Proteja os fios loiros dos efeitos do verão

cabelos verao - Proteja os fios loiros dos efeitos do verãoQuais ingredientes a dona de fios loiros deve procurar em xampus, condicionadores e máscaras para manter os cabelos sempre hidratados?

R.: Os cuidados devem começar desde o shampoo, que deve respeitar a textura e a forma dos cabelos, no verão os shampoos nutritivos e com filtros UV são uma ótima escolha. Uma dica são linhas de reparação pós praia que são rico em Ceramidas, Pró-Vitamina B5, derivados de vitamina E, Filtros UV, Glicídios, Protidíos, Lipídios, Óleo de Palma, Óleo de Shorea, Polímero Catiônico, Derivado de Silicone, óleo de abacate, óleo de macadâmia, todos esses componentes compensam os efeitos ressecantes do verão, devolvendo toda maciez, movimento e beleza as madeixas.

No verão, com que frequência as mulheres de fios loiros devem fazer hidratação em casa?

R.: O cabelo loiro deve ser preparado para o verão, reconstruções capilares são uma ótima pedida para iniciar a temporada de verão, a manutenção deve ser feita em casa com linhas de produtos adequados a textura e forma do fio, em dias normais de vivencia urbana pode-se hidratar os fios com mascaras nutritivas a cada três lavagens ou seja, lave três vezes com a linha indicada e na quarta vez hidrate os fios no banho, quando os fios loiros estiverem expostos a maresia da praia o cabelo loiro deve ser hidratado e reparado sempre pós exposição, ou seja, tomou banho após banho de praia repare os efeitos causados.

Produtos específicos para o verão devem ser usados? Qual o diferencial deles?

R.: Sim, no verão os fios loiros precisam de atenção especial, a exposição excessiva ao sol, poluição, baixa umidade, maresia e demais agressores podem causar ressecamento excessivo da fibra capilar, e alteração de tom do loiro. O melhor caminho é sempre a proteção e em seguida reparação, o diferencial das linhas de verão são a concentração de componentes na formula responsáveis pela proteção UVA e UVB, radicais livres e demais agressores, as linhas de verão são formuladas com mais hidratantes e reparadores de ressecamento e sensibilização.

Quais tratamentos no salão são indicados para quem tem fios loiros?

R: Os tratamentos devem seguir uma analise capilar precisa para se determinar os componentes corretos a serem utilizados, em um modo geral os fios loiros devem estar sempre com as cutículas seladas que pode ser obtido com uma reconstrução capilar, após o tratamento de choque realizado na reconstrução a manutenção pode ser feita com ampolas concentradas de nutrição intensa que compensarão a perna natural de umidade da fibra. E sempre use proteção térmica para exposição ao calor do secador.

O que o sol pode provocar nos cabelos descoloridos já sensibilizados?

R.: Quando a fibra capilar é descolorida ou exposta a qualquer outra química, suas camadas de proteção são rompidas e danificadas, isso compromete a parte interna do fio que deve ser preservada com umidade, resistência e elasticidade, quando uma fibra sensibilizada é exposta ao sol sem proteção o risco de perda de umidade interna é ainda maior, causando ressecamento excessivo podendo chegar até a quebra dos fios.

Como proteger os fios da ação do sol?

R.: Hoje possuímos diversos produtos específicos para proteção solar, com filtros UV e demais componentes, que devem ser aplicados antes, durante e após a exposição solar, e também deve ser aplicado a noite pois o cabelo mesmo sem estar ao sol está exposto a maresia e demais agressores, para aqueles fios muito claros ou loiros beges o chapéu também é uma ótima escolha para proteger as madeixas.

Como reavivar um cabelo loiro desbotado pelo sol?

R.: Quando a fibra capilar fica exposta por muito tempo aos raios UV e demais agressores as camadas de cutículas são sensibilizadas e o tom de nuance usado acaba se alterando, é necessário então fazer uma manutenção de cor, pode-se usar shampo violeta que neutraliza o excesso de pigmentos dourados deixando os fios mais beges e suaves, uma limpeza de impurezas e uma nova tonalização também ajudarão a renovar o tom dos fios loiros. É muito importante sempre procurar a ajuda de um profissional, qualificado para esse tipo de procedimento, correção de cores feitas de maneira incorreta podem ressecar a fibra capilar e resultar em loiros manchados e frágeis.

O que a água do mar pode provocar nos cabelos descoloridos já sensibilizados?

R.: A água do mar possui alta concentração salina que em contato com fibras sensibilizadas potencializa o efeito de ressecamento, para mulheres que encontram-se com fios muito sensibilizados indico os procedimentos de proteção e reparação e ao entrarem ao mar prendam as madeixas de modo não entrar em contato com a água salgada e um belo chapéu ajudará a preservar os fios.

O que a água da piscina pode provocar nos cabelos descoloridos já sensibilizados?

R.: Quando os fios estão sensibilizados e desprotegidos estão vulneráveis as agressões externas e geralmente as águas de piscina possuem alta concentração de cloro que pode potencializar o ressecamento não dos cabelos mais também da pele, quando uma fibra muito porosa entra em contato com alta concentração de cloro os fios acabam absorvendo esse componente e se fixando nas camadas de cutículas podendo chegar a pigmentação esverdeada que deve ser corrigida por um profissional qualificado.

Como proteger os fios da água do mar e da piscina?

R.: Hoje podemos encontrar protetores capilares a prova de água desenvolvidos especificadamente para essa exposição, aplique sempre uma quantidade suficiente para a densidade capilar e reaplique sempre que sentir a perda da proteção.

Enxaguar os fios com água doce após o mergulho no mar ou na piscina ajuda a evitar os efeitos
nocivos?

R.: Sim, quando estamos na água do mar os cabelos e a pele sofrem um ressecamento excessivo derivado da alta concentração salina e quando saímos é normal que fiquemos molhados por alguns minutos e conforme a água vai secando o sal vai se depositando na pele e nos fios de cabelo, o enxágüe com água doce irá retirar o excesso de sal seco sobre a pele e os fios de cabelo, ajudando a minimizar os efeitos de ressecamento. Após o enxágüe com água doce aplique o live-in protetor de verão que irá reparar o ressecamento e potencializar a proteção, aplique também hidratante na pele e protetor.

mauricio morelli - Proteja os fios loiros dos efeitos do verãoMauricio Morelli cabeleireiro visagista e consultor de imagem.
www.mauriciomorelli.com
Serviço: HOMA elite salon
Av. Rouxinol 115 – Moema – SP – (11) 5093-7503
www.homasalon.com

Proteja os fios loiros dos efeitos do verão
Vote no artigo

1 Comment

  1. Amanda Kreves

    at

    Eu gosto muito da linha Color Protection da Alfaparf, pois possui a última fronteira tecnológica para a proteção da cor, exclusiva sinergia entre a excepcional luminosidade de Estrato de Linhaça e a revolucionária tecnologia antidesbotamento Color Block+.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.