que o indicado pelo fabricante. Conforme a Estrela de Oswald, para anular a cor laranja, de modo que os seus cabelos não fiquem semelhantes a uma cenoura, é necessário aplicar a cor oposta, ou seja, o azul, ao invés do roxo. A mistura de laranja com azul resulta na criação de uma terceira coloração, o marrom, revelando um loiro natural mate. Mas, se o matizador azul for aplicado em um cabelo amarelado, o resultado é o famoso chumbado, ou seja, fios verdes.

Tonalizante

O tonalizante é uma tintura temporária sem amônia que não agride quimicamente os fios, depositando a coloração desejada na superfície das fibras capilares dos cabelos por cerca de oito lavagens consecutivas. Isso significa, que por cobrir apenas a superfície das fibras capilares, a coloração vai deixando os fios conforme os mesmos são lavados com qualquer tipo de shampoo com limpeza profunda. Das três opções para os cabelos loiros, o tonalizante temporário é o que possui um leque maior de opções de cores, que podem ser aplicadas também em todas as outras tonalidades de cabelos, sejam eles morenos, ruivos ou coloridos.

Existem dois tipos de tonalizantes temporários: o mix corretor e o banho de brilho. O mix corretor é misturado junto com a tintura permanente e com a água oxigenada para anular a chegada de uma cor de cabelo indesejada. Por exemplo: cabelos castanhos ganham reflexos vermelhos ao serem tingidos ou descoloridos. Então, deve-se misturar um mix corretor verde para anular a chegada do vermelho. Já o banho de brilho é indicado para quem descolore os fios, mas não faz uso de tinturas permanentes, servindo, por exemplo, para remover pigmentos amarelados ou alaranjados dos cabelos loiros.

Ambos os produtos também servem para acentuar uma cor. Por exemplo: ao aplicar tonalizante vermelho nos cabelos vermelhos, o resultado é o avivamento da cor vermelha.

Qual é a diferença entre desamarelador, matizador e tonalizante?
6.9 (86.67%) 3 votos

20 Comments

  1. Nataliane

    at

    Eu fiz mecha mas ficou três cores o que eu faço agora está só com uma semana

  2. Itala

    at

    Ju me ajude pfv estou desesperada😞
    Dei luzes no cabelo com papel alumínio mas usei apenas o pó descolorante com a ox e matizei n usei tonalizante, mas ele manchou muito, depois de três meses dei outra com toca plástica dessa vez usei o pó descolorante ea ox e depois tonalizei com a tinta 11.11 da Sweet Royal , porém além de ficar manchado, ficou umas mechas amarelas e outras cinzas ,mas eu quero que ele fique todo acinzentado
    O que fazer ?
    Dei as luzes hoje dia 31/08/16 se eu jogar um tonalizante nele todo fica legal ou mudaria a cor da raiz? E qual cor vc me indica ?

  3. Karlla

    at

    Olá Boa tarde fiz luzes no meu cabelo a quase oito dias porém ficou emborrachado e esta amarelado oque faço aguardo respostas obrigado

  4. Carol

    at

    Depois de descolorir o cabelo em forma de mechas, fica bom apenas passar o matizador?

  5. ana paula

    at

    Boa tarde, eu fiz ombree haer no meu cabelo, só que ele nao ficou no tom que eu queria, uns ficaram meio dourados puxando pro laranja, e eu queria eles bem clariinhos. Gostaria de saber oque eu posso estar fazendo?! para clarear, ja comprei o shampoo desamarelador, mas nao chegou onde eu queria, n passosou nem perto ;P
    tava ate pensando em descolorir novamente, mas fiquei com um pouco de medo de quebrar o cabelo, tem alguma dica?

  6. Caroline

    at

    Olá, eu acabei de fazer ombré hair da cor mel, bem discreto no meu cabelo, que é bem preto! Queria saber qual desses é o melhor para manter o brilho e a cor mel, sem abrir tanto para o loiro platinado, que é o que eu não quero! Obg ????

  7. Inicie ines

    at

    Olá ,fiz retoque d mecháxas n cabelo d minha nora, com a intenção d deixar o cabelo dela ficar clarinho como nas pontas, descolori o cabelo dela com ox d 30, n abri, e ficou muito amarelo, emtão passei,color intensy creme,1.75oz da amend, mais o cabelo dela ficou dourado na raiz e azul nas pontas, ficou todo manxado, q devo fazer para ficar aquele loiro branco lindo por inteiro, sem precisar passar tinta, agradeço se puder me ajudar, obrigado.

  8. Olá!! Eu gostaria de saber qual dessas opções (desamarelador, matizaor ou tonalizante) funcionaria em meu cabelo sendo que ele é loiro natural?

  9. Claudia

    at

    Bom dia! Pesquisando à respeito de kits para cuidados com cabelos loiros cheguei até esse site super esclarecedor. Parabéns!!!
    Minha dúvida é: qual produto devo usar para manter minhas luzes branquinhas já que os produtos desamareladores deixam meu cabelo cinza, escurecem o tom geral do meu cabelo. E qual os melhores shampoos e condicionadores para cabelos fininhos com luzes clarinhas? Desde já muito obrigada!

  10. Usei o tonalizante cinza da Queraton e meu cabelo de loiro ficou cinza quase preto. Estou morrendo de raivaaaa, ficou hidratado e tal, mas a cor está horrorosa demais. O que eu faço agora??? Socorro!!!!

  11. Andreza

    at

    Oi adorei a matéria, mais queria sua ajuda pois fiz luzes e o tom ficou puxado pra o Branco queria um louro claro Dourado e agora posso usar um shampoo tonalizante para chegar a esse tom. Aguardo resposta bjos♡

    • thais

      at

      Eu uso o COLOR FIT – MASCARA MATIZADORA é imbatível! Experimentem! Não resseca e matiza…dica: deixe agir 15 min e não 5 min ok

  12. daiane

    at

    Oi tudo bem?eu fiz mechas no meu cabelo ha mais ou menos duas semana,e queria saber o q é melhor eu passar no meu cabelo,pois no primeiro dia q eu fiz ficou bem Clarinho em alguns pontos do cabelo mais agora conforme vou lavando ta ficando amarelado e a minha cabeleireira falou q era p mim passar matizador pq era isso q ela tinha passado no meu cabelo apos descolorir,mais queria saber a sua opinião sobre o q eu posso passar para tirar o amarelo!!!o q vc me indica p passar no cabelo?????ahhh e quando eu fiz as mechas eu fiz progressiva tbm, obrigado e espero sua resposta anciosamente!!!! 🙂

    • LOANA PAULA DE QUEIROS

      at

      Daiane, eu também faço progressiva e mechas, e se o problema é só tirar o amarelado é só passar o matizador que resolve, eu faço matização caseira a cada 15 dias, que no meu caso resolve muitooooooo e fica muitooo em conta, uso uma mistura de violeta genciana e agua, resseca um pouco os cabelos, mas como sou adepta de hidratações magicas, meu cabelo fica ótimo. 🙂

  13. Karla

    at

    Fiz luzes tem 2 dias, mas não gostei do tom. Ficou bem claro. Gostaria q ficasse mais pro dourado ou champanhe ou nude. O que posso passar para alcançar esse resultado? Obrigada

    • Samantha

      at

      Oi Karla, no seu caso para escurecer os fios o indicado seria o tonalizante, que voce pode escolher um loiro dourado e aplicar chegando ao tom desejado.

  14. Camila

    at

    Olá Kika,tudo bem? Não sei pq não estou conseguindo comentar no “Patricinha Esperta”. Bom,estava lendo as dicas de manutençao para cabelos loiros, e vi que vc fez (entre outras)a seguinte observaçao para cabelos descoloridos: “Hidratação toda semana (as hidratações não podem ser a base de queratina).” Então,gostaria de saber pq não pode ser usado hidratação a base de Queratina (é que eu adoroo!!Rsrs.), e pq que a reconstrução antes de descolorir,pode? Ou “deve”,já que vc indicou.
    Obrigada!

    Abraçoes,

    Camila.

    • Kika

      at

      Olá Camila, tudo bem? Reconstrução a base de queratina é indicado quinzenalmente se os fios estiverem muito danificados e quando os fios estiverem mais fortes, mensalmente… pois queratina em excesso pode até quebrar os fios, por isso a recomendação. E a reconstrução antes da descoloração ou depois, repõe os nutrientes perdidos pelo química, por isso é super indicado. Beijos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *